Sumários

NL

4 Junho 2025, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Devido ao fim das aulas na 5a feira, não tivemos aula para coordenar as PLs da semana.


NL

4 Junho 2025, 14:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Devido ao fim das aulas na 5a feira, não tivemos aula para coordenar as PLs da semana.


Aprendizado e Memória III

30 Maio 2025, 13:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

ONDE OCORRE O APRENDIZADO E ONDE A MEMÓRIA É GUARDADA NO SISTEMA NERVOSO? Em roedores, o aprendizado espacial e a memória requerem o hipocampo Manipulações que alteram o LTP hipocampal também alteram a memória espacial. Contribuição do neocórtex para o armazenamento a longo-prazo da memória explícita Papel do hipocampo e do córtex Hipótese da consolidação dos sistemas Ondulações “Sharp-wave ripples (SWRs)” Consolidação da memória durante o repouso e/ou sono Reativação da memória Papel da amígdala no condicionamento do medo Amígdala – memória do medo Hipocampo – memória do contexto espacial Circuitos da amígdala durante o condicionamento olfativo do medo Limitações dos estudos de lesões da amígdala. No final da aula foi aplicado o Mini-teste III.


Aprendizado e Memória II

29 Maio 2025, 16:30 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

CONTEÚDO: BASE CELULAR DA MEMÓRIA: Hipótese I: a memória é guardada como forças das conexões sinápticas em ciruitos neuronais O hipocampo e seus circuitos Hipótese II: o aprendizado modifica as forças das conexões sináptica - Recordação da regra de Hebb e plasticidade sináptica. Tipos de aprendizado (supervisionado, não-supervisionado, reenforço). Outros mecanismos de bases de memória. Mecanismos de plasticidade sináptica. A potenciação de longa duração (LTP). LTP: especificidade de input, cooperatividade e associatividade. O recetor NMDA é um detetor de coincidência para a indução de LTP. O recrutamento de recetores AMPA para a superfície pós-sináptica é um dos principais mecanimsos de expressão de LTP. A auto-fosforilação de CaMKII cria uma memória molecular que conecta a indução e a expressão de LTP. A depressão de longa duração (LTD) enfraquece a eficiência sináptica. Como a plasticidade sináptica é adquirida?: A “plasticidade dependente do timing do potencial de ação” pode ajustar a eficiência sináptica bidirecionalmente. A plasticidade homeostática ajusta as forças sinápticas de acordo com a atividade. Células pós-sinápticas podem produzir mensageiros retrógrados para regular a libertação de neurotrasmissores pelas suas parceiras pré-sinápticas (endocanabinoides) Mudanças de longo-prazo nas forças das conexões sinápticas envolvem a formação de novas sinapses RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E PLASTICIDADE SINÁPTICA Animais exibem muitas formas de aprendizado Condicionamento clássico (Pavloviano) e operante - definições e exemplos Aprendizado cognitivo em abelhas Habituação e sensitização em Aplysia são mediados por mudanças na força sináptica Ambas memórias a curto- e longo-prazo em Aplysia envolvem sinalização de cAMP Condicionamento olfativo em Drosophila requer sinalização de cAMP Genética da memória em Drosophila - genes Rutabaga e Dunce Modificações na matriz de peso sináptico do mushroom body da Drosophila durante o condicionamento olfativo Mushroom body - sistemas dopaminérgicos de aversão e atração Mecanismos de associação no condicionamento. 


Neurodegeneração e Envelhecimento III (Doenças do SN)

29 Maio 2025, 14:00 Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo

Neurodegeneração e Envelhecimento III (Doenças do SN)

Nesta aula discutimos os resultados da aula passada 10. Discutimos os efeitos do envelhecimento no sistema nervoso humano com enfoque no encéfalo e discutimos a doença de Alzheimer, sua patogênese e fatores de risco (familial e esporádico (early e late onset AD, respectively). Os alunos fizeram o relatório sobre os resultados e conteúdo. Fez-se o encerramento do curso prático com uma recapitulação geral das PLs.