Últimos anúncios

Avaliação da UC

5 Outubro 2020, 11:12 Mário Abel Carreira Gonçalves

A UC de Ciclos Geoquímicos tem uma modalidade de Avaliação Contínua e Avaliação Final por Exame. Os alunos podem escolher o modelo de avaliação que preferem.


Requisitos e Regras para a Avaliação Contínua:

Na modalidade de Avaliação Contínua são propostos 2 Trabalhos Práticos apresentados sob a forma de Relatório curto (componente TP) e resposta escrita a 2 Testes de 50 minutos (componente T). Cada componente tem um peso de 50% na nota final. As datas das avaliações estão disponíveis na Planificação da UC na respectiva página Moodle.

1. Os alunos que optem pela Avaliação Contínua têm, obrigatoriamente, de realizar todos os momentos de avaliação.

2. São definidas notas mínimas de 9,5 valores em cada item da avaliação contínua para aprovação na UC.

O não cumprimento de qualquer das condições anteriores implica a reprovação na UC e os alunos podem repetir a avaliação à UC no Exame na Época de Recurso.

Regras para situações particulares:

1. Os alunos que não cumpram a condição 2 no primeiro teste escrito, são eliminados da Avaliação Contínua e transitam imediatamente para Avaliação Final por Exame na Época Normal.

2. Os alunos que não cumpram a condição 2 no segundo teste escrito, reprovam à UC mas o esforço dedicado à realização dos Trabalhos Práticos (desde que com nota positiva) é tido em consideração e a respectiva avaliação guardada. Nestas circunstâncias têm nota de reprovação à UC em Época Normal e devem completar a avaliação da disciplina realizando a componente T do Exame final na Época de Recurso.

3. As regras 1 e 2 aplicam-se da mesma forma para os Trabalhos Práticos da Avaliação Contínua, e para a situação descrita na regra 2 implica que os alunos realizam a componente TP do Exame final na Época de Recurso.

4. Desistência da Avaliação Contínua são admissíveis até à realização do primeiro teste escrito podendo o aluno ser avaliado na Época Normal. Desistências da Avaliação Contínua após a realização do primeiro teste (com nota positiva) implicam reprovação lançada em pauta de Época Normal e possibilidade de avaliação pelo aluno em Exame de Época de Recurso.

Notas Finais:

Em virtude do modelo de avaliação proposto, a estrutura do Exame Final contempla uma componente T e outra TP. A componente T é a mesma dos modelos dos testes escritos da Avaliação Contínua. A componente de avaliação TP não pode ser reproduzida por razões óbvias, pelo que as questões são equivalentes às apresentadas aos alunos nas aulas TP e contidas nos Tutoriais das aulas.

A nota do Exame Final é única e não se encontra dividida em T e TP, requerendo um valor mínimo de 9,5 para aprovação à UC.

Apenas nas situações particulares e descritas nas regras anteriores, podem os alunos que optaram por Avaliação Contínua ser avaliados em apenas uma das componentes (T ou TP) no Exame na Época de Recurso. A nota mínima no Exame é de 9,5 e contribui em 50% para a nota final na UC.

Melhorias de nota à disciplina implicam haver uma aprovação prévia à UC e o exame de melhoria contempla as componentes T e TP.



Funcionamento da Disciplina

5 Outubro 2020, 10:32

Página alternativa

https://moodle.ciencias.ulisboa.pt/course/view.php?id=2466

Corpo Docente