Sumários
Moléculas orgânicas a 3D. Estereoquímica
3 Dezembro 2024, 12:00 • Cristina Maria Martins Moiteiro
1. Introdução ao conceito de estereoquímica. Pasteur e a descoberta da quiralidade em moléculas orgânicas (ex. do ácido tartárico).
2. Objetos quirais e aquirais. Moléculas quirais e aquirais. Exemplos de moléculas orgânicas quirais e a influência nas suas atividades biológicas.
3. Identificação dos carbonos estereogénicos ou quirais em moléculas orgânicas com um centro estereogénico como no caso dos alfa-aminoácidos. Enantiómeros e diastereómeros.
4. Definição e determinação da atividade ótica dos enantiómeros e sua medição através do polarímetro.
5. Aminoácidos e representação dos seus enantiómeros. Determinação da configuração absoluta dos aa naturais recorrendo à regra das prioridades (Cahn-Ingold-Prelog) e por analogia com o D-gliceraldeído (convenção).
6. Estereosselectividade nas interações entre moléculas enantioméricas, como os aminoácidos naturais e os recetores como enzimas e proteínas.
Nesta semana não houve PL.
3 Dezembro 2024, 09:00 • Elisabete Ribeiro Silva
Nesta semana não houve PL.
Nesta semana não houve PL.
3 Dezembro 2024, 09:00 • Elisabete Ribeiro Silva
Nesta semana não houve PL.
7ª aula TP13
3 Dezembro 2024, 09:00 • Maria Margarida de Sacadura Botte Corte Real
Resolução da 7ª série de exercícios
Nesta semana não houve PL.
2 Dezembro 2024, 14:30 • Ricardo Alexandre Gravata Simões
Nesta semana
não houve PL.