Sumários

Interligacao do Sistema Visual

4 Abril 2025, 13:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Conteúdo:

Parte I
O caminho de um axónio de uma célula ganglionar da retina até o córtex visual; Mapa retinotópico Representação topográfica da retina no córtex pirmário visual; Mecanismos de conexão neuronal - pré-deterinados x seleção pós-conexão; Experimentos de Roger Sperry - salamandras e pré-deterimanção das células ganglionares da retina; Identificação de um sinal repulsor de axónios da retina temporal no tectum posterior Identificação dos gradientes de efrina como o sinal repulsor de axónios da retina temporal no tectum posterior; Biologia molecular do direcionamento axonal; Quiasma ótico; Mecanismo molecular do direcionamento axonal das células ganglionares da retina no quiasma ótico. 
Parte II

Papel da experiência e da atividade neuronal nas conexões neuronais. Colunas de dominância no córtex visual V1 de gatos. Período crítico. Experimentos de Hubel & Wiesel: Deprivação monocular durante o desenvolvimento afeta a dominância ocular. Hipótese da competição. Oclusão binocular e a importância de controlos. Estabelecimento de colunas de dominância ocular em sapos que desenvolvem-se com um “terceiro olho”. Colunas de dominância formam-se gradualmente durante o desenvolvimento. Atividade neuronal espontânea é crítica para a formação de colunas de dominância. Ondas retinais - atividade espontânea.


Processamento Cortical da Informacao Visual

3 Abril 2025, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Arquitetura funcional das áreas retinotópicas no córtex - Camadas do córtex, colunas de orientação e colunas de dominância ocular - Diferenças entre primatas e outros vertebrados na organização do córtex visual - Vias preferenciais da fototransdução no córtex visual V1 (vias feedforward e feedback) - Similaridades entre a organização geral do fluxo informacional no córtex visual e somatosensorial (conceitos gerais) - Processamento paralelo da informação visual pelas vias dorsais e ventrais - Função e propriedades das vias dorsais e ventrais, e suas associações com as vias parvo e magno-celulares - Campo ocular frontal, atenção visual e integração das vias visuais dorsais e ventrais - Deteção visual de objetos e faces


Neurodegeneração e Envelhecimento (I) e Silenciamento neuronal (Shibire[ts])

3 Abril 2025, 14:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Neurodegeneração e Envelhecimento (I) e Silenciamento neuronal (Shibire[ts])


Aula composta por duas partes: 1) A introdução ao bloco « Neurodegeneração e envelhecimento».; e 2) Experimento envolvendo UAS-Shibire[ts] e o comportamento de resposta à temperatura.


Parte 1: Neurodegeneração e envelhecimento

Foi feita a introdução ao tema das aulas seguintes “Neurodegeneração e Envelhecimento”, com o enfoque em dois mecanismos de neurodegeneração: 1) doença de Parkinson e o papel da alfa-sinucleína e do envelhecimento nesta doença. 2) o papel da reativação dos elementos transponíveis (com enforque nos retrotransposons - LINE1) em geração de instabilidade genómica em neurónios e o possível papel desses elementos na perda de função neuronal com a idade. Os alunos foram instigados a testar esta hipótese ao expressar um LINE1 do mosquito Anopheles gambiae no sistema nervoso da Drosophila e quantificar a função neuronal em animais jovens e envelhecidos.  


Modelo de Parkinson

Os alunos fizeram os cruzamentos com moscas transgénicas para estudarem um modelo da “doença de Parkinson” na descendência da mosca. Para tal, utilizaram o sistema GAL4/UAS para expressar a alfa-sinucleína humana em todos os neurónios da mosca (57C10-GAL4 > UAS-SNCA (versão humana com codão optimizado para Drosophila). Cruzamentos  controlos entre o driver pan-neuronal e a mosca controlo w1118 para gerar moscas que envelhecerão sem a sobre-expressão da alfa-sinucleína (57C10-GAL4/+).


Neurodegeneração por reativação de retrotransposons

Os alunos utilizaram o sistema GAL4/UAS para expressar a LINE1 AgL1 em todos os neurónios da mosca (57C10-GAL4 > UAS-AgL1). Cruzamentos  controlos entre o driver pan-neuronal e a mosca controlo w1118 para gerar moscas que envelhecerão sem a sobre-expressão do retrotransposon (57C10-GAL4/+).


