Sumários

Tutorial 2; resolução de exercícios.

9 Novembro 2022, 11:00 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 2; resolução de exercícios.


Caracterização do reservatório biosfera.

9 Novembro 2022, 10:00 António Manuel Nunes Mateus

A Biosfera. Principais formas de metabolismo: anaeróbico e aeróbico. A importância da biosfera nas transformações ambientais no Planeta Terra. A acumulação do O2 na atmosfera. O desenvolvimento da fotossíntese e dos organismos autotróficos. Efeitos na fraccionação isotópica do 13C. Produção primária líquida e bruta. Métodos de estimação da produção primária líquida e valores estimados para o Planeta e em vários biomas terrestres.


Tutorial 1 (continuação)

4 Novembro 2022, 10:30 António Manuel Nunes Mateus

Tutorial 1; continuação. Resolução de exercícios numéricos e discussão integrada de resultados.


Caracterização do reservatório atmosférico (continuação)

4 Novembro 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

Gases de efeito estufa (continuação). A dinâmica da criação/destruição da camada de ozono na estratosfera. O mecanismo de Chapman e o Mecanismo I. Compostos traço de enxofre, azoto e carbono na atmosfera. Aerossóis: estrutura, composição, fontes e distribuição na Terra.


Caracterização do reservatório oceânico (continuação). O reservatório atmosférico.

3 Novembro 2022, 09:00 António Manuel Nunes Mateus

A actividade da biosfera oceânica no perfil do ião carbonato na coluna de água oceânica (continuação). O Fe e Al nas águas dos oceanos (transporte eólico de poeiras). Atmosfera: estrutura e composição da atmosfera. Circulação atmosférica. Balanço energético na superfície terrestre. Mecanismos de absorção do espectro de energia solar e da radiação infra-vermelha. Gases de efeito estufa.