Sumários

10. Desenho do conceito e prototipagem

28 Novembro 2017, 10:30 Catia Luisa Santana Calisto Pesquita

Apresentação pelos alunos dos protótipos iniciais apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Apoio aos alunos na construção dos UEDs e na diversificação e refinamento dos protótipos (aula em Laboratório). 


10. Desenho do conceito e prototipagem

24 Novembro 2017, 11:30 Catia Luisa Santana Calisto Pesquita

Apresentação pelos alunos dos protótipos iniciais apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Apoio aos alunos na construção dos UEDs e na diversificação e refinamento dos protótipos (aula em Laboratório). 


19. Metodologias de design de produto (Google Design Sprint)

24 Novembro 2017, 10:30 Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço

Apresentação do Google Design Sprint como metodologia de design concetual de aplicações e sistemas. Enquadramento do GDS no processo do “Design Thinking” e nas metodologias ágeis de desenvolvimento de software. A adoção dos conceitos de Sprint, Sprint Master, etc. do SCRUM. Apresentação global das fases do GDS. A fase de compreensão e de definição. Discussão das semelhanças e diferenças para o Design Contextual. A fase da divergência, da decisão, da prototipagem e da validação. A gestão dos Sprints e o Sprint Master. O aspeto fundamental da preparação. O papel do Sprint Master durante o Sprint e depois do Sprint.


10. Desenho do conceito e prototipagem

24 Novembro 2017, 08:00 Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço

Apresentação pelos alunos dos protótipos iniciais apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Apoio aos alunos na construção dos UEDs e na diversificação e refinamento dos protótipos (aula em Laboratório). 


O que é um gestor de produto?

22 Novembro 2017, 10:30 Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço

Aula convidada. Esta palestra visa dar uma visão prática sobre a função de product manager (gestor de produto), com foco na sua vertente de gestão de produtos digitais — uma função em tudo relacionada com o processo de descoberta abordado em Análise de Sistemas e Conceção de Produto. Em que consiste? Porque há tanta confusão na indústria sobre o que realmente é um product manager? Quem são os bons product managers, o que os carateriza? Que formação têm? Como e porque é que alguém com uma formação técnica (p.ex. engenharia informática) transita para este papel? Quais são os prós, contras e desafios de ser um product manager com mente de engenheiro? Como é que um product manager aprende constantemente, para se manter atual num contexto de permanente mudança? Não esperem sair da sala com verdade absolutas, pois não as há — trago-vos a visão que fui aprendendo e desenvolvendo com a experiência, e que ainda está recheada de coisas que sei que não sei.