Sumários

Tutorial 6; resolução de exercícios. Continuação da aula anterior.

20 Maio 2019, 16:30 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 6: Águas residuais e resíduos sólidos urbanos; características gerais e alguns aspectos relacionados com o seu tratamento; continuação da aula anterior.


Tema D

15 Maio 2019, 17:00 Francisco Fatela

Conclusão do Tutorial 5: Poluição atmosférica e seus efeitos.

Tutorial 6: Águas residuais e resíduos sólidos urbanos; características gerais e alguns aspectos relacionados com o seu tratamento.


Sistemas oceânicos. Módulo IV: gestão sustentável de recursos geológicos.

15 Maio 2019, 15:00 António Manuel Nunes Mateus

Hidrosfera (4): os sistemas oceânicos. Padrões gerais da circulação oceânica superficial e profunda; factores determinantes; consequências (especialmente as de natureza geológica). Composição química da água do mar e principais processos; aplicação dos modelos (i) de equilíbrio de Sillèn, (ii) de “caixas”; e (iii) contínuos. Principais processos (biológicos e não biológicos) envolvidos na alteração da composição das águas marinhas; fontes de energia para as reacções químicas. Sedimentos oceânicos.

MÓDULO IV: Gestão Sustentável de Recursos Geológicos. Recursos Minerais (metálicos e não metálicos): o uso dos minerais pela Sociedade; produção versus consumo e valorização; indicadores sócio-económicos. A situação em Portugal.


Tutorial 6; resolução de exercícios.

13 Maio 2019, 16:30 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 6: Águas residuais e resíduos sólidos urbanos; características gerais e alguns aspectos relacionados com o seu tratamento; continuação da aula anterior.


Tema C

8 Maio 2019, 17:00 Francisco Fatela

Tutorial 5: Poluição atmosférica e seus efeitos (continuação).