Sumários
Sistemas motores
9 Maio 2025, 13:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Sistemas motores
Somatosenssação II e Mini-teste II
8 Maio 2025, 16:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Vias somatossensoriais ascendentes e relação das vias com transmissão de sinais do toque e da dor. Modulação da dor. Vias de modulação da dor: modulação na medula espinal por neurónios sensoriais do tipo a-beta (toque inócuo), hiperalgesia, modulação pela inflamação - interação do sistema nervoso sensorial com tecidos danificados e sistema imune, papel da bradicinina e prostaglandina, analgésicos, modulação por vias descendentes e opióides. Vias sensoriais - revisão das vias centrais das vias sensoriais - olfatória, gustatória, auditiva, sistema vestibular, visão, e via somatossensorial, até nas projeções até as diferentes regiões do córtex somatossensorial.
Na 2a parte desta aula foi apicado o Mini-teste II.
Campos recetivos visuais humanos
8 Maio 2025, 14:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Os experimentos desta aula abordam os campos recetivos das células ganglionares da retina e células simples e complexas do córtex visual primário.
Com o auxílio de computadores foram realizados exercícios de simulação e ilustração de campos recetivos com base no livro Sensation and Perception - Interactive Sensation Laboratory Exercises (ISLE) by John H. Krantz & Bennett L. Schwartz.
Estas atividades servem para ver como a natureza dos campos receptivos center-surround ajuda a explicar a importância do contraste na nossa perceção.
Foram realizadas V tarefas, para simular os experimentos de Kuffler e Hubel e Wiesel - revelando o sistema center-surround, a deteção dos contrastes e bordas, a descoberta de células simples, células complexas, e finalmente uma tarefa para perceber a base celular de ilusões óticas como a banda de Mach e contraste simultâneo. Em duplas, os alunos responderam quizzes online e responderam o relatório sobre as atividades. Esta aula foi dada em conjunto com a Professora Fabiana Heredia.
Campos recetivos visuais humanos
8 Maio 2025, 10:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Os experimentos desta aula abordam os campos recetivos das células ganglionares da retina e células simples e complexas do córtex visual primário.
Com o auxílio de computadores foram realizados exercícios de simulação e ilustração de campos recetivos com base no livro Sensation and Perception - Interactive Sensation Laboratory Exercises (ISLE) by John H. Krantz & Bennett L. Schwartz.
Estas atividades servem para ver como a natureza dos campos receptivos center-surround ajuda a explicar a importância do contraste na nossa perceção.
Foram realizadas V tarefas, para simular os experimentos de Kuffler e Hubel e Wiesel - revelando o sistema center-surround, a deteção dos contrastes e bordas, a descoberta de células simples, células complexas, e finalmente uma tarefa para perceber a base celular de ilusões óticas como a banda de Mach e contraste simultâneo. Em duplas, os alunos responderam quizzes online e responderam o relatório sobre as atividades. Esta aula foi dada em conjunto com a Professora Fabiana Heredia.
Campos recetivos visuais humanos
7 Maio 2025, 16:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Os experimentos desta aula abordam os campos recetivos das células ganglionares da retina e células simples e complexas do córtex visual primário.
Com o auxílio de computadores foram realizados exercícios de simulação e ilustração de campos recetivos com base no livro Sensation and Perception - Interactive Sensation Laboratory Exercises (ISLE) by John H. Krantz & Bennett L. Schwartz.
Estas atividades servem para ver como a natureza dos campos receptivos center-surround ajuda a explicar a importância do contraste na nossa perceção.
Foram realizadas V tarefas, para simular os experimentos de Kuffler e Hubel e Wiesel - revelando o sistema center-surround, a deteção dos contrastes e bordas, a descoberta de células simples, células complexas, e finalmente uma tarefa para perceber a base celular de ilusões óticas como a banda de Mach e contraste simultâneo. Em duplas, os alunos responderam quizzes online e responderam o relatório sobre as atividades. Esta aula foi dada em conjunto com a Professora Fabiana Heredia.