Sumários

BRM PL21 10

31 Maio 2024, 09:30 Carlos António da Silva Assis


Aula informal de apoio aos alunos relacionada com a realização dos trabalhos de avaliação final.

Análise do progresso dos alunos até ao momento na realização dos respectivos trabalhos de avaliação final prática, e esclarecimento individualizado das suas dúvidas referentes às partes I, II, III e IV.

BRM PL21 X

29 Maio 2024, 09:30 Carlos António da Silva Assis


A aula não foi leccionada devido a um impedimento imprevisto e urgente do docente. Foi acordado com os alunos a reposição da aula na sexta-feira, dia 31 de Maio.

BRM T23

29 Maio 2024, 08:30 Carlos António da Silva Assis


Tema 9 – Conclusão da Unidade Curricular

Porquê Biologia dos Recursos Marinhos numa licenciatura em Biologia? Evolução da produção mundial de pescas e aquacultura de 1920 a 2020; Tendência actual do estado dos stocks de pescado marinho; produção mundial de espécies criadas em aquacultura; necessidade de assumir uma gestão mais consciente dos recursos pesqueiros ao nível mundial.

Balanço do semestre: Número de alunos inscritos, respectiva origem e estatuto; Número de aulas teóricas e práticas leccionadas, no total e por cada docente, em comparação som o estipulado no plano de curso e em função das limitações impostas por diversas condições ao longo do semestre; variação da afluência, em número e percentagem, dos alunos ao longo do semestre (aulas teóricas, práticas e aulas totais); distribuição da frequência dos alunos por número de aulas teóricas, práticas e totais, assistidas; listagem dos alunos com assiduidade completa.

A avaliação: revisão do modelo de avaliação e da importância relativa das componentes; Datas das avaliações, da entrega dos trabalhos e da respectiva apresentação; características previstas para os exames, no que se refere a duração, composição, cotação e tipo de perguntas; Regras de entrega e de apresentação, escrita e oral, dos trabalhos de grupo dos alunos.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BRM T22

27 Maio 2024, 11:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 8 – Reprodução e recrutamento

Alguns pormenores adicionais acerca dos índices fisiológicos e uma explicação mais detalhada sobre o coeficiente de condição de Fulton.

O comprimento de primeira maturação (L50): Análise da proporção de exemplares em maturação ao longo da escala de comprimento, a regressão logística e a expressão que a traduz; o significado de L50 e a sua estimativa com base na curva logística.

A reprodução dos peixes e a necessidade da adopção de uma estratégia para que o processo seja bem-sucedido.

As estratégias reprodutivas dos peixes: a grande diversidade de estratégias reprodutivas adoptadas pelos peixes; modelos de reprodução sexuada e assexuada nos peixes; diversidade das estratégias reprodutivas dos peixes relacionadas com o número de oportunidades reprodutivas (semelparidade e iteroparidade), com o tipo de sexualidade (gonocorismo vs. hermafroditismo simultâneo ou sequencial protândrico/protogínico), com os caracteres sexuais secundários (monomorfismo, dimorfismo ou polimorfismo), com os sistemas de acasalamento (monogamia, poligamia poliândrica/poligínica, ou promiscuidade), com os cuidados parentais (presentes ou ausentes), com o modo de desenvolvimento do ovário (síncrono, síncrono em grupo ou assíncrono), com o padrão temporal de desova (ovulação síncrona ou assíncrona), com o tipo de fecundidade (determinada ou indeterminada), com o tipo de fecundação (externa ou interna), com o desenvolvimento embrionário (vivíparo, ou ovíparo com ovuliparidade, zigoparidade ou embrioparidade), com a dependência materna (histotrofia, oofagia, adelfotrofia ou placentotrofia), ou a independência dela (lecitotrofia), com o tipo de desenvolvimento (directo ou indirecto), e com a postura (a descoberto ou escondida).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Conclusão da resolução do exercício prático

27 Maio 2024, 08:30 Ana Rita Vieira


Aula dedicada a trabalho autónomo dos alunos para resolução da parte IV do exercício prático para avaliação da componente prática. Esclarecimento de dúvidas.