Sumários
Aula Prática 1 - ouriço-do-mar
28 Fevereiro 2023, 08:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Fertilização o
desenvolvimento precoce no ouriço-do-mar ao vivo.
Objectivo 1:
Observação de oócitos e espermatozóides
Objectivo 2:
Observação da fertilização.
Objectivo 3:
Observação das modificações que ocorrem ao nível do núcleo e citoplasma até a
primeira divisão mitotica. Observação da segunda clivagem. Opcional: obervação
de gastrulas e larvas pluteus no dia seguinte.
Objectivo 4: Executar
uma experiência que testa o efeito da concentração dos espermatozóides no (1)
sucesso da fertilização e (2) a incidência de polispermia. Elaboração de um
gráfico com os resultados obtidos.
Protocolo
da aula:
Observação
de oócitos:
·
Colocar uma gota de oócitos em água do mar numa lâmina e observar no
microscópio (obj. 10x - não usar a objectiva de 40x!!). Identificar
oócitos maduros e imaturos.
·
Adicionar uma gota muito pequena de tinta de China e misturar
com um palito. Observar a geleia.
Observação
de espermatozóides:
(só
podem usar a objetiva de 40x COM LAMELA - a água do mar destrói objectivas!).
·
Preparar sémen diluído em água do mar. Observar com a objetiva de 10x sem
lamela e depois colocar uma lamela e observar com a objetiva
de 40x
Fertilização:
·
Preparar uma caixa de Petri com oócitos em água do mar. Colocar uma gota de
oócitos numa lâmina, colocar no microscópio e focar com a objetiva de
10x.
·
A docente adiciona esperma diluído à caixa de Petri (vai ser usado para
observar as fases de clivagem) e coloca uma gota de esperma na lâmina.
·
Juntar a gota de esperma com a gota de oócitos usando um palito. Observar a
fertilização.
Clivagem:
·
Retirar uma gota de embriões em clivagem da caixa de Petri e observar sem
lamela com a objetiva de 10x. Observar a alteração ao nível do núcleo e a
formação do fuso mitótico.Observar a 1ª divisão mitótica (±40-50* min após a
fertilização), a 2ª divisão mitótica (10-15* min após a 1ª) e a 3ª divisão
mitótica (10-15* min após a 2ª). *depende da temperatura da
sala
Aula 4
27 Fevereiro 2023, 15:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Como se explica a formação de
células diferentes? Conceito de equivalência genómica. Clonagem de organismos a
partir de um núcleo de uma célula diferenciada prova o conceito de equivalência
genómica (e.g Dolly). Estabelecida a equivalência genómica, pergunta-se como se
formam células diferentes no embrião? A resposta é expressão génica diferencial.
Definição de "expressão génica". Discussão breve sobre os níveis onde
pode haver regulação da expressão génica.
O primeiro nível: a transcrição.
Estrutura da cromatina, o gene, o promotor, os enhancers, factores de
transcição (principais famílias) e os seus efeitos positivos ou negativos. O
conceito de "constelação de fatores de transcrição". Exemplos de
reprogramação nuclear (células iPS e outros exemplos). O segundo nível: o
processamento do RNA nuclear e o transporte de mRNA para o citoplasma. Splicing
alternativo permite a formação de multiplas proteínas a partir de um único
gene. Exemplos (e.g. splicing alternativo de Dscam em Drosophila e em
Vertebrados). O terceiro nível: inhibição selectiva de tradução do mRNA (e.g.
através de determinadas proteínas que bloqueiam a tradução; através de miRNAs).
Exemplos (e.g. a “limpeza” de mRNA maternos no embrião do peixe zebra). Quarto
nível: processamento pós-traducionais de proteínas.
Aula 3
23 Fevereiro 2023, 17:30 • Solveig Thorsteinsdottir
Os gâmetas
do ouriço-do-mar. A fertilização no ouriço-do-mar. A fertilização divide-se em
quatro etapas:
1.
Contacto e reconhecimento entre o
espermatozoide e o oócito (espécie específico)
2.
Regulação da entrada do espe espermatozoide
pelo oócito (bloqueio a poliespermia)
3.
Mistura do material genético dos
gâmetas
4.
Activação do metabolismo do oócito
e o início do desenvolvimento.
A geleia do oócito liberta uma
substância (resact) que atrai o espermatozoide por quimiotaxia. Quando o
espermatozoide toca na geleia inicia-se a reação acrossomal. As enzimas
libertadas pelo acrossoma digerem a geleia e o espermatozoide chega à câmada
vitelina onde se liga ao receptor de bindina, especie específico, que permite a
fusão entre o espermatozoide e o oócito. Logo após a entrada do espermatozoide,
o oócito ativa duas defesas contra a poliespermia: o bloqueio rápido
(despolarização da membrana do oócito) e o bloqueio lento (a exocitose dos
grânulos corticais e o consequente afastamento da membrana de fertilização.
Logo a seguir ocorre a ativação do metabolismo do oócito e o desenvolvimento
embrionário começa: o oócito fertilizado divide-se em blastómeros, uma fase
chamada clivagem. Comparação com a clivagem de outros grupos animais.
Especificação celular: diferentes
estratégias: especificação autónoma, especificação condicional, especificação
em sincício.
Aula 2
16 Fevereiro 2023, 17:30 • Solveig Thorsteinsdottir
A origem embrionária e o desenvolvimento das células
primordiais germinais, as células precursoras dos gâmetas. O plasma germinal vs
a indução das células primordias germinais. A hipotese do genoma inerte. A
migração das células precursoras dos gâmetas e a sua chegada às gonadas. A
chegada das células precursoras dos gâmetas à gónada indiferenciada.
Não houve aula
14 Fevereiro 2023, 13:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Não damos aulas práticas na 1ª semana de aulas.