Sumários

Tutorial 1; continuação.

2 Novembro 2022, 11:00 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 1; resolução de exercícios; continuação.


Caracterização do reservatório oceânico; continuação.

2 Novembro 2022, 10:00 António Manuel Nunes Mateus

O sistema carbonatado nos oceanos (continuação). O CID e a alcalinidade nas águas oceânicas. A bomba biológica e a razão de Redfield para o fitoplancton marinho. O efeito da precipitação/dissolução da calcite e da formação/decomposição da matéria orgânica no CID e na alcalinidade. Isoclina e nível de compensação dos carbonatos.


Tutorial 1; resolução de exercícios

21 Outubro 2022, 10:30 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 1; resolução de problemas sobre processos de dissolução/precipitação, isotérmicas de adsorção e troca catiónica; factor de retardamento.


Hidrosfera: os oceanos.

21 Outubro 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

 Composição química dos oceanos: elementos conservativos, bioactivos, adsorvidos e gases. Breve discussão sobre a circulação oceânica: o “great convoyer belt”; a espiral de Ekman. A influência da circulação oceânica na distribuição da energia e padrões climáticos na atmosfera. O ENSO e o NAO. Modelos sobre a composição química dos oceanos: Modelo de equilíbrio de Sillén. Outros modelos.


Caracterização do reservatório hidrosfera. Os oceanos.

20 Outubro 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

Composição química das águas pluviais. Condicionantes à composição química das águas subterrâneas. Composição química das águas fluviais. Principais fontes dos elementos. Hidrosfera: os oceanos. Composição química dos oceanos. Salinidade. Catiões e aniões conservativos; noção de alcalinidade.