Sumários

Ciclo do Carbono; continuação.

25 Novembro 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

A interacção do clima com o ciclo do C. Períodos glaciares e interglaciares. Registo geoquímico dos períodos glaciares: isótopos de O; efeito da temperatura e acumulação dos gelos nos polos. Sinal isotópico nas conchas dos foraminíferos planctónicos e bentónicos. Registo nos ice-cores: CO2, CH4, 18O, D, Na, poeiras. Variações dos diferentes sinais nos períodos glaciar e interglaciar.


Ciclo do Carbono

24 Novembro 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

Ciclo do Carbono. Escalas de tempo. Principais formas de C nas esferas terrestres. O ciclo do C na atmosfera: CO2 e o CH4. Principais fontes e sumidouros. Balanços de massa nos períodos glaciares e inter-glaciares; fraccionação isotópica. Ciclo do metano. Greenhouse warming power. O metano na Litosfera: Hidratos de metano.


Tutorial 3; resolução de exercícios.

23 Novembro 2022, 11:00 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 3; resolução de exercícios.


Modelação de ciclos biogeoquímicos; continuação.

23 Novembro 2022, 10:00 António Manuel Nunes Mateus

Modelo não linear do C na biosfera marinha. Análise das soluções no regime estacionário: soluções estáveis e instáveis. Modelos complexos: incorporação de transporte e reacção.


Modelação de ciclos biogeoquímicos; continuação.

17 Novembro 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

Modelação de ciclos biogeoquímicos. Sistemas com vários reservatórios e mais de uma espécie química. Métodos numéricos para a resolução de equações diferenciais: método de Euler e de Runge-Kutta. Exemplo numérico e comparação com solução analítica. Implementação dos métodos em Excel. Ciclos não-lineares e acoplamento com os vários ciclos dos elementos. Exemplificação com o ciclo do S. Sistemas não-lineares com feedback e auto-catalíticos. Exemplos com a fotossíntese, meteorização e CO2 e o factor de Revelle.