Sumários

4. Primeiros dados primários e iniciação à codificação

13 Outubro 2017, 11:30 Catia Luisa Santana Calisto Pesquita

Apresentação pelos alunos dos dados recolhidos nas primeiras fontes primárias, incluindo sessão de esclarecimento pública e entrevistas iniciais (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Identificação dos problemas de calendarização e acesso às fontes. Análise global da qualidade dos dados recolhidos. Refinamento dos guiões das entrevistas subsequentes. Introdução ao CATMA como ferramenta de análise de dados qualitativos (aula em Laboratório). Início do processo de codificação usando o CATMA.


8. Análise qualitativa dos dados (sumarização I – representações textuais e visuais)

13 Outubro 2017, 10:30 Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço

Formas de sumarização e representação da análise. Formas textuais. A linguagem gráfica como forma eficiente de representação de conhecimento para humanos. Os mapas do formais do design contextual. Mapas de fluxos e de recorrências.


4. Primeiros dados primários e iniciação à codificação

13 Outubro 2017, 08:00 Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço

Apresentação pelos alunos dos dados recolhidos nas primeiras fontes primárias, incluindo sessão de esclarecimento pública e entrevistas iniciais (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Identificação dos problemas de calendarização e acesso às fontes. Análise global da qualidade dos dados recolhidos. Refinamento dos guiões das entrevistas subsequentes. Introdução ao CATMA como ferramenta de análise de dados qualitativos (aula em Laboratório). Início do processo de codificação usando o CATMA.


7. Análise qualitativa dos dados (codificação II)

11 Outubro 2017, 10:30 Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço

Métodos/Perspetivas de codificação: Elementares, Afetivos, Literários, Exploratórios, Procedimentais, Gramaticais. Exemplos. A geração e a manutenção de códigos.


3. Plano de pesquisa e plano de campo

10 Outubro 2017, 10:30 Catia Luisa Santana Calisto Pesquita

Apresentação pelos alunos do plano de recolha de dados, incluindo definição das amostras e instrumentos de recolha, e dos documentos de pedido à comissão de ética, incluindo o documento de consentimento informado (apresentação individual de 2 min por um dos alunos de cada grupo). Discussão dos planos apresentados, incluindo o refinamento dos guiões, exploração de formas alternativas de instrumentação e recolha, e planos de contingência.