Sumários

HIB 16

26 Novembro 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

Séculos XV e XVI – Os anatomistas (a queda de Galeno): vida, obra e importância para o conhecimento da Anatomia de Leonardo da Vinci e Andreas Vesalius.

Leonardo da Vinci: formação inicial, actividades, a obra anatómica (o homem de Vitrúvio e as proporções do corpo humano, esboços anatómicos e suas características, as anotações, o tratado de Anatomia que nunca foi escrito e as concessões a Galeno e à Igreja); a redescoberta no século XIX.

Andreas Vesalius: formação médica e actividade como professor de Anatomia; as dissecções humanas antes de Vesálio e a visão deste em relação à prática de dissecções; De humani corporis fabrica, de 1543 (composição e principais características da obra); comparação com outros tratados anatómicos da época; a crítica a Galeno, as críticas dos médicos galénicos contemporâneos, a pressão da Igreja e o ostracismo de que foi alvo durante as últimas décadas da sua vida.

Principais obras de outros anatomistas do século XVI seleccionados: Miguel Serveto; Gabriele Fallopio; Girolamo Fabrizio d’Aquapendente; Ambroise Paré e Paracelso.

A História Natural ao longo do Séc. XVI – o ponto de partida, a evolução e as consequências.

Luca Ghini e a criação do jardim botânico (hortus botanicus) de Pisa e do primeiro herbário seco (hortus siccus).

Os jardins botânicos e os gabinetes de curiosidades: origem, popularização, utilidade; como tudo começou (as descobertas, as explorações e a cristianização dos nativos), e depois (a curiosidade, a recolha de amostras, o transporte de amostras para a Europa e a acumulação de amostras em colecções); as consequências (conhecimento da diversidade dos seres vivos, necessidade de organização da diversidade e necessidade de procura de um sistrema de organização); os primeiros passos (nomes, organização da diversidade, procura de regras gerais e estudo da diversidade).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.


Tertúlia de HIB 4

25 Novembro 2020, 21:00 Carlos António da Silva Assis

Tertúlia de HIB (espaço de contacto informal com os alunos dedicado a conversas informais sobre assuntos relacionados com História, com Ciência, com Biologia e com curiosidades de cultura geral).

Discussão das respostas dos alunos aos “Desafios de Pesquisa” propostos nas aulas de HIB.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos sobre os conteúdos de HIB.

Conversa com os alunos sobre vários assuntos por eles propostos.

Nota: a sessão foi mantida à distância através da plataforma Zoom.


HIB 15

24 Novembro 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 5 – A Idade Moderna (o renovar da ciência)

As datas de início e de fim da Idade Moderna. Antecedentes imediatos do Renascimento: A expansão dos turcos otomanos; a queda de Constantinopla; a interrupção das rotas comerciais para oriente e a necessidade de procura de rotas alternativas (marítimas); a fuga dos intelectuais para ocidente e o incremento na disponibilização das obras e dos conhecimentos da antiguidade; libertação da escolástica; o desenvolvimento da imprensa e a proliferação de obras impressas.

A transição para a Idade Moderna: da Baixa Idade Média para a Idade Moderna; a sociedade, a economia e a cultura no final da Idade Média; o crescimento do Império Otomano a partir do século XIV; o desagregar do Império Bizantino; a queda de Constantinopla em 1453 e suas consequências.

Divisões da Idade Moderna: Renascimento, o período de preparação (desenvolvimento de métodos e de tecnologia), e Iluminismo, o período de concretização (consolidação de métodos e aquisição de saber).

A corrente humanista e o seu papel na divulgação do conhecimento da Antiguidade e na procura de conhecimento novo.

O cavaleiro medieval dá lugar ao homem do renascimento: incansável curiosidade intelectual, eclectismo, sensibilidade em relação a todas as formas de beleza e paixão pelas artes (pintura, escultura e música).

Desiderius Erasmus: a vida e a obra; a deambulação pela Europa; o “Elogio da Loucura”, como crítica à prática da Igreja e incentivo para a reforma.

