Disciplina Curricular

Abordagens "Ómicas" em Biomedicina e Biotecnologia A"BB

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 4_MEI 2020/21

Contextos

Grupo: 4_MEI 2020/21 > 2º Ciclo > Parte Escolar > 722 - MEI Outras Áreas

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC pretende estabelecer um conhecimento sólido sobre as principais tecnologias de grande escala utilizadas em Biomedicina e Biotecnologia, que têm suportado uma produção massiva de dados sem precedentes nesta área em expansão. Este curso permitirá aos alunos: · conhecer os principais métodos e tipos de dados de grande escala; · adquirir conceitos teóricos e práticos sobre estrutura de dados, pré-processamento e métodos específicos de análise de dados; · adquirir conceitos teóricos e práticos sobre as atuais necessidades e limitações da integração de dados multinível para representação de sistemas biológicos; - contactar com as potenciais aplicações deste tipo de dados em biomedicina e biotecnologia.

Programa

Introdução aos sistemas biológicos e complexidade biológica. O paradigma de grande escala em biomedicina e biotecnologia e o modelo DIKW (Data-Information-Knowledge-Wisdom). Início da revolução “ómica”: o Projeto Genoma Humano. Sequenciação paralela massiva e sequenciação de 4ª geração. Genómica. Epigenómica. Transcriptómica. Proteómica. Metabolómica. Interactómica. Biologia de Redes e Análise Funcional Screens funcionais em grande escala. Microscopia de alto rendimento. Métodos de célula única. Aplicações à saúde e medicina de precisão. Aplicações no desenvolvimento de biotecnologia/indústria farmacêutica.

Métodos de ensino e avaliação

Os métodos de ensino envolvem uma combinação de apresentações e discussões de conceitos, seminários por especialistas em diferentes áreas, tutoriais práticos para análise de dados e desenvolvimento de um projeto de análise de dados com supervisão docente. O curso terá uma abordagem centrada no aluno, com a definição de um plano de estudos personalizado e ajustado à formação académica anterior do aluno. Os métodos de ensino privilegiam abordagens de aprendizagem ativas promovendo o trabalho em grupo e individual, discussões ativas e o contacto direto dos alunos com os diferentes tipos de dados e métodos de normalização e análise associados, bem como a sua aplicação a problemas biomédicos e biotecnológicos específicos. A classificação final do curso é a média ponderada do exame final (40%) e da classificação do projeto (60%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre