Sumários
Introducao a Neurobiologia II
21 Fevereiro 2025, 13:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Nesta aula foi introduzido o conceito de herdabilidade no contexto do debate nature vs nurture. A fórmula para o cálculo da herdabilidade foi apresentada utilizando o exemplo do estudo do quociente de inteligência (QI) em gémeos monozigótics x dizigóticos. Foi contrastado o comportamento inato e adquirido. O comportamento inato foi definido e exemplificado. O comportamento adquirido foi explorado no contexto da capacidade que a coruja do celeiro juvenis apresenta em adaptar o seu sistema auditivo à prismas oculares. Com o conceito de plasticidade neural foi apresentado, bem como os efeitos da idade nesta plasticidade, e maneiras de contornar esta deterioração. Foi feita uma introdução à neuroanatomia do sistema nervoso central e periférico, planos anatómicos do corpo e neuraxis. Também dentro do paradigma da coruja do celeiro foi apresentado o conceito de mapas neurais (topias) e correlatos neuronais de comportamentos.
Introdução à Neurobiologia I
20 Fevereiro 2025, 16:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
20 Fevereiro 2025, 14:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia.
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
20 Fevereiro 2025, 10:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia.
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
19 Fevereiro 2025, 16:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos
Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia.