Sumários

Aula 1

26 Fevereiro 2019, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Apresentação dos objetivos e competências a desenvolver na parte prática da disciplina. Apresentação detalhada do programa da disciplina. As regras e procedimentos a adotar durante o trabalho prático. Introdução a oógenese nas aves e o desenvolvimento precoce do embrião de galinha.

Realização por parte dos alunos do exercício UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA (ver protocolo em baixo), seguido de discussão dos resultados obtidos.

UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA

O ovo de galinha é um ovo amniota: permite o desenvolvimento embrionário num ambiente terrestre. Nesta aula pretende-se analisar os diferentes componentes do ovo de galinha (neste caso não fecundado) e colocar hipóteses sobre a possível função dos mesmos.

Procedimentos:

Abre o ovo e coloca o conteúdo numa caixa de Petri grande (diâmetro 10 cm).

Observa a casca à lupa. Quantas camadas tem? Qual é o aspecto de cada camada? A superfície externa do ovo é liso? Como é?

Observa e isola as duas membranas da casca. Observa as duas membranas da casca na ponta redonda do ovo onde formam a câmara de ar. Qual a possível função desta câmara de ar? Isola e separa as duas membranas da casca. Verifica e compara a sua consistência e espessura. Observa-as no microscópio (montadas numa lâmina com uma gota de água e uma lamela). Qual a sua organização? Qual é a possível função destas membranas da casca?

Observa a clara do ovo (na caixa de Petri). A clara é toda igual? Como pensas que estava organizada dentro do ovo fechado? Mede o pH da clara com papel indicador de pH. Qual é? Observa as calazes ligadas à gema. Descreve a sua organização. Qual é a disposição das calazes uma em relação à outra? Qual poderia ser a função das calazes  Observa a gema. Encontra a parte onde estaria o embrião se o ovo fosse fecundado. Corta essa parte com tesoura e coloca numa colher de café (esse será o procedimento para tirar os embriões de galinha na aula 2). Põe o conteúdo da colher numa lâmina e observa os discos de vitelo (=gema) no microscópio.

Discussão sobre as vossas conclusões e hipóteses sobre as funções: (1) da casca, (2) as membranas da casca, (3) a clara (4) as calazes e (5) a gema.


Not Taught.

26 Fevereiro 2019, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Esta turma não existe.


Aula 3 - a fertilização e a especificação celular

25 Fevereiro 2019, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

A fertilização divide-se em quatro etapas:

1.     Contacto e reconhecimento entre o espermatozóide e o oócito (espécie específico)

2.     Regulação da entrada do espermatozóide pelo oócito (bloqueio a poliespermia)

3.     Mistura do material genético dos gâmetas

4.     Activação do metabolismo do oócito e o início do desenvolvimento.

A geleia do oócito liberta uma substrância (resact) que atrai o espermatozóide por quimiotaxia. Quando o espermatozoide toca na geleia inicia-se a reação acrossomal. As enzimas libertadas pelo acrossoma digerem a geleia e o espermatozóide chega à câmada vitelina onde se liga ao receptor de bindina, especie específico, que permite a fusão entre o espermatozóide e o oócito. Logo após a entrada do espermatozóide, o oócito activa duas defesas contra a poliespermia: o bloqueio rápido (despolarização da membrana do oócito) e o bloqueio lento (a exocitose dos grânulos corticais e o consequente afastamento da membrana de fertilização. Logo a seguir ocorre a activação do metabolismo do oócito e o desenvolvimento embrionário começa: o oócito fertilizado divide-se em blastómeros, uma fase chamada clivagem. Comparação com a clivagem de outros grupos animais.

Especificação celular: diferentes estratégias: especificação autónoma, especificação condicional, especificação em sincício.  



Aula 2 - a origem dos gametas

21 Fevereiro 2019, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

A origem embrionária e o desenvolvimento das células primordiais germinais, as células precursoras dos gâmetas. O plasma germinal vs a indução das células primordias germinais. A hipotese do genoma inerte. A migração das células precursoras dos gâmetas e a sua chegada às gonadas. A chegada das células precursoras dos gâmetas à gónada indiferenciada. Os gâmetas do ouriço-do-mar. A fertilização no ouriço-do-mar.

Iniciou-se a lecionação do tema da fertilização.



Not Taught.

19 Fevereiro 2019, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.