Sumários

Aula 19

4 Maio 2023, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

A formação dos segmentos nos embriões de vertebrados. Derivados destes segmentos e como contribuem para o plano corporal. A formação dos segmentos mesodérmicos através da somitogénese. A natureza temporal da somitogénese. O modelo “clock and wavefront”. O relógio molecular da somitogénese. As experiências da Isabel Palmeirim. A a sinalização notch como output do relógio molecular.



A PL23 não tem aula prática nesta semana

2 Maio 2023, 13:00 João Picão Osório

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


A PL22 não tem aula prática nesta semana

2 Maio 2023, 08:00 João Picão Osório

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


Estudo do desenvolvimento embrionário da mosca Drosophila melanogaster.

2 Maio 2023, 08:00 João Picão Osório

Objectivos:

 - Preparação e observação de embriões de mosca para determinar os estádios de desenvolvimento.
 - Observaç
ão de expressão genética durante a embriogénese com “reporters” transgénicos fluorescentes.

 

 

Protocolo:

No lavatório (maioritariamente): colectar embriões e remoção do córion

1. Adicionar um pouco de água da torneira na placa de ágar com embriões e escovar os embriões suavemente com o pincel para ficarem em suspensão.

2. Despejar a água contendo os embriões no cesto de ovos e lavar com água destilada usando uma garrafa de esguicho para eliminar a pasta de levedura. Observar os embriões à lupa.

3. Colocar o cesto com embriões em caixas de petri com lixívia para remover o córion (esta membrana torna o embrião opaco para microscopia). Incubar ~5 min com agitação suave manual e observar periodicamente os embriões à lupa para garantir que o córion foi removido pela perda dos apêndices dorsais na grande maioria dos embriões.

Nota: é altamente recomendável o uso de bata neste passo.

 

4. Lavar imediatamente os embriões com água usando uma garrafa de esguicho para eliminar qualquer resíduo de lixívia.

Na bancada: montagens de embriões em laminas para microscopia

5. Colocar o cesto contendo os embriões em papel. Transferir os embriões sem córion com o pincel para uma lamina com 30μl de 50% Glicerol (ou Halocarbon oil 700), meio de montagem.

6. Espaçar os embriões com uma agulha de dissecação ou palito e colocar gentilmente uma lamela por em cima. Caso o meio de montagem não cubra toda a lamela, adicionar mais meio com uma micropipeta entre a lâmina e lamela. Selar a lamela com verniz das unhas.

Unidade de Microscopia (sala 2.1.15)

7. Levar as lâminas com os embriões para a Unidade de Microscopia, observa-los nos microscópios de fluorescência e fazer a aquisição de imagens com ajuda do técnico de microscopia Luís Marques.


Aula 18

27 Abril 2023, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

Padronização antero-posterior do sistema nervoso central: o gradiente Wnt8 abordado anteriormente. A regionalização do cérebro através de ativação de fatores de transcrição específicos. O papel da constelação de fatores de transcrição no estabelecimento dos centros de organização secundários: o organizador istmico, a zona limitans intratalámica e a região anterior neural e os seus morfogénios, Fgf8, Shh e Fgf8 respetivamente. O papel destes fatores parácrinos na regionalização ainda mais fina das diferentes regiões do cérebro.

O desenvolvimento do sistema nervoso 2. A crista neural e o sistema nervoso periférico. A crista neural e os seus principais derivados. O papel do snail na delaminação da crista neural. As vias de migração das células da crista neural. Como encontram o caminho? Exemplos da crista neural cefálica e do tronco. A descoberta de células líderes e seguidoras na crista neural do tronco, ambas derivadas da mesma célula precursora, a célula pré-migradora.