Sumários
7 Dezembro 2021, 18:00
•
Maria Helena Mouriño Silva Nunes
Continuação da análise do caso de estudo "Samouel's Greek Cuisine Restaurant", utilizando o
package
R e o Excel.
- Análise univariada:
1. Representações gráficas relevantes
2. Testes de hipóteses relevantes para responder às questões de investigação, no contexto dos testes não-paramétricos.
- Análise bivariada:
Estudo das correlações entre as variáveis relevantes, no contexto não-paramétrico.
30 Novembro 2021, 19:30
•
Maria Helena Mouriño Silva Nunes
Amostragem não-aleatória: introdução; importância desta técnica na área do Marketing.
Apresentação das principais técnicas de amostragem não-aleatória: intencional, snowball, sequencial; conveniência (ou acessibilidade); quotas.
Apresentação de exemplos em que é usada a amostragem por quotas, com especial relevância para as sondagens em eleições onde este procedimento é largamente utilizado.
30 Novembro 2021, 18:00
•
Maria Helena Mouriño Silva Nunes
Seminário
Oradora: Isabel Dias
Statistician Specialist - Nestle Product Technology Centre
Nestle
Título: Quality by Design at Nestle - confectionary
Resumo: Some reflections about the role of a statistician/data scientist in a large company, as in the case of Nestle.
23 Novembro 2021, 19:30
•
Maria Helena Mouriño Silva Nunes
Processos de amostragem. Amostragem aleatória versus amostragem não-aleatória.
Revisão dos métodos de amostragem aleatória mais usados na prática: simples, sistemática, estratificada, por grupos (ou clusters); multi-etapas; multi-fases; réplicas.
23 Novembro 2021, 18:00
•
Maria Helena Mouriño Silva Nunes
Continuação da análise do caso de estudo "Samouel's Greek Cuisine Restaurant":
- Análise e discussão da questões que fazem parte do questionário em estudo;
- Definição das variáveis em análise.
Revisão dos vários tipos de escalas que surgem no caso de estudo em análise, com especial relevância para a escala nominal
versus escala ordinal.
- Análise descritiva das duas amostras em análise.