Disciplina Curricular

Introdução à Algologia Aplicada IAA

Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23

Contextos

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Geologia > Optativas > 3º Ano > 488_Lic. em Biologia - Ramo BCB com Minor

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 488_Lic. em Biologia - Ramo BCB com Minor

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 488_Lic. em Biologia - Ramo BCB com Minor

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 488_Lic. em Biologia - Ramo BCB com Minor

Período:

Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 488_Lic. em Biologia - Ramo BCB com Minor

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecer o valor social, comercial, atual e histórico, das algas - identificar as suas principais aplicações  comerciais e industriais: (i) na alimentação humana e animal, (ii) como fontes de inovação (química fina, cosmética, nutracêutica), (iii) em novas utilizações (biomedicina, bioenergia) Conhecer o valor ambiental e ecológico das algas - avaliar o seu papel algas em processos biogeoquímicos globais: (i) na fixação de nutrientes (C e N), (ii) nas teias tróficas aquáticas, (iii) na interacção oceano-atmosfera e regulação climática - Blue Carbon; identificar impactos nocivos dos florescimentos de algas: (i) em sistemas aquáticos (biomassa), (ii) na saúde humana (biotoxinas) Conhecer o valor de ID&I das algas - testar o seu valor como organismos experimentais e modelos em biotecnologia e investigação aplicadas Conhecer o valor e potencial das algas em Portugal - identificar a sua atual implantação no tecido empresarial nacional, nos meios ligados à produção alimentar e industrial e ao ambiente.

Programa

Teóricas: história e usos tradicionais das algas; produtos atuais das algas na alimentação (Food & Feed), agronomia, cosmecêutica, nutracêutica e biomedicina. Casos de estudo de agronomia marinha. O conceito de 'Blue Carbon' e o papel das algas planctónicas e bentónicas. Ficocolóides industriais: alginatos, carragenanos e ágares. Biotecnologia de microalgas: tipologias de fotobiorreactores, produção em larga escala, principais produtos e desenvolvimentos. Bioenergia: principais combustíveis líquidos e biogás de micro/ macroalgas, estado da arte e potencialidades Seminários: (exemplos recentes) 'A fileira das algas em números' / 'Doenças da agronomia marinha' / 'Algas na alimentação, saúde e bem-estar' / 'Bioactividade de produtos das algas marinhas como anticoagulantes, antioxidantes', etc. Práticas: ensaio laboratorial de produção de microalgas; avaliação do crescimento das culturas; análise e discussão dos resultados obtidos; preparação e discussão do relatório em formato de artigo científico. Se possível visita(s) de estudo a unidades/ empresas de investigação/ produção de micro/ macroalgas

Métodos de ensino e avaliação

Pretende-se que o ensino seja focado nos estudantes, na melhoria das suas aprendizagens e sucesso e não apenas na transmissão de informação pelos docentes. As aulas teóricas, essencialmente expositivas, utilizam TICs. Pretende-se que esta aprendizagem seja também ativa envolvendo mais diretamente os estudantes como participantes ativos e não só ouvintes. Para isso os alunos realizam seminários (apresentações) em grupo sobre temas selecionados por eles e com avaliação pelos pares. Nas aulas práticas há participação ativa, independente e em grupo e contacto estreito docente-discente. Os alunos desenvolvem um pequeno projeto experimental, segundo os interesses do grupo e adaptado às condições disponíveis, cujos resultados são discutidos com os docentes antes da submissão para avaliação. Avaliação teórica: exame final + seminário (aprendizagem ativa em grupo); avaliação prática: participação ativa nas aulas/ projeto experimental + relatório de grupo em forma de artigo. As ponderações (%) de cada elemento de avaliação na nota final são apresentadas e decididas no inícioo das aulas.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre