Sumários
4- Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"
10 Outubro 2016, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Foi revisto o funcionamento da app “O meu Diário de Bordo” e esclarecidas dúvidas relativas ao seu preenchimento ou funcionamento.
Abordagem das dificuldades em materializar um plano de acção. Identificação de possíveis obstáculos à prossecução dos objetivos constantes do plano e reflexão sobre abordagens reparadoras dos obstáculos encontrados.
Reflexão individual sobre os obstáculos que cada aluno encontra no seu processo pessoal de materialização dos planos de ação e identificação das abordagens mais adequadas à resolução de problemas específicos encontrados.
Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.
A tomada de decisão enquanto elemento central de mudança.
A distinção entre auto-conceito e auto-eficácia e como ambos os constructos contribuem diferencialmente para os resultados alcançados.
A abordagem estruturada à resolução de problemas.
Realização de um exercício prático, em que foram criados grupos que elegiam um problema identificado como comum aos seus membros. Posteriormente, cada grupo aplicava a abordagem estruturada de resolução de problemas, com a criação de um plano de ação para a sua resolução.
Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"
10 Outubro 2016, 13:30 • Andreia da Silva Santos
Exploração individual das abordagens adotadas na resolução de problemas.
Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.
Realização de um exercício prático em grupo, em que cada grupo elegia um problema identificado como comum e aplicava a abordagem de resolução de problemas desenvolvida na primeira parte da aula.
3- Desenvolvimento do módulo "Objetivos de vida"
6 Outubro 2016, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Realização dos exercícios:
- Identificação dos “eus” possíveis.
- Inventário de consciência sensorial.
- Os meus medos (exercício de focagem).
Após a conclusão dos exercícios de exploração, procedeu-se a um momento de trabalho individualizado, em que cada aluno foi convidado a fazer uma síntese da informação acedida através de cada um dos exercícios realizados, procurando identificar os aspetos mais relevantes em termos de atenção e autocuidado.
Posteriormente, cada aluno elaborou um plano pessoal de autocuidado e gestão por objetivos, tendo em atenção a perspetiva a longo prazo (o que quero alcançar) e a curto prazo (o que vou operacionalizar esta semana no sentido de me aproximar dos objetivos distais).
Por último, foi preenchida uma aplicação informática (O Meu Diário de Bordo), que promove a monitorização e aferição dos objetivos pessoais.
Desenvolvimento do módulo "Objetivos de vida"
4 Outubro 2016, 12:30 • Andreia da Silva Santos
Realização dos exercícios:
- Identificação dos “eus” possíveis.
- Inventário de consciência sensorial.
- Os meus medos (exercício de focagem).
Após a conclusão dos exercícios de exploração, procedeu-se a um momento de trabalho individualizado, em que cada aluno foi convidado a fazer uma síntese da informação acedida através de cada exercício, procurando identificar os aspetos mais centrais ao nível do que parece ser mais relevante em termos de atenção e auto-cuidado.
Posteriormente, cada aluno elaborou um plano pessoal de auto-cuidado e gestão de objetivos, tendo em atenção a perspetiva a longo prazo (o que quero alcançar) e a curto prazo (o que vou operacionalizar esta semana no sentido de me aproximar dos objetivos distais).
Foram igualmente identificados possíveis obstáculos à prossecução dos objetivos constantes do plano e discutidas abordagens reparadoras dos obstáculos,
3- Desenvolvimento do módulo "Objetivos de vida"
3 Outubro 2016, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Realização dos exercícios:
- Identificação dos “eus” possíveis.
- Inventário de consciência sensorial.
- Os meus medos (exercício de focagem).
Após a conclusão dos exercícios de exploração, procedeu-se a um momento de trabalho individualizado, em que cada aluno foi convidado a fazer uma síntese da informação acedida através de cada um dos exercícios realizados, procurando identificar os aspetos mais relevantes em termos de atenção e autocuidado.
Posteriormente, cada aluno elaborou um plano pessoal de autocuidado e gestão por objetivos, tendo em atenção a perspetiva a longo prazo (o que quero alcançar) e a curto prazo (o que vou operacionalizar esta semana no sentido de me aproximar dos objetivos distais).
Por último, foi preenchida uma aplicação informática (O Meu Diário de Bordo), que promove a monitorização e aferição dos objetivos pessoais.