Sumários
BRM PL21 10
31 Maio 2024, 09:30 • Carlos António da Silva Assis
Aula informal de apoio aos alunos relacionada com a realização dos
trabalhos de avaliação final.
Análise do
progresso dos alunos até ao momento na realização dos respectivos trabalhos de
avaliação final prática, e esclarecimento individualizado das suas dúvidas
referentes às partes I, II, III e IV.
BRM PL21 X
29 Maio 2024, 09:30 • Carlos António da Silva Assis
A aula não
foi leccionada devido a um impedimento imprevisto e urgente do docente. Foi
acordado com os alunos a reposição da aula na sexta-feira, dia 31 de Maio.
BRM T23
29 Maio 2024, 08:30 • Carlos António da Silva Assis
Tema 9 – Conclusão da Unidade Curricular
Porquê
Biologia dos Recursos Marinhos numa licenciatura em Biologia? Evolução da
produção mundial de pescas e aquacultura de 1920 a 2020; Tendência actual do
estado dos stocks de pescado marinho; produção mundial de espécies
criadas em aquacultura; necessidade de assumir uma gestão mais consciente dos
recursos pesqueiros ao nível mundial.
Balanço do
semestre: Número de alunos inscritos, respectiva origem e estatuto; Número de
aulas teóricas e práticas leccionadas, no total e por cada docente, em comparação
som o estipulado no plano de curso e em função das limitações impostas por
diversas condições ao longo do semestre; variação da afluência, em número e
percentagem, dos alunos ao longo do semestre (aulas teóricas, práticas e aulas
totais); distribuição da frequência dos alunos por número de aulas teóricas, práticas
e totais, assistidas; listagem dos alunos com assiduidade completa.
A avaliação:
revisão do modelo de avaliação e da importância relativa das componentes; Datas
das avaliações, da entrega dos trabalhos e da respectiva apresentação;
características previstas para os exames, no que se refere a duração,
composição, cotação e tipo de perguntas; Regras de entrega e de apresentação,
escrita e oral, dos trabalhos de grupo dos alunos.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
BRM T22
27 Maio 2024, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 8 – Reprodução e recrutamento
Alguns
pormenores adicionais acerca dos índices fisiológicos e uma explicação mais
detalhada sobre o coeficiente de condição de Fulton.
O
comprimento de primeira maturação (L50): Análise da proporção de
exemplares em maturação ao longo da escala de comprimento, a regressão
logística e a expressão que a traduz; o significado de L50 e a sua
estimativa com base na curva logística.
A reprodução
dos peixes e a necessidade da adopção de uma estratégia para que o processo
seja bem-sucedido.
As
estratégias reprodutivas dos peixes: a grande diversidade de estratégias
reprodutivas adoptadas pelos peixes; modelos de reprodução sexuada e assexuada
nos peixes; diversidade das estratégias reprodutivas dos peixes relacionadas
com o número de oportunidades reprodutivas (semelparidade e iteroparidade), com
o tipo de sexualidade (gonocorismo vs. hermafroditismo simultâneo ou
sequencial protândrico/protogínico), com os caracteres sexuais secundários
(monomorfismo, dimorfismo ou polimorfismo), com os sistemas de acasalamento
(monogamia, poligamia poliândrica/poligínica, ou promiscuidade), com os
cuidados parentais (presentes ou ausentes), com o modo de desenvolvimento do
ovário (síncrono, síncrono em grupo ou assíncrono), com o padrão temporal de
desova (ovulação síncrona ou assíncrona), com o tipo de fecundidade (determinada
ou indeterminada), com o tipo de fecundação (externa ou interna), com o
desenvolvimento embrionário (vivíparo, ou ovíparo com ovuliparidade,
zigoparidade ou embrioparidade), com a dependência materna (histotrofia,
oofagia, adelfotrofia ou placentotrofia), ou a independência dela
(lecitotrofia), com o tipo de desenvolvimento (directo ou indirecto), e com a
postura (a descoberto ou escondida).
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
Conclusão da resolução do exercício prático
27 Maio 2024, 08:30 • Ana Rita Vieira
Aula dedicada a trabalho autónomo dos alunos para resolução da parte IV do exercício prático para avaliação da componente prática. Esclarecimento de dúvidas.