Sumários

BRM T6

13 Março 2024, 08:30 Carlos António da Silva Assis


Tema 2 – Os Recursos Biológicos Marinhos mais explorados

Os RBM da aquacultura: Breve relato da evolução histórica da aquacultura; evolução da produção mundial de aquacultura de 1991 a 2020, por grupo explorado; Causas do crescimento da aquacultura; comparação do crescimento das pescas e da aquacultura, entre 1990 e 2020, em função do nível de rendimento dos países; importância da aquacultura nas pescas totais por grandes grupos de recursos; produção da aquacultura marinha e costeira por ano, entre 2016 e 2020, para peixes, crustáceos, moluscos, outros animais aquáticos, e algas; a aquacultura e a revolução neolítica, uma comparação; problemas ambientais causados pela aquacultura; perspectivas de evolução, vantagens e desvantagens da aquacultura.

Tipos de RBM como base em critérios taxonómicos, de permanência, de habitat e de profundidade.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BRM T5

11 Março 2024, 11:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 2 – Os Recursos Biológicos Marinhos mais explorados

As regiões e os Recursos Biológicos Marinhos (RBM) mais explorados ao longo do tempo; a diminuição das espécies mais frágeis e mais procuradas; factores condicionantes da intensidade de exploração dos RBM (fim a que se destinam, preferências sociais, disponibilidade e acessibilidade).

Os RBM da pesca: a industrialização da actividade pesqueira  ao longo do século XX e a crença da inesgotabilidade dos RBM; a exploração crescente no que se refere à área explorada, à capacidade tecnológica e ao volume de capturas; aumento significativo da intensidade pesqueira a partir da década de 1950; apresentação dos dados do estudo de Costello, Gaines & Lynham (2008) sobre a redução da biomassa dos stocks globais de peixes; a diversidade de grupos explorados.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Idade em otólitos

11 Março 2024, 08:30 Ana Rita Vieira


Remoção de otólitos de diferentes espécies de peixes. Queima de otólitos inteiros. Observação e leitura de otólitos inteiros, inteiros queimados e seccionados.

BRM PL21 1

6 Março 2024, 09:30 Carlos António da Silva Assis


Determinação da idade absoluta dos peixes I

Introdução: importância e aplicações do estudo da Idade dos peixes; características das estruturas utilizáveis para a estimativa da idade dos peixes; o crescimento das estruturas utilizadas em esclerocronologia; tipos de incrementos de crescimento, tendo em conta a periodicidade de deposição; características gerais das marcas de crescimento lento e de crescimento rápido; do crescimento à estimativa da idade dos peixes; estruturas que têm sido utilizadas para estimar a idade dos peixes; dificuldades na utilização das várias estruturas à disposição.

Trabalho prático: Extracção, limpeza, montagem, observação do padrão de crescimento e comparação das características de escamas de várias regiões do corpo de exemplares de salema; observação do padrão de crescimento de escamas de tainha previamente colhidas e montadas; observação do padrão de crescimento de várias peças esqueléticas do corpo de bacalhau e pargo (cleithra, operculares, pré-operculares, etc.); análise de fotografias mostrando exemplos do padrão de crescimento de outras estruturas esqueléticas, tais como espinhos de barbatanas (sapata, quimera e peixe-porco), escutelos dérmicos (raia) e vértebras (peixe-espada-preto).

BRM T4

6 Março 2024, 08:30 Carlos António da Silva Assis


Tema 1 – Exploração dos Recursos Biológicos Marinhos

O estado actual dos Recursos Biológicos Marinhos, tal como apresentado no mais recente relatório SOFIA, da FAO (continuação): análise comentada de gráficos representando a evolução das várias vertentes da actividade pesqueira e da aquacultura ao nível mundial desde meados do século XX.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.