Parte 2: Silenciamento Neuronal

Nesta aula foi feita uma introdução à transmissão sináptica e o papel da proteína Dinamina neste processo. Foi introduzido o gene shibire de Drosophila e a mutação sensível à temperatura shibire[ts1]. A aula consistiu em observar o comportamento locomotor de animais que expressam shibire[ts1] em células específicas do sistema nervoso quando expostos à uma temperatura >29C. Isso foi feito utilizando animais F1 de cruzamentos entre fêmeas UAS-shibire[ts1] e machos dos stocks GAL4 que os alunos já conheciam das aulas anteriores: ChAT, repo, VGlut e ppk. Adicionalmente foi incluído a linha controlo w[1118] cruzado com UAS-shibire[ts1] que não deveria apresentar nenhuma resposta. Os alunos observaram quais genotipos tinham animais paralizados após 5 min à >29C e registravam a proporção de animais paralizados, bem como recuperados após 10 min à temperatura ambiente numa tabela. Foi feita a síntese de todos os grupos no final da aula seguida de discussão sobre as diferenças entre genotipos. Nomeadamente as linhas ChAT e VGlut tiveram moscas paralizadas e as demais não (ou somente esporadicamente). Foi enfatizada a importância dos controlos experimentais em experimentos na neurogenética e em geral, e a diferença da função dos diferentes grupos neuronais para a locomoção, bem como os limites interpretativos dos experimentos realizados. Redação do relatório e entrega do relatório. Esta aula foi dada em conjunto com a Dra. Fabiana Herédia.


Neurodegeneração e Envelhecimento (I) e Silenciamento neuronal (Shibire[ts])

3 Abril 2025, 10:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Neurodegeneração e Envelhecimento (I) e Silenciamento neuronal (Shibire[ts])


Aula composta por duas partes: 1) A introdução ao bloco « Neurodegeneração e envelhecimento».; e 2) Experimento envolvendo UAS-Shibire[ts] e o comportamento de resposta à temperatura.


Parte 1: Neurodegeneração e envelhecimento

Foi feita a introdução ao tema das aulas seguintes “Neurodegeneração e Envelhecimento”, com o enfoque em dois mecanismos de neurodegeneração: 1) doença de Parkinson e o papel da alfa-sinucleína e do envelhecimento nesta doença. 2) o papel da reativação dos elementos transponíveis (com enforque nos retrotransposons - LINE1) em geração de instabilidade genómica em neurónios e o possível papel desses elementos na perda de função neuronal com a idade. Os alunos foram instigados a testar esta hipótese ao expressar um LINE1 do mosquito Anopheles gambiae no sistema nervoso da Drosophila e quantificar a função neuronal em animais jovens e envelhecidos.  


Modelo de Parkinson

Os alunos fizeram os cruzamentos com moscas transgénicas para estudarem um modelo da “doença de Parkinson” na descendência da mosca. Para tal, utilizaram o sistema GAL4/UAS para expressar a alfa-sinucleína humana em todos os neurónios da mosca (57C10-GAL4 > UAS-SNCA (versão humana com codão optimizado para Drosophila). Cruzamentos  controlos entre o driver pan-neuronal e a mosca controlo w1118 para gerar moscas que envelhecerão sem a sobre-expressão da alfa-sinucleína (57C10-GAL4/+).


Neurodegeneração por reativação de retrotransposons

Os alunos utilizaram o sistema GAL4/UAS para expressar a LINE1 AgL1 em todos os neurónios da mosca (57C10-GAL4 > UAS-AgL1). Cruzamentos  controlos entre o driver pan-neuronal e a mosca controlo w1118 para gerar moscas que envelhecerão sem a sobre-expressão do retrotransposon (57C10-GAL4/+).


Parte 2: Silenciamento Neuronal

Nesta aula foi feita uma introdução à transmissão sináptica e o papel da proteína Dinamina neste processo. Foi introduzido o gene shibire de Drosophila e a mutação sensível à temperatura shibire[ts1]. A aula consistiu em observar o comportamento locomotor de animais que expressam shibire[ts1] em células específicas do sistema nervoso quando expostos à uma temperatura >29C. Isso foi feito utilizando animais F1 de cruzamentos entre fêmeas UAS-shibire[ts1] e machos dos stocks GAL4 que os alunos já conheciam das aulas anteriores: ChAT, repo, VGlut e ppk. Adicionalmente foi incluído a linha controlo w[1118] cruzado com UAS-shibire[ts1] que não deveria apresentar nenhuma resposta. Os alunos observaram quais genotipos tinham animais paralizados após 5 min à >29C e registravam a proporção de animais paralizados, bem como recuperados após 10 min à temperatura ambiente numa tabela. Foi feita a síntese de todos os grupos no final da aula seguida de discussão sobre as diferenças entre genotipos. Nomeadamente as linhas ChAT e VGlut tiveram moscas paralizadas e as demais não (ou somente esporadicamente). Foi enfatizada a importância dos controlos experimentais em experimentos na neurogenética e em geral, e a diferença da função dos diferentes grupos neuronais para a locomoção, bem como os limites interpretativos dos experimentos realizados. Redação do relatório e entrega do relatório. Esta aula foi dada em conjunto com a Dra. Fabiana Herédia.


