Sumários

BRM T3

4 Março 2024, 11:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 21 de Novembro de cada ano, do Dia Mundial das Pescas (World Fisheries Day). Origem remota (World Forum of Fish Harvesters & Fish Workers, Nova Delhi, 1997) e próxima (suporte da FAO, 2023), entidades promotoras (World Fisheries Forum & FAO), objectivos e tema para o passado ano de 2023.

Tema 1 – Exploração dos Recursos Biológicos Marinhos

The State of World Fisheries and Aquaculture” (SOFIA) FAO, 2022: características, âmbito e tema do relatório SOFIA de 2022; breve apreciação geral sobre o estado das pescas e aquacultura, tal como apresentado nos três parágrafos que encabeçam a introdução ao relatório.

O estado actual dos Recursos Biológicos Marinhos, tal como apresentado no mais recente relatório SOFIA, da FAO: análise comentada de gráficos representando a evolução das várias vertentes da actividade pesqueira e da aquacultura ao nível mundial desde meados do século XX.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Idade em escamas e outras estruturas ósseas

4 Março 2024, 08:30 Ana Rita Vieira


Observação e leitura de idades em escamas e endoesqueleto de peixes ósseos, e de espinhos dermais e endosqueleto de peixes cartilagíneos.

BRM PL21 0

28 Fevereiro 2024, 09:30 Carlos António da Silva Assis


A aula não foi leccionada em virtude de as aulas práticas de Biologia dos Recursos Marinhos, por norma, terem início apenas na semana seguinte ao início das aulas teóricas.

BRM T2

28 Fevereiro 2024, 08:30 Carlos António da Silva Assis


Tema 1 – Exploração dos Recursos Biológicos Marinhos

O conceito de recurso biológico: como pode ser definido “recurso”?; definições de recursos naturais antigas, considerando apenas os bens materiais, e mais modernas, incluindo os bens imateriais ou serviços; âmbito dos recursos biológicos marinhos.

Outros conceitos relacionados: recursos renováveis e não renováveis, sustentabilidade e exploração sustentável dos recursos.

A exploração dos Recursos biológicos marinhos: Modelos de exploração (apanha, pesca e aquacultura), cronologia do uso ao longo da história da humanidade.

A apanha: definição e principais características.

A pesca: definição; elementos básicos das artes de pesca (arpões cordas e anzóis); desde a pesca de exemplares isolados, à pesca de grupos de indivíduos, por vezes em número considerável; elementos associados à evolução da eficácia da actividade pesqueira; diversidade estratégias e de artes de pesca.

A crença na inesgotabilidade dos recursos da pesca: origem e evolução; expansão desmedida da pesca industrial; as plataformas continentais, os locais mais intensamente explorados; da massificação da pesca à sobreexploração dos recursos pesqueiros.

A pesca lúdica e desportiva: factores sociais, tecnológicos e económicos que favoreceram o seu desenvolvimento.

A aquacultura: definição; breve resenha histórica da aquacultura até aos nossos dias.

Usos dos produtos da pesca e da aquacultura.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BRM T1

26 Fevereiro 2024, 11:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 0 - Apresentação

Apresentação da Unidade Curricular

Desejos de boas-vindas à UC de Biologia dos Recursos Marinhos.

Apresentação dos docentes.

Apresentação do âmbito, dos objectivos e das características da UC.

Justificação do interesse de uma UC dedicada à Biologia dos Recursos Marinhos.

Apresentação do conteúdo programático e das intersecções entre este e o de outras unidades curriculares, das características curriculares e da forma de organização do tempo presencial e de estudo autónomo, da calendarização das actividades a desenvolver ao longo do semestre e do horário, da organização do tempo em cada aula, da principal bibliografia e das formas de apoio aos alunos.

Explicação detalhada do modelo de avaliação adoptado.

Conselhos aos alunos acerca da melhor forma de acompanharem as aulas.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.