Últimos anúncios

Início e funcionamento da disciplina de RMIA no ano letivo de 2020-21

3 Fevereiro 2021, 00:51 Jorge Manuel Rodrigues de Sancho Relvas

Recursos Minerais e Impacte Ambiental

 

2020/21

 

Adequação às condições de ensino à distância devido à situação pandémica


Docentes

Aulas teóricas: Jorge Manuel Rodrigues de Sancho Relvas

Aulas práticas: Raul Carlos Godinho dos Santos Jorge

 

Início das aulas

1ª aula teórica (videoconferência): terça-feira, dia 9 de fevereiro, pelas 11:00h

 

Entrar na reunião Zoom (link aulas teóricas) 

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83124891994?pwd=Mm9pWEpCWUZCVDVlcnBJZSt6UDJaQT09

ID da reunião: 831 2489 1994

 

Funcionamento

Curso teórico

Ensino totalmente à distância, por videoconferência Zoom. Será adotado um modelo de aulas síncronas, de uma hora, duas vezes por semana, de acordo com o calendário formalmente estabelecido e atempadamente divulgado (terça-feira, 11-12h; quarta-feira, 10-11h). Uma vez que, o ano passado, foi feito, pelo mesmo docente, um esforço considerável para produzir aulas gravadas integrais deste curso, os alunos poderão este ano beneficiar do “melhor dos dois mundos”, visto que às aulas síncronas este ano ministradas se irá juntar, de modo a combinar diretamente com os alunos, a  possibilidade de acesso às aulas anteriormente gravadas, desta vez usadas como recurso formativo complementar (como base para discussões síncronas à distância e/ou como objeto de estudo autónomo).

 

Curso prático

O curso prático desta disciplina requer, de forma insubstituível, o recurso a aulas presenciais, visto que é dirigido ao ensino prático de microscopia de minerais opacos sob luz refletida e, numa fase subsequente, ao estudo e interpretação textural de minérios constituídos maioritariamente por minerais opacos (e.g. sulfuretos, sulfosais e óxidos).

Nestas circunstâncias, o início das aulas práticas terá de aguardar pela possibilidade de existência de aulas presenciais, mesmo que num regime semelhante ao que vigorou no 1º semestre deste ano letivo (limitação do número de alunos por sala, higienização de mãos, sala e microscópios, uso de máscara e distanciamento social). É nossa convicção que ainda existirá a possibilidade real de, mais adiante no semestre, virem a existir um número incerto de aulas práticas presenciais desta disciplina ao longo de várias semanas (fim de Março(?)-Abril(?) até início de Maio?). Se tal vier a acontecer, como é desejo de todos, o curso prático terá início nessa altura. Como, este ano, a disciplina só compreende 22 alunos inscritos, acredita-se que será possível não ter de fracionar as duas turmas práticas previstas em horário, ficando cada turma com 11 alunos inscritos (que, na realidade, se traduzirão em não mais de 10 alunos em sala de aula, por sessão prática presencial, visto que, por uma razão ou por outra há sempre um ou mais alunos que têm de faltar em cada aula). A extensão dos conteúdos programáticos a ministrar no curso prático será condicionado, naturalmente, pelo número de aulas práticas presenciais que vier a ser ministrado, caso tal se afigure possível.

 

Avaliação

O regime de avaliação será anunciado pelo responsável da disciplina e discutido com os alunos durante a primeira aula teórica, no próximo dia 9 de fevereiro. De qualquer forma, a classificação final será a média obtida entre as classificações teórica e prática, ponderada em ordem ao número de aulas práticas que venha a ser possível ministrar. Nos anos em que o curso prático funciona sem limitações, a ponderação “nota teórica vs. nota prática” é de 50%-50%. O ano passado, em que não houve qualquer aula prática presencial, a classificação foi 100% a nota teórica. Este ano, será qualquer coisa entre estes dois extremos, dependendo da proporção de aulas práticas que for possível assegurar. No limite, se voltarem a ser impossíveis aulas presenciais, a classificação final será exclusivamente a nota teórica.

 

Dúvidas e casos omissos

Quaisquer dúvidas, casos omissos ou necessidade de adaptação a eventuais contingências não previstas serão resolvidos ao longo do semestre e informados durante as aulas teóricas e/ou com recurso às ferramentas de comunicação à distância disponíveis (email, Fenix, Moodle).

 

Lisboa, 2 de fevereiro de 2021

 

Prof. Jorge M.R.S. Relvas

Prof. Raul C.G.S. Jorge

Corpo Docente

Jorge Manuel Rodrigues de Sancho Relvas

Responsável


Raul Santos Jorge