Sumários

O potencial quimioterapêutico de nucleósidos e nucleótidos

16 Fevereiro 2021, 17:30 Maria Eduarda Machado Araújo

Aula leccionada pelo Dr Nuno Xavier (DQB/FCUL) Estrutura de nucleósidos e nucleótidos. Mecanismos de ação quimioterapêutica de nucleós(t)idos sintéticos e de análogos de nucleós(t)idos, nomeadamente como antimetabolitos dos ácidos nucleicos. Modos de ação de fármacos como a citarabina e a gemcitabina.  O potencial anticancerígeno de nucleósidos contendo unidades de N-dodecilglucuronamida e azidoglicosilo na sua estrutura. O papel de terapias baseadas no RNA viral no combate à COVID-19: o fármaco remdesivir e as vacinas de mRNA.

A responsável da unidade curricular foi a anfitriã da videoconferência.


A valorização de Salvia sclareoides para a prevenção de demência -Da natureza ao laboratório

10 Fevereiro 2021, 18:30 Maria Eduarda Machado Araújo

Aula leccionada pela Professora Amélia Pilar Rauter

Nesta aula é apresentado um caso de sucesso no estudo de Salvia sclareoides. Os alunos aprendem como investigar uma planta medicinal da vegetação espontânea portuguesa. O estudo envolve a extração dos produtos naturais, a confirmação científica do seu potencial a nível biológico e terapêutico, e a descoberta do seu princípio ativo, a rivastigmina. Este estudo confirma a atividade potente dos seus extratos e princípio ativo como inibidores  de acetilcolinesterase, um enzima que transforma o neurotransmissor acetilcolina em colina e acetato. A sua inibição é uma forma de tratamento dos pacientes da doença de Alzheimer, pelo que a descoberta destes extratos naturais com esta bioatividade e não tóxicos, bem como do seu princípio ativo,  se reveste da maior importância. Relativamente a este último, é apresentada a tecnologia que permitiu descobrir que atua num centro ativo do enzima atè à data desconhecido, o que potencia estudos futuros para a descoberta de novos fármacos. O seu princípio ativo interatua também, tal como é demonstrado por Ressonância Magnética Nuclear, com o péptido  amilóide Aβ e seus agregados, espécies muito tóxicas, que dão origem à formação de placas senis que interrompem a comunicação entre os neurónios e provocam a atrofia neuronal típica da doença de Alzheimer. O extrato de butanol, rico em rivastigmina, demonstrou também interatuar com a proteína prião, a qual  é o recetor, do oligómeros Aβ, participando no processo de sinalização molecular que resulta na hiperfosforilação da proteína tau, outro factor característico nesta patologia degenerativa.

Nesta aula o aluno contacta com química, biologia e bioquímica, reconhecendo a sua  importância para o conhecimento científico que justifica a utilização tradicional da planta e também para a descoberta de aspetos inovadores, que inspiram a investigação para novas abordagens de tratamento multi-alvo da doença de Alzheimer.

A responsável da unidade curricular foi a anfitriã da videoconferência.


Um caso de sucesso de polifenóis para o controlo da diabetes

10 Fevereiro 2021, 17:30 Maria Eduarda Machado Araújo

Aula leccionada pela Professora Amélia Pilar Rauter

Esta aula elucida aos alunos como se utilizam ferramentas químicas para descobrir novas aplicações para produtos naturais, neste caso de C-glicósidos de polifenóis, para o controlo da diabetes de tipo 2. A esta patologia pode associar-se, em casos avançados, a doença de Alzheimer, pelo que foi descoberto o primeiro agente anti-hiperglicémico que interatua com o péptido amilóide Aβ e também com o péptido amilóide do pâncreas,  impedindo a formação dos oligómeros tóxicos que promovem a destruição da função das células β e a sua perda de massa.

Uma outra descoberta cobriu o desenvolvimento da primeira síntese de nothofagina, também  um polifenol  C-glucosilado, que demonstrou ser cerca de 1000 vezes mais ativo que o polifenol ou o seu O-glucósido e muito mais seletivo que estes compostos relativamente à inibição do co-transportador de sódio e glucose 2, o qual tem a função de reduzir a absorção renal da glucose, produzindo menor quantidade de glucose no sangue.

No final da aula foi apresentado aos alunos o website nutriageing.fc.ul.pt, desenvolvido com o financiamento europeu e da IUPAC, que constitui uma ferramenta  científica para uma nutrição adequada. Neste website, o conhecimento a nível nutricional está associado ao lazer, suscitado por jogos originais para confirmação do saber adquirido e por vídeos com um chefe e peritos fitoquímicos, químicos e bioquímicos com quem conversa e lhe explicam os benefícios dos alimentos e receitas que está a cozinhar. Finalmente o website descreve como plantar na janela ou no jardim os condimentos e outros vegetais utilizados nas receitas cozinhadas pelo chefe.

A responsável da unidade curricular foi a anfitriã da videoconferência.


Apresentação

9 Fevereiro 2021, 17:30 Maria Eduarda Machado Araújo

Apresentação: apresentação do modo de funcionamento da uc, da equipa docente e dos métodos de avaliação.Indicação aos alunos de que todos os documentos serão colocados na página moodle da uc.

https://moodle.ciencias.ulisboa.pt/course/view.php?id=3040