Neurodegeneração e Envelhecimento (I) e Silenciamento neuronal (Shibire[ts])

2 Abril 2025, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Neurodegeneração e Envelhecimento (I) e Silenciamento neuronal (Shibire[ts])


Aula composta por duas partes: 1) A introdução ao bloco « Neurodegeneração e envelhecimento».; e 2) Experimento envolvendo UAS-Shibire[ts] e o comportamento de resposta à temperatura.


Parte 1: Neurodegeneração e envelhecimento

Foi feita a introdução ao tema das aulas seguintes “Neurodegeneração e Envelhecimento”, com o enfoque em dois mecanismos de neurodegeneração: 1) doença de Parkinson e o papel da alfa-sinucleína e do envelhecimento nesta doença. 2) o papel da reativação dos elementos transponíveis (com enforque nos retrotransposons - LINE1) em geração de instabilidade genómica em neurónios e o possível papel desses elementos na perda de função neuronal com a idade. Os alunos foram instigados a testar esta hipótese ao expressar um LINE1 do mosquito Anopheles gambiae no sistema nervoso da Drosophila e quantificar a função neuronal em animais jovens e envelhecidos.  


Modelo de Parkinson

Os alunos fizeram os cruzamentos com moscas transgénicas para estudarem um modelo da “doença de Parkinson” na descendência da mosca. Para tal, utilizaram o sistema GAL4/UAS para expressar a alfa-sinucleína humana em todos os neurónios da mosca (57C10-GAL4 > UAS-SNCA (versão humana com codão optimizado para Drosophila). Cruzamentos  controlos entre o driver pan-neuronal e a mosca controlo w1118 para gerar moscas que envelhecerão sem a sobre-expressão da alfa-sinucleína (57C10-GAL4/+).


Neurodegeneração por reativação de retrotransposons

Os alunos utilizaram o sistema GAL4/UAS para expressar a LINE1 AgL1 em todos os neurónios da mosca (57C10-GAL4 > UAS-AgL1). Cruzamentos  controlos entre o driver pan-neuronal e a mosca controlo w1118 para gerar moscas que envelhecerão sem a sobre-expressão do retrotransposon (57C10-GAL4/+).


Parte 2: Silenciamento Neuronal

Nesta aula foi feita uma introdução à transmissão sináptica e o papel da proteína Dinamina neste processo. Foi introduzido o gene shibire de Drosophila e a mutação sensível à temperatura shibire[ts1]. A aula consistiu em observar o comportamento locomotor de animais que expressam shibire[ts1] em células específicas do sistema nervoso quando expostos à uma temperatura >29C. Isso foi feito utilizando animais F1 de cruzamentos entre fêmeas UAS-shibire[ts1] e machos dos stocks GAL4 que os alunos já conheciam das aulas anteriores: ChAT, repo, VGlut e ppk. Adicionalmente foi incluído a linha controlo w[1118] cruzado com UAS-shibire[ts1] que não deveria apresentar nenhuma resposta. Os alunos observaram quais genotipos tinham animais paralizados após 5 min à >29C e registravam a proporção de animais paralizados, bem como recuperados após 10 min à temperatura ambiente numa tabela. Foi feita a síntese de todos os grupos no final da aula seguida de discussão sobre as diferenças entre genotipos. Nomeadamente as linhas ChAT e VGlut tiveram moscas paralizadas e as demais não (ou somente esporadicamente). Foi enfatizada a importância dos controlos experimentais em experimentos na neurogenética e em geral, e a diferença da função dos diferentes grupos neuronais para a locomoção, bem como os limites interpretativos dos experimentos realizados. Redação do relatório e entrega do relatório. Esta aula foi dada em conjunto com a Dra. Fabiana Herédia.