Disciplina Curricular
Animação e Ambientes Virtuais AAVir
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática - 3_MEI 2012/13
Contextos
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores > Optativas > 748_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (ASRC) > 2º Semestre
Período:
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Interação e Conhecimento > Optativas > 887_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - AE (IC) > 2º Semestre
Período:
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação > Optativas > 751_1º Ano do Mestrado em Eng. Inf. - GO (SI) > 2º Semestre
Período:
Grupo: 3_MEI 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Engenharia de Software > Optativas > 749_1º Ano de Mestrado em Eng. Inf. - GO (ES) > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Grandes desafios que se colocam na criação de humanos virtuais em ambientes virtuais (por exemplo em: video-jogos e filmes de animação por computador) e as abordagens concebidas para os resolver. Os estudantes terão capacidades para criar ambientes virtuais interactivos 3D (usando o Unity3D) e modelos animados simples de personagens (usando o Blender ou outra ferramenta similar). São ainda abordados dois temas de grande aplicação na actualidade: a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Os estudantes serão capazes de compreender o diversos tipos de tecnologias utilizadas nestas áreas e compreenderão o seu potencial de aplicação em áreas tão diversas como o entretenimento, o marketing diversas situações de treino ou o tratamento de diversos tipos de fobias, entre outros.
Programa
Modelação e animação de humanos virtuais. Realidade Virtual e Aumentada.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas presenciais em sala convencional e em laboratório. Um trabalho de pesquisa bibliográfica e ExameouUm ou dois trabalhos de implementação e Exame.