Sumários

Tutorial 1; resolução de problemas

19 Outubro 2022, 11:00 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 1; resolução de problemas sobre processos de dissolução/precipitação, isotérmicas de adsorção e troca catiónica; factor de retardamento.


Caracterização do reservatório Litosfera. O reservatório Hidrosfera.

19 Outubro 2022, 10:00 António Manuel Nunes Mateus

Ciclo de meteorização e sedimentação/precipitação carbonatada e silicatada. A meteorização química como regulador do CO2 e temperatura do Planeta: Hipótese de Walker. Índice de alteração química. O ciclo petrológico. Composição da crosta continental superior, inferior e global. Hidrosfera continental. Principais reservatórios da hidrosfera. Ciclo hidrológico. Reservatórios, massas, fluxos e tempos de residência.


Caracterização do reservatório Litosfera (continuação da aula anterior)

13 Outubro 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

Alteração e subducção da crosta oceânica; geração de arcos insulares e da crosta continental. ). Mecanismos de transferência de massa e calor na litosfera; o papel dos fluidos. Sistemas hidrotermais oceânicos e trocas químicas na crosta oceânica. Sistemas hidrotermais terrestres. Especialização metalogenética da crosta.


Tutorial 1; resolução numérica de exercícios.

12 Outubro 2022, 11:00 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 1; resolução numérica de exercícios.


Caracterização do reservatório Litosfera (continuação da aula anterior)

12 Outubro 2022, 10:00 António Manuel Nunes Mateus

Composição do manto; reservatórios e heterogeneidade. Factores de enriquecimento dos elementos na crosta relativamente ao manto. Fluxos de massa com a crosta: geração e estrutura da crosta oceânica; processos nas fronteiras divergentes de placas.