Sumários

Tema D

29 Maio 2019, 17:00 Francisco Manuel Falcão Fatela

Tutorial 6: Águas residuais e resíduos sólidos urbanos; características gerais e alguns aspectos relacionados com o seu tratamento.


Questões energéticas e opções tecnologicamente sustentáveis.

29 Maio 2019, 15:00 António Manuel Nunes Mateus

Energia nuclear; as grandes questões relacionadas com a sua produção e utilização; soluções e alternativas. Energias renováveis; principais vantagens e desvantagens; os desafios actuais; mercados potenciais; benefícios ambientais. Características gerais e principais problemas relacionados com a produção de energia: hidroeléctrica; eólica; solar (térmico e fotovoltaico); biomassa (biogás e biocombustíveis). A valorização energética de resíduos. Análise da situação em Portugal: potencialidade dos recursos, capacidade do mercado e dificuldades sentidas pelos operadores.

Características gerais e principais problemas relacionados com a produção de energia das ondas e geotérmica (de alta e baixa entalpia). O hidrogénio como novo vector energético; visões e principais problemas. Análise da situação em Portugal: potencialidade dos recursos, capacidade do mercado e dificuldades sentidas pelos operadores. A gestão sustentável dos recursos energéticos e a eco-eficiência energética; cenários futuros: soluções e alternativas.


Tutorial 6; resolução de exercícios.

27 Maio 2019, 16:30 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 6: Águas residuais e resíduos sólidos urbanos; características gerais e alguns aspectos relacionados com o seu tratamento; continuação da aula anterior.


Tema D

22 Maio 2019, 17:00 Francisco Manuel Falcão Fatela

Tutorial 6: Águas residuais e resíduos sólidos urbanos; características gerais e alguns aspectos relacionados com o seu tratamento (continuação).


Recursos Minerais; continuação da aula anterior. Consumos energéticos; quotas de produção e abastecimento.

22 Maio 2019, 15:00 António Manuel Nunes Mateus

Custos (investimento) de prospecção e pesquisa de recursos minerais; retorno; a situação em Portugal. As dimensões geológica, tecnológica, económica e ambiental; seus impactes na classificação dos recursos. Principais efeitos ambientais associados à exploração, processamento e utilização de matérias-primas metálicas e não metálicas. Cenários futuros; desafios e paradigmas emergentes. Considerações gerais sobre reciclagem e reutilização e seu impacte na eco-gestão de matérias-primas.

Consumos energéticos; quotas de produção e abastecimento. A dependência das energias fósseis e o início de um novo paradigma (alicerçado em múltiplas fontes e no princípio do consumidor-produtor). Os impactes ambientais associados à produção e utilização da energia fóssil; as convenções e protocolos internacionais; o posicionamento de Portugal face às directivas da UE e aos compromissos internacionais – consumos e desenvolvimento económico; perspectivas futuras. Carvão e Hidrocarbonetos: principais problemas relacionados com o seu consumo; soluções e alternativas. Breves considerações sobre os hidratos de gás (metano, em particular).