Sumários

Aula prática 8

24 Abril 2026, 08:00 Mário Albino Pio Cachão

Saída de campo à Praia do Guincho - Abano.


Saída de Campo - Praia da Crismina (Cascais)

24 Abril 2026, 08:00 Elisabete Malafaia

Observação e identificação de rochas sedimentares (calcários compactos, recifais e margosos, margas, argilitos, arenitos e conglomerados) e de rochas ígneas (basalto e filão alterado). Observação de estruturas sedimentares (estratificação, calcários bioacumulados e biodetríticos e marcas de ondulação). Identificação de fósseis (ostreídeos, rudistas, gastrópodes, corais e orbitolinas). Observação de estruturas ígneas (filões verticais) e tectónicas (falhas, estrias de falha, contacto por falha e estrutura monoclinal). Observação das sequências sedimentares da transição entre o Cretácico Inferior e o Cretácico Superior ("Camadas de Almargem" e "Calcários Margosos do Belasiano"). Observação de aspetos geomorfológicos (erosão diferencial e ventifactos). Elaboração de uma planta geológica com base nas observações de campo.


4ª Saída de Campo

24 Abril 2026, 08:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

4ª Saída de Campo


14ª Teórica

22 Abril 2026, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

Conclusão do Módulo sobre as Rochas Ígneas. Os materiais da Terra e os sistemas energéticos terrestres. Processos geológicos fundamentais: Formação de magma e de rochas ígneas – Porque se forma Magma? Como? Onde? Constituição e mobilidade do Magma. Tipos de Magma. Magma vs Lava. Processos geológicos fundamentais: Formação de magma e de rochas ígneas. Ambientes intrusivos e extrusivos; Formação de Rochas Ígneas plutónicas e vulcânicas – critérios macroscópicos para a sua classificação; Síntese da distribuição da actividade magmática à escala global. 

Conclusão do estudo dos tipos de piroclastos desde as cinzas finas ás bombas vulcânicas de grande dimensão. Tipos de edifícios vulcânicos consoante os tipos de erupção do tipo Havaiano, ao Stromboliano, Vulcaniano, etc. 

Conclusão do estudo do período de retorno das erupções vulcânicas, similitudes com os períodos de retorno dos sismos. Erupções Colossais e Mega-colossais - escala de erupções e de grau de perigosidade - Índice de Explosividade VEI. 

Gases emanados e evolução do vulcanismo da História Geológica.





Bibliografia: 


Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p. 

http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html 

Marshak, Stephen (2008) - Earth: portrait of a planet. W. W. Norton & Company, London (3ª edição), 832p

 










13ª Teórica

20 Abril 2026, 11:00 Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca

 

Continuação do Estudo dos Processos Geológicos Vulcânicos. 

Fases de crescimento e defificação de uma ilha vulcânica - CA, CB's, CP's, VR, e fases recentes de vulcanismo. Exemplos das Ilhas da Macaronésia, Madeira, Açores e Canárias. Tipos de estruturação dos Processos Geológicos Vulcânicos.

Estudo dos Processos Geológicos conducentes à geração de Produtos Vulcânicos. Conclusão do estudo das várias fases de edificação de uma ilha vulcânica - nomeadamente relacionáveis com a Fase de Vulcanismo recente. 

Depósitos de escorregamento e de enxurrada. Tipos de piroclastos desde as cinzas finas ás bombas vulcânicas de grande dimensão. Tipos de edifícios vulcânicos consoante os tipos de erupção do tipo Havaiano, ao Stromboliano, Vulcaniano, etc. 

Período de retorno das erupções vulcânicas, similitudes com os períodos de retorno dos sismos. Erupções Colossais e Mega-colossais - escala de erupções e de grau de perigosidade - Índice de Explosividade VEI. Gases emanados e evolução do vulcanismo da História Geológica.



Bibliografia: 

Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p. 

http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html 

Marshak, Stephen (2008) - Earth: portrait of a planet. W. W. Norton & Company, London (3ª edição), 832p.