Sumários

Difracção. Resolução angular de sistemas ópticos

20 Dezembro 2024, 14:30 José Manuel Rebordão

Difracção por uma lente, construção da amplitude complexa no plano focal da lente, nos termos da aproximação de Fresnel. Função pupila. Relação com a formação de imagem em telescópios. A imagem de objectos pontuais e a TF da função pupila. Conceito de resolução. Critério de Rayleigh. Breve referência a outros critérios para além do de Rayleigh. Exemplos.
 
Exemplos: imagens Hubble e JWST, identificação dos efeitos da pupila. Relevância do secundário e dos suportes mecânicos do secundário na distribuição da energia no plano focal de um telescópio.
Formulário e Objectivos de aprendizagem para o tema “difracção”.
 
CONCLUSÃO DA DISCIPLINA


Difração

19 Dezembro 2024, 16:30 João Miguel Pinto Coelho

Condição de validade da aproximação de Fraunhofer. 

Difração de fenda única, fenda rectangular e abertura circular.
Resolução de sistemas ópticos: disco de Airy, limite de resolução, poder de resolução e acuidade visual.
Exercícios 69 a 73.


Difracção por redes de fase. Lentes

18 Dezembro 2024, 17:30 José Manuel Rebordão

Difracção por redes de difracção de fase, sinusoidais – exemplos. Identificação, no padrão de difracção das diversas características do objecto difractante: motivo, padrão de repetição, abertura confinante.
Difracção por matrizes de aberturas idênticas – exemplos.
Difracção por lentes: FTA, efeito de lentes sobre feixes gaussianos.
 
BIBLIOGRAFIA
Apresentação Power Point utilizada na aula.
Goodman, secções 4.4 e 5.2.
https://en.wikipedia.org/wiki/Angular_resolution#:~:text=Angular%20resolution%20describes%20the%20ability,major%20determinant%20of%20image%20resolution.
PRÓXIMA AULA
Resolução de sistemas ópticos. Exemplos


Difração

18 Dezembro 2024, 14:00 João Miguel Pinto Coelho

Condição de validade da aproximação de Fraunhofer. 

Difração de fenda única, fenda rectangular e abertura circular.
Resolução de sistemas ópticos: disco de Airy, limite de resolução, poder de resolução e acuidade visual.
Exercícios 69 a 73.


Difracção por diversos objectos de amplitude

17 Dezembro 2024, 15:00 José Manuel Rebordão

Função de transmissão em amplitude: conceito; exemplos. Objectos de amplitude e de fase. FTA de aberturas simples: rectângulo, círculo, elemento genérico inscrito num paralelepípedo (prismas, redes de difracção). Redes de difracção em amplitude de perfil sinusoidal e binário. Funções sinc e sombrero. Utilização das propriedades da TF relativas à translação e à escala. Factores de que depende a escala do padrão de difracção.
 
Irradiância do padrão de difracção das aberturas rectangular e circular: largura do lobo central, distribuição dos zeros, variação das amplitudes máximas.
Difracção por uma fenda como caso particular da abertura rectangular.
Difracção por redes de difracção de amplitude e de fase, sinusoidais ou binárias – exemplos. Identificação, no padrão de difracção das diversas características do obejcto difractante: motivo, padrão de repetição, abertura confinante.
 
BIBLIOGRAFIA
Apresentação Power Point utilizada na aula.
Goodman, secções 4.4 e 5.2.
https://en.wikipedia.org/wiki/Angular_resolution#:~:text=Angular%20resolution%20describes%20the%20ability,major%20determinant%20of%20image%20resolution.
PRÓXIMA AULA
Redes de difracção de fase e respectivo espectro de difracção. Lentes: TFA de lentes, acção de lentes sobre feixes gaussianos.