A prática da Igreja Romana (impostos e taxas, opulência, ignorância, tirania e indulgências), as correntes dissidentes e a perda da influência papal na Europa: Martin Luthero e o protestantismo; Jean Calvin e o Calvinismo; Henrique VIII e a Igreja Anglicana; O Concílio de Trento, a contra-reforma e a revitalização da Inquisição.

Algumas das principais figuras da Renascença.

A Biologia antes e durante do renascimento: os interesses (vertente médica e vertente naturalista), os meios, o acessível e o adquirido antes do Renascimento; vertentes da Biologia no Renascimento (vertentes tradicionais e vertentes novas); Francis Bacon, René Descartes e Galileu Galilei, e a nova metodologia da ciência; o aparecimento de jardins botânicos, gabinetes de curiosidades, e sociedades e academias científicas.

Séculos XV e VXI – Os naturalistas de campo (eruditos viajantes): vida, obra e importância para o conhecimento da Biologia Oviedo, Edward Wotton, Francisco Hernández de Toledo e José de Acosta; características gerais das obras dos eruditos viajantes e importância para o conhecimento da diversidade biológica em outros continentes.

Século XVI - Os naturalistas de Gabinete (eruditos polígrafos): vida, obra e importância para o conhecimento da Biologia de Pierre Belon, Ippolito Salviani, Guillaume Rondelet, Conrad Gessner e Ulisse Aldrovandi; características gerais e aspectos curiosos das obras dos eruditos polígrafos. Importância da respectiva obra para o conhecimento da diversidade biológica.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.


HIB 14

19 Novembro 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

A criação das Universidades: crescimento do interesse pela educação e necessidade de novas instituições de ensino; as primeiras universidades europeias; percurso da Universidade de Lisboa/Coimbra entre 1288 e 1537; características das universidades e do ensino medieval; expansão da classe intelectual; o latim como língua franca; S. Tomás de Aquino e Roger Bacon e a conciliação da filosofia grega com os ensinamentos da Igreja; a “ditadura” de Aristóteles e Galeno; o ensino escolástico.

As principais figuras da Baixa Idade Média: Alberto Magno e Frederico II.

Alberto Magno: breve biografia; características da sua obra biológica, De Vegetabilibus e De Animalibus.

Frederico II de Hohenstaufen: a organização dos cursos da escola de Salerno; os decretos sobre a dissecação de corpos humanos; De arte venandi cum avibus, características e conteúdo.

Pedro Hispano (João XXI): breve biografia, carreira académica; cargos eclesiásticos; principais obras, Summulae Logicales, De Oculo, Thesaurus Pauperum e Scientia Libri de Anima; o elogio em “A Divina Comédia” de Dante Alighieri (1320).

A origem dos bestiários medievais: O Physiologus e Ethymologiae e as respectivas fontes mais remotas (Aristóteles, Plínio-o-velho, Aeliano, Herodoto, Solino, etc.).

Características moralizadoras dos bestiários medievais.

Os mais importantes Bestiários da Baixa Idade Média, em especial o Bestiário de Aberdeen.

A peste negra e a implementação da quarentena: o surgimento da peste na Europa; o descrédito da medicina e o aumento do fervor religioso; a perseguição a bodes expiatórios (judeus, peregrinos, ciganos, mendigos, etc.); os doutores da peste e as características da sua actividade; a implementação da quarentena como forma de controlo do contágio.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.


Tertúlia de HIB 3

18 Novembro 2020, 21:00 Carlos António da Silva Assis

Tertúlia de HIB (espaço de contacto informal com os alunos dedicado a conversas informais sobre assuntos relacionados com História, com Ciência, com Biologia e com curiosidades de cultura geral).

Discussão das respostas dos alunos aos “Desafios de Pesquisa” propostos nas aulas de HIB.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos sobre os conteúdos de HIB.

Conversa com os alunos sobre vários assuntos por eles propostos.

Nota: a sessão foi mantida à distância através da plataforma Zoom.