Sumários
3. Plano de pesquisa e plano de campo
6 Outubro 2017, 11:30 • Catia Luisa Santana Calisto Pesquita
Apresentação pelos alunos do plano de recolha de dados, incluindo definição das amostras e instrumentos de recolha, e dos documentos de pedido à comissão de ética, incluindo o documento de consentimento informado (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Discussão dos planos apresentados, incluindo o refinamento dos guiões, exploração de formas alternativas de instrumentação e recolha, e planos de contingência.
6. Análise qualitativa dos dados (codificação I)
6 Outubro 2017, 10:30 • Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço
A codificação como forma de extrair conhecimento de dados. Passos do processo de codificação e validade dos resultados. A codificação como forma fundamental de sustentação do design e da análise de dados. Ferramentas computacionais de codificação. A codificação de outros meios de informação (e.g. imagem, vídeo).
3. Plano de pesquisa e plano de campo
6 Outubro 2017, 08:00 • Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço
Apresentação pelos alunos do plano de recolha de dados, incluindo definição das amostras e instrumentos de recolha, e dos documentos de pedido à comissão de ética, incluindo o documento de consentimento informado (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Discussão dos planos apresentados, incluindo o refinamento dos guiões, exploração de formas alternativas de instrumentação e recolha, e planos de contingência.
5. Recolha de dados (métodos II)
4 Outubro 2017, 10:30 • Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço
Continuação dos métodos de recolha de dados qualitativos: foto-narrativas e grupos de foco. A arte da recolha de requisitos em grupo. Métodos mistos (qualitativos e quantitativos) e intercalados com processos de design. O Delphi. O Joint Application Design da IBM e o Open Studio da Nokia e o papel dos jogos, competições e workshops. Recolha de dados secundários: análise da competição e pesquisa documental.
2. Plano de pesquisa
3 Outubro 2017, 10:30 • Catia Luisa Santana Calisto Pesquita
Apresentação pelos alunos das 1ªs fontes documentais e do primeiro enquadramento conceptual (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Discussão dos enquadramentos e das fontes (todos). Suporte à elaboração de questões de pesquisa e à definição de casos.