Sumários
22 Maio 2025, 14:00
•
Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Nesta aula os alunos estimaram o comportamento locomotor das moscas (macho) controlo (57C10>+) e com sobre-expressão da alfa-sinucleína humana (57C10>SNCA) ou de um retrotransposon L1 (do mosquito Anopheles gambiae; 57C10>AgL1) no sistema nervoso. As moscas foram envelhecidas por 5, 15 ou 30 dias. O ensaio utilizado foi o "negative geotaxis assay".
Foi dada uma breve introdução ao ensaio, suas vantagens e desvantagens. Os alunos repetiram o ensaio 5 vezes com filmes e registraram a % de animais acima de 4 cm depois de 5 e 10s. Os alunos completaram tabelas com os dados do ensaio e generaram gráficos do tipo box-plot com os resultados. Na segunda etapa foi realizado um mini-Quizz interativo com recurso ao website Quizziz. Os alunos responderam em grupos a 10 questões sobre o conteúdos das PLs (integrando temas de neurogenética com os temas de neurodegeneração e do sistema neuroendócrino). As questões foram apresentadas em forma de quiz competitivo com 1 min para debate dentro do grupo para chegarem as respostas consensuais. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia.
22 Maio 2025, 10:00
•
Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Nesta aula os alunos estimaram o comportamento locomotor das moscas (macho) controlo (57C10>+) e com sobre-expressão da alfa-sinucleína humana (57C10>SNCA) ou de um retrotransposon L1 (do mosquito Anopheles gambiae; 57C10>AgL1) no sistema nervoso. As moscas foram envelhecidas por 5, 15 ou 30 dias. O ensaio utilizado foi o "negative geotaxis assay".
Foi dada uma breve introdução ao ensaio, suas vantagens e desvantagens. Os alunos repetiram o ensaio 5 vezes com filmes e registraram a % de animais acima de 4 cm depois de 5 e 10s. Os alunos completaram tabelas com os dados do ensaio e generaram gráficos do tipo box-plot com os resultados. Na segunda etapa foi realizado um mini-Quizz interativo com recurso ao website Quizziz. Os alunos responderam em grupos a 10 questões sobre o conteúdos das PLs (integrando temas de neurogenética com os temas de neurodegeneração e do sistema neuroendócrino). As questões foram apresentadas em forma de quiz competitivo com 1 min para debate dentro do grupo para chegarem as respostas consensuais. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia.
21 Maio 2025, 16:30
•
Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Nesta aula os alunos estimaram o comportamento locomotor das moscas (macho) controlo (57C10>+) e com sobre-expressão da alfa-sinucleína humana (57C10>SNCA) ou de um retrotransposon L1 (do mosquito Anopheles gambiae; 57C10>AgL1) no sistema nervoso. As moscas foram envelhecidas por 5, 15 ou 30 dias. O ensaio utilizado foi o "negative geotaxis assay".
Foi dada uma breve introdução ao ensaio, suas vantagens e desvantagens. Os alunos repetiram o ensaio 5 vezes com filmes e registraram a % de animais acima de 4 cm depois de 5 e 10s. Os alunos completaram tabelas com os dados do ensaio e generaram gráficos do tipo box-plot com os resultados. Na segunda etapa foi realizado um mini-Quizz interativo com recurso ao website Quizziz. Os alunos responderam em grupos a 10 questões sobre o conteúdos das PLs (integrando temas de neurogenética com os temas de neurodegeneração e do sistema neuroendócrino). As questões foram apresentadas em forma de quiz competitivo com 1 min para debate dentro do grupo para chegarem as respostas consensuais. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia.
21 Maio 2025, 14:00
•
Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Nesta aula os alunos estimaram o comportamento locomotor das moscas (macho) controlo (57C10>+) e com sobre-expressão da alfa-sinucleína humana (57C10>SNCA) ou de um retrotransposon L1 (do mosquito Anopheles gambiae; 57C10>AgL1) no sistema nervoso. As moscas foram envelhecidas por 5, 15 ou 30 dias. O ensaio utilizado foi o "negative geotaxis assay".
Foi dada uma breve introdução ao ensaio, suas vantagens e desvantagens. Os alunos repetiram o ensaio 5 vezes com filmes e registraram a % de animais acima de 4 cm depois de 5 e 10s. Os alunos completaram tabelas com os dados do ensaio e generaram gráficos do tipo box-plot com os resultados. Na segunda etapa foi realizado um mini-Quizz interativo com recurso ao website Quizziz. Os alunos responderam em grupos a 10 questões sobre o conteúdos das PLs (integrando temas de neurogenética com os temas de neurodegeneração e do sistema neuroendócrino). As questões foram apresentadas em forma de quiz competitivo com 1 min para debate dentro do grupo para chegarem as respostas consensuais. Esta aula foi dada em conjunto com a Prof. Dra. Fabiana Herédia.
16 Maio 2025, 13:00
•
Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Cerebelo - anatomia, células, circuitos e funções motoras - Refinamento da atividade motora pelo cerebelo - reflexo vestibulo-ocular, coordenação - Mecanismo de aprendizado motor no cerebelo.
Conteúdo: Sistemas motores: - O movimento voluntário é controlado pela atividade populacional dos neurónios do córtex motor - micro-estímulos do córtex motor pode causar movimentos complexos - o homúnculo do córtex motor revisado e atualizado - representação dos movimentos dos dedos no córtex motor primário - determinação da direção dos movimentos pela atividade populacional de neurónios do córtex motor - O córtex posterior parietal regula as transformações sensório-motoras - atividade preparatório e antecipação do movimento - diferentes regiões do córtex parietal antecipam o movimento dos braços e dos olhos (saccades) - O córtex frontal regula o planejamento do movimento: uma perspetiva dos sistemas dinâmicos - neurónios espelho (mirror neurons) - A atividade populacional dos neurónios do córtex motor pode ser usada para controlar próteses neurais - neuroprostética e atividade populacional de neurónios - implantes cerebrais no córtex motor em macacos e humanos