Disciplina Curricular

Inteligência Artificial em Jogos IAJ

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 3_MEI 2012/13

Contextos

Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores > Optativas > 748_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (ASRC) > 2º Semestre

Período:

Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação > Optativas > 751_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (SI) > 2º Semestre

Período:

Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Interação e Conhecimento > Optativas > 750_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (IC) > 2º Semestre

Período:

Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Engenharia de Software > Optativas > 749_1º Ano de Mestrado em Eng. Inf. - GO (ES) > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O desenvolvimento de jogos tem-se imposto como uma área de sucesso da informática. As receitas geradas pela comercialização destas aplicações atinge o nível da indústria cinematográfica. A nível técnico, os requisitos de desempenho destas aplicações obrigam a explorar as máquinas ao limite. A pressão sobre a indústria para atingir e manter estes níveis é considerável, forçando inovações ao nível da interactividade e dos desafios apresentados para estratégias de jogo. Esta disciplina permite aos alunos contactar com técnicas actualmente usadas no desenvolvimento da componente inteligente dos jogos. O objectivo é dar aos alunos a oportunidade de alargar os conhecimentos de Inteligência Artificial e aplicá-los em novas situações reais. O foco central é o estudo e análise de diversas técnicas de IA aplicadas a jogos, embora em algumas situações sejam estudadas outras abordagens que, apesar de apresentarem resultados promissores, ainda não tiveram aplicação prática nesta área.

Programa

História e evolução da aplicação da IA em jogos Representação e comunicação Movimentação e Planeamento de trajectos Arquitecturas e comportamentos de personagens Técnicas de Planeamento Aprendizagem e Adaptação de Comportamentos Tácticas e Estratégias Aplicação em casos reais 

Métodos de ensino e avaliação

Um método de ensino com uma forte componente prática, onde todos os conceitos teóricos vão sendo aplicados e explorados pelos alunos em situações de jogos reais. A avaliação terá um equilíbrio entre uma componente prática, constituída por um conjunto de trabalhos a realizar ao longo do semestre e uma componente teórica a avaliar em exame. Propõe-se: Trabalhos práticos (50%) + Exame teórico (50%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre