Sumários

BAC 27

26 Maio 2023, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 31 de Maio, do Dia Mundial da Lontra (apresentação feita pela aluna Maria Ferreira de Andrade)

Origem, em 2009, consolidação em 2014 e estabelecimento em 2016, calendarização e organização mentora; objectivos da comemoração; rábula humorística referente à lontra num filme português – A Canção de Lisboa (1933); classificação da lontra; características, diversidade e estatuto de conservação das treze espécies de lontra; a simbologia da lontra na antiguidade egípcia; endereço de locais na net com informação adicional sobre as lontras.

Tema 8 – Conclusão da Unidade Curricular de BAC

Os grandes desafios da Biologia Ambiental e da Conservação no século XXI: a Biologia como a ciência do século XXI; as áreas da moda (Biologia Molecular e Microbiologia), mais importantes para os humanos, e as outras (aplicações de áreas mais tradicionais, tais como a Biologia Ambiental, a Conservação, o Ordenamento e a Gestão do Ambiente), importantes para a humanidade.

Importância de BAC para a formação dos alunos no contexto da Licenciatura, para elementos da sociedade com formação em Biologia, independentemente das aspirações em termos de área profissional.

Apoio aos alunos na época de avaliação: formas de apoio disponíveis para os alunos; modos de contacto com o docente.

Características do processo de avaliação: datas dos exames; características da avaliação, e regras relacionadas com a realização dos exames; os exames e as suas características; exemplos comentados de alguns tipos de perguntas de exame; cuidados que os alunos devem ter anteriormente à data do exame, durante o exame e depois do exame; sugestões de estudo.

Balanço das aulas da BAC ao longo do semestre: aulas previstas e leccionadas; quantidade e distribuição da referência a datas comemorativas relacionadas com a Natureza e a sua conservação ao longo do semestre; referência a datas comemorativas que constituem excepção à regra; assuntos relacionados com o tema da UC que não foram aflorados por ser necessário estabelecer prioridades e fazer escolhas em função do tempo disponível e do número de aulas leccionadas; as diferentes origens dos alunos de BAC.

Conclusão da Unidade Curricular: sugestões de estudo.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 26

24 Maio 2023, 15:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 23 de Maio, do Dia Mundial da Tartaruga

Origem, em 2000, calendarização e organização mentora; as tartarugas e os cágados, como objecto da comemoração e as respectivas características; objectivos da comemoração.

Referência à comemoração, no dia 24 de Maio, do Dia Europeu dos Parques Naturais

Origem, em 1999, calendarização, justificação da data e da celebração, e organização mentora; o mote para 2023 – “Construindo sobre as nossas raízes”, e os objectivos da comemoração e a justificação dos objectivos. Referência à coincidência se comemorar também o 50.º aniversário da “Europarc Federation”.

Tema 8 – Conclusão da Unidade Curricular de BAC

O conceito de “Pegada Ecológica”: definição, história do conceito e unidades de medida; a obra “Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth”, de Mathis Wackernagel & Williams Rees (1996).

Exemplo da pegada ecológica mundial em função do modo de vida de vários países; listagem da pegada ecológica em função do modo de vida de alguns países em 2016, 2018 e 2021; variação da pegada ecológica ao longo do intervalo de 2016 a 2021.

O conceito de “Pegada de Carbono”: definição e unidades de medida; componentes primária e secundária da pegada de carbono.

O conceito de “Pegada Hídrica”: definição e unidades de medida; parâmetros de avaliação da pegada hídrica: quantificação e mapeamento dos “tipos de água” (verde, azul e cinzenta), avaliação da sustentabilidade, eficiência e equitabilidade do uso de água e identificação de acções estratégicas para atingir a sustentabilidade da pegada hídrica; caracterização e origem dos três “tipos de água”; consumo directo e indirecto da água; consumos de água envolvidos na contabilização da pegada hídrica; alguns exemplos da pegada hídrica associada à produção de alguns alimentos e a alguns países e regiões.

O “Earth Overshoot Day”: definição e significado, países incluídos em 2022; variação da data de “Earth Overshoot Day” