Sumários

HIB 13

17 Novembro 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

A medicina bizantina: Oribásio de Pérgamo; Alexandre de Tralles; Aécius de Amida e Paulo de Egina.

A “Casa da Sabedoria”: propósito, criação, desenvolvimento, auge e destruição; actividades e contribuições para o conhecimento.

Os mais ilustres sábios árabes com contribuições na área da Biologia: vida e obras de Al-Jahiz (Zoologia, O livro dos animais), Al-Dinawari (Botânica, O livro das Plantas), Al-Razis (Medicina, Enciclopédia de Medicina), e Avicena (Medicina, O Cânone de Medicina), entre outros (Abulcassis, Al-Biruni, Avenzoar, Averróis, Al-Baitar e Al-Nafis).

As principais contribuições do Islão para o conhecimento em Biologia.

A decadência da ciência árabe a partir do século XII.

Os conhecimentos biológicos dos Judeus: O talmude e Moisés Maimónides.

A Baixa Idade Média – O ressurgimento da cultura: características do clima político, social económico e cultural no final da Alta Idade Média.

De finais do século XI a finais do século XIII: a expansão dos turcos e as suas consequências religiosas e comerciais; a pressão sobre o Império Bizantino; as cruzadas sob a perspectiva dos interesses comerciais, papais e da nobreza europeia; consequências positivas das cruzadas; principais alterações políticas, económicas, sociais, sanitárias e demográficas conducentes ao progresso entre os séculos XI e XIII; o surgimento da burguesia; a perseguição da heresia por parte da Igreja.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.


HIB 12

12 Novembro 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

Início, fim e subdivisões da Idade Média.

A Alta Idade Média: As invasões bárbaras, a queda do Império Romano do Ocidente, a reorganização política e social que se sucederam e o estabelecimento do sistema feudal; a decadência cultural.

O feudalismo europeu: características do sistema económico, político e social; o papel do cristianismo; o ensino e a cultura, uma prerrogativa do clero; características do ensino na Idade Média feudal.

O conhecimento: os copistas e o scriptorium, as escolas e as bibliotecas monásticas.

A medicina: as enfermarias e as farmácias; o desígnio divino na doença e na cura.

A situação do clero nas sociedades medievais.

A Biologia na Alta Idade Média: a procura de conhecimento para justificar os dogmas religiosos e para suportar a religião e a moral pregada; o trabalho conciliador de Santo Agostinho ao equiparar fé e razão; características do conhecimento de ciências naturais durante a Alta Idade Média.

Isidoro de Sevilha e as suas Etymologiae: principais características da obra e a sua importância durante o período medieval; composição da obra, em especial no que se refere aos volumes I e II (trivium), III (quadrivium), IV (medicina), XII (os animais) e XVII (agricultura).

As sete artes liberais: agrupamento em trivium e quadrivium; o trivium como representação do escudo da Trindade.

Objectivos dos herbários, bestiários e lapidários: principais características e obras que serviram de base.

A expansão dos Muçulmanos: Maomé e o seu tempo; unificação das tribos e domínio da península arábica; o tempo dos quatro califas e a expansão para fora da península arábica; os califados Omíada e Abássida e a expansão árabe.

O que trouxe a expansão árabe: contacto com as obras da Antiguidade e absorção dos conhecimentos nelas contidos, a aquisição de novos conhecimentos e a devolução desses conhecimentos, com valor acrescentado, aos locais de origem.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.


Tertúlia de HIB 2

11 Novembro 2020, 21:00 Carlos António da Silva Assis

Tertúlia de HIB (espaço de contacto informal com os alunos dedicado a conversas informais sobre assuntos relacionados com História, com Ciência, com Biologia e com curiosidades de cultura geral).

Discussão das respostas dos alunos aos “Desafios de Pesquisa” propostos nas aulas de HIB.

Por sugestão de um dos alunos, explicação dos conceitos de espécie, subespécie, variedade e raça.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos sobre os conteúdos de HIB.

Conversa com os alunos sobre vários assuntos por eles propostos.

Nota: a sessão foi mantida à distância através da plataforma Zoom.


HIB 11

10 Novembro 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

Os médicos e a Medicina romana: Principais características da prática médica em Roma:

Aulus Cornelius Celsus (uma das principais fontes do conhecimento médico romano) e De Medicina.

