Sumários
16 Abril 2025, 08:00
•
Vasco Miguel Candeias Cachatra
Não houve aula
16 Abril 2025, 08:00
•
Cristina Maria Martins Moiteiro
Neste trabalho prático procedeu-se à reação de acetilação do p-aminofenol com anidrido acético a refluxo. O arrefecimento da mistura reacional em gelo, obtiveram-se cristais do paracetamol ou acetaminofeno que após filtração a vácuo e lavados com água gelada foram secos e calculado o rendimento da reação.
O grau de pureza do paracetamol obtido por síntese foi determinado através do ponto de fusão e por comparação quer com o paracetamol extraído de um um comprimido genérico, no trabalho prático anterior, assim como por comparação com o da literatura. O grau de pureza da amostra obtida foi também avaliada por cromatografia em camada fina onde foram determinado os fatores de retenção (Rf) e por comparação com o paracetamol extraído (amostra padrão) e do material de partida, p-amiofenol.
Deste modo, os alunos utilizaram várias técnica usadas em química orgânica para sintetizar um fármaco e avaliar o seu grau de pureza.
11 Abril 2025, 08:00
•
Cristina Maria Martins Moiteiro
Extração do principio ativo, paracetamol, a partir de comprimidos de diferentes marcas (genérico).
Neste processo usou-se a técnica de extração sólido-líquido em que o solvente escolhido foi o etanol, devido à polaridade do paracetamol. Após a extração, o solvente (etanol) foi evaporado no evaporador rotativo e o sólido obtido após secagem foi pesado e avaliado a eficiência da extração.
O grau de pureza do parecetamol foi avaliado por determinação do ponto de fusão e por comparação com o valor descrito na literatura.
Foi também efetuado o teste colorimétrico com uma solução de cloreto de ferro e deste modo a confirmarem a presença do grupo fenol no paracetamol.
11 Abril 2025, 08:00
•
Vasco Miguel Candeias Cachatra
Não houve aula
10 Abril 2025, 14:30
•
Vasco Miguel Candeias Cachatra
Esta PL funciona de 15 em 15 dias