Sumários

Tema A

20 Março 2019, 17:00 Francisco Fatela

Tutorial 2; Modelação dos ciclos biogeoquímicos (continuação da aula anterior).


População humana. Indicadores para a Sustentabilidade.

20 Março 2019, 15:00 António Manuel Nunes Mateus

Desenvolvimento Sustentável. População humana; expansão e explosão demográfica; taxas de consumo e respectivos impactes na gestão dos recursos naturais em geral e geológicos em particular (minerais, hídricos e energéticos). Breve incursão sobre a construção de indicadores para a Sustentabili­da­de.

Desenvolvimento Sustentável: O caso português (PIENDS – Plano de Implementação da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável); continuação da aula anterior. As diversidades biológica, geológica e cultural e seus reflexos nos conceitos de eco-gestão e de eco-eficiência.


Tutorial 2; resolução de exercícios.

18 Março 2019, 16:30 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 2: modelação dos ciclos biogeoquímicos; resolução de exercícios.


Tema A

13 Março 2019, 17:00 Francisco Fatela

Tutorial 2: Modelação dos ciclos biogeoquímicos


Modelação de ciclos biogeoquímicos; continuação da aula anterior. Desenvolvimento Sustentável. Evolução do conceito e consolidação de um paradigma

13 Março 2019, 15:00 António Manuel Nunes Mateus

Modelação de ciclos biogeoquímicos. Equilíbrio químico e taxas de reacção em sistemas naturais. Termodinâmica e Cinética Química – revisão e aplicação de conceitos base: entalpia, entropia e energia livre; equilíbrio de fases gasosas e condensadas; misturas; variáveis agregadas; comportamento não ideal; oxi-redução; acidez; taxas de reacção; processos moleculares; reacções catalíticas; reacções catalizadas por enzimas. Sistemas naturais em não equilíbrio; como abordá-los? Sistemas incólumes versus sistemas intervencionados.

MÓDULO II: Desenvolvimento Sustentável. Evolução do conceito e consolidação de um paradigma; principais repercussões económicas, éticas e legais, designadamente no quadro da União Europeia.