Aelius Galenus (Galeno, o médico): vida e obra; influências e áreas que desenvolveu; personalidade e posição no que se refere às correntes médicas e religiosas; a adopção de Galeno por parte da Igreja; noção de saúde e doença com base no equilíbrio de quatro humores, quatro elementos e três pneuma (espíritos).

Botânica e farmacologia em Roma: da farmacologia à botânica em Roma.

Antonius Castor (botânico a farmacologista): interesses e actividade; pioneiro na criação de um jardim botânico e no cultivo de plantas para fins medicinais.

Pedanius Dioscorides: vida e obra; De Materia Medica, composição e principais características.

A História Natural em Roma: os compiladores do conhecimento vertido em obras da Antiguidade:

Gaius Plinius Secundus (Plínio-o-Velho): vida e obra; Naturalis Historiae, composição e principais características; a ausência de discernimento ou espírito critico, a não verificação de fontes e a persistência de falsas ideias em Naturalis Historiae, alguns exemplos ilustrativos.

Claudius Aelianus e De Natura Animalium (17 livros com breves histórias sobre animais).

A partir do século III: A expansão dos Hunos, surgimento e aumento progressivo dos conflitos fronteiriços; transferência da capital para Constantinopla; o crescimento, a legalização, o concílio de Niceia e a hegemonia absoluta do cristianismo; a divisão do Império Romano e a queda do Império do Ocidente.

Fortes e fracos do conhecimento científico e técnico em Roma. O contributo dos romanos para o conhecimento da Biologia.

Depois da queda do Império: A sobrevivência da língua e da religião; a estrutura, o espólio e a cultura da Igreja.

Do politeísmo ao monoteísmo: o politeísmo na Antiguidade e a aquisição de conhecimento; o monoteísmo herdado do Império e o conhecimento “pré-fabricado”.

A Biologia na Antiguidade: das justificações fantásticas para as racionais; características do conhecimento biológico na Antiguidade (Medicina, Botânica, História Natural).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.


HIB 10

5 Novembro 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

Alexandre Magno, ascendência, ascensão e conquistas; o império de Alexandre e a sua desintegração; papel na disseminação da cultura e do conhecimento grego.

Ptolemeu I e o início da dinastia Ptolemaica; transformação de Alexandria num centro de saber, a Biblioteca de Alexandria. A Biblioteca e o Museu de Alexandria: da origem à destruição.

A escola médica de Alexandria: a primeira grande escola de medicina científica: Herófilo de Calcedónia e Erasístrato de Chios a respectiva obra; o papel de cada um no conhecimento da anatomia e do funcionamento do organismo humano.

Roma: a primeira grande potência Ocidental.

O conhecimento grego e a transição para Roma: características da procura de conhecimento por parte dos gregos; o registo do conhecimento adquirido; a expansão grega no séc. IV a. C. (Alexandre III “O Grande”); Alexandria e a sua biblioteca; o impulso cultural de Ptolomeu; Alexandria como centro de comércio, de técnica e de ciência; a escola médica de Alexandria; medicina e filosofia (a evolução de uma aliança); a ocupação romana; o peso da cultura grega na civilização romana.

As três fases pelas quais passou Roma, desde a fundação à queda (monarquia, república e império).

Extensão geográfica do Império romano no seu auge.

A origem, ascensão, legalização e conversão do cristianismo em religião oficial no Império Romano.

A queda do Império Romano do Ocidente: As invasões dos povos bárbaros, o saque de Roma e a deposição de Rómulo Augusto.

A natureza e a História Natural: características gerais das obras nesta área.

Titus Lucretius Carus (Lucrécio, o poeta filósofo) e De Rerum Natura.

Gratius Faliscus e Cynegeticon Liber (um poema sobre a caça).

Halieuticon (um poema sobre a pesca, atribuído a Ovídio).

Oppianus de Anazarbus e De venatione e De Piscatu (livros sobre a caça e a pesca)

O gosto pela agricultura: características gerais das obras nesta área.

Marcus Porcius Cato (Catão-o-Velho): vida e obra; oposição à influência grega; De Agri Cultura.

Marcus Terentius Varro (Varrão): vida e obra; Rerum Rusticarum Libri III; Antecipação da microbiologia e da epidemiologia.

Lucius Moderatus Columella: vida e obra; De Re Rustica, em 12 volumes temáticos, e De Arboribus.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: a aula foi transmitida à distância através da plataforma Zoom.