Sumários

Ambiente Global e Conhecimento Geológico; continuação da aula anterior. Atmosfera (1).

3 Abril 2019, 15:00 António Manuel Nunes Mateus

Ambiente Global e Conhecimento Geológico; continuação da aula anterior: Padrões de zonação climática, distribuição dos grandes tipos de ecossistemas e processos geológicos exógenos. O contributo da Geologia para a compreensão das Mudanças Globais.
Atmosfera (1). Caracterização geral dos padrões de circulação atmosférica. Composição do ar. Efeitos climáticos e hídricos decorrentes do aumento das concentrações em GEE (CO 2, CH 4 e NO 2, em particular). A componente atmosférica do ciclo do C.


Tutorial 4; resolução de exercícios.

1 Abril 2019, 16:30 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 4: Contaminação, tratamento e qualidade de águas superficiais; resolução de exercícios.


Tema B

27 Março 2019, 17:00 Francisco Fatela

População Humana - tutorial 3.


Desenvolvimento Sustentável: o papel da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Ambiente Global e Conhecimento Geológico.

27 Março 2019, 15:00 António Manuel Nunes Mateus

Desenvolvimento Sustentável: o papel da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Breves considerações sobre Gestão do Conhecimento e da Inovação. A componente mental do Sistema Terra e as suas principais vertentes.
Ambiente Global e Conhecimento Geológico. Interacções fundamentais na perspectiva ambiental. Escalas de tempo e de espaço envolvidas nos processos terrestres. O ciclo global da água e o ciclo energético; radiação e balanço energético; variações da intensidade solar; repercussões nos padrões de circulação troposférica e oceânica superficial.


Tutorial 3; resoluçõ de exercícios.

25 Março 2019, 16:30 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 3: População humana; principais consequências decorrentes da expansão e explosão demográfica. Resolução de exercícios.