Sumários

Aula nº 18

16 Novembro 2021, 19:30 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Técnicas de Amostragem. Introdução. Sua importância no contexto do Marketing Research.

Origens das técnicas de amostragem. Principais conceitos.

Apresentação dos alunos: 1º Trabalho de Métodos Quantitativos em Marketing.


Aula nº 17

16 Novembro 2021, 18:00 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Apresentação do caso de estudo "Samouel's Greek Cuisine Restaurant", retirado do livro Hair et al. (2003). Essencials of Business Research Methods. John Wiley & Sons.

Início do estudo deste projecto:
- razões que conduziram à realização deste estudo;
- principais objectivos;
- delineamento da forma como foi realizada a recolha da amostra de clientes no restaurante do Samouel, e no restaurante do seu principal concorrente, restaurante do Phil.


Aula nº 16

9 Novembro 2021, 19:30 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Questionários.

Diferentes formas de aplicar questionários: entrevistas pessoais; questionário telefónico; questionário postal (em desuso); questionário através dos meios digitais e redes sociais.
Análise detalhada de cada um destes procedimentos, assim como avaliação das técnicas mais recentes para as implementar na realização de um questionário. É dado ênfase às seguintes técnicas: computer-assisted personal interviewing (CAPI), computer-assisted self interviewing (CASI).


Aula nº 15

9 Novembro 2021, 18:00 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Apresentação do projecto: Prevenção à iniciação do consumo de tabaco em meio escolar, o qual resultou de uma parceria com o ACES Arco Ribeirinho. Análise do Questionário: "Caracterização dos Hábitos Tabágicos dos Alunos do 3.º Ciclo do ACES Arco Ribeirinho", realizado no âmbito deste projecto.

Discussão com os alunos sobre: estrutura geral do questionário; redação das perguntas. Apresentação dos principais resultados obtidos. Discussão das principais conclusões do estudo.


Aula nº 14

2 Novembro 2021, 19:30 Maria Helena Mouriño Silva Nunes

Questionários. Tipos de questões: abertas; fechadas; mistas. Vantagens e desvantagens.

Questionário Piloto. Sua importância no contexto dos Estudos de Mercado.