Sumários
Neuroanatomia I
6 Março 2023, 08:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Neuroanatomia I
Foi feita uma introdução à anatomia do sistema nervoso da Drosophila melanogaster. Prática: Alunos isolaram larvas L3 dos cruzamentos realizados na aula PL1, nomeadamente entre as linhas GAL4, repo ou ChAT e a linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger. As larvas foram visualizadas em lupa de fluorescência para observar a localização dos sistemas gliais e neurónios colinérgicos, permitindo visualizar neurónios individuais, o neuropil, nervos e uma primeira visualização do sistema nervoso central e periférico. Os alunos fizeram a dissecção de larvas para preparar lâminas para ver no microscópio de fluorescência para observar as preparações em maior aumento. Foram feitas imagens. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula contou com a colaboração da Dra. Fabiana Herédia na realização da prática.
Sinalização intraneuronal II
1 Março 2023, 17:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Sinalização intraneuronal II
Conteúdo:
- Propriedades biológicas e elétricas dos neurónios
- Base iónica do potencial de membrana - aprofundamento
- Equação de Nernst e Goldman-Hodgkin-Katz
- Polarização, despolarização e hiperpolarização
- Descrição da membrana plasmática em termos de circuitos elétricos
- Conceitos de circuitos: potencial, resistência, conductância, corrente, capacitância, carga
- Modelação dos canais iónicos na membrana plasmática
- Propriedades passivas dos neurónios
- Constante do tempo e constante de distância
- Decaimento do sinal elétrico com a distância
- Introdução ao potencial de ação
Sinalização Intraneuronal I
27 Fevereiro 2023, 16:30 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Sinalização intraneuronal I
Conteúdo:
- Propriedades biológicas e elétricas dos neurónios
- Pressão evolutiva para transmissão rápida de sinais e controlo comportamental
- Revisão da dogma central da biologia molecular e tráfico intracelular de vesículas
- Problema do transporte intraneuronal de materiais e sinais (tamanho e comprimento neuronal)
- Transporte de macromoléculas e organelas
- Transporte por difusão e transporte ativo lento e rápido (descoberta e evidências)
- Citoesqueleto e motores protéicos
- Kinesina (descoberta) e dineínas
- Transporte passivo de solutos por canais e transportadores
- Formas de transporte passivo
- Gradiente eletroquímico
- Polarização de membrana
- Potencial de membrana
- Introdução à base iónica do potencial de membrana
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos.
27 Fevereiro 2023, 10:00 • João Picão Osório
Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula contou com a colaboração da Dra. Fabiana Herédia na realização da prática.
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos.
27 Fevereiro 2023, 08:00 • Alisson Marques de Miranda Cabral Gontijo
Introdução ao modelo Drosophila para estudos neurogenéticos.
Foi feita a introdução ao organismo modelo Drosophila melanogaster, ao uso do sistema binário GAL4-UAS para controlo espacial da expressão génica, revisão dos conceitos de enhancers, promotores, genes “reporters” (GFP) e transgenes. Discussão de enhancers ubíquos e tecido/célula-específicos. Explicação dos enhancers GAL4 a serem utilizadas nas aulas práticas I-III: repo, ChAT, VGlut e ppk e da linha repórter UAS-CD4::GFP, UAS-RedStinger, bem como o propósito de cada uma em relação às práticas sobre a anatomia do sistema nervoso. Prática: visualizar e separar todos os estádios de Drosophila, incluindo fêmeas (virgens e não-virgens) e machos adultos; flipar “laying pots” e tubos de moscas, e preparar os cruzamentos entre machos das linhas GAL4 e fêmeas virgens da linha repórter. Redação do relatório e entrega do relatório e dos cruzamentos. Esta aula contou com a colaboração da Dra. Fabiana Herédia na realização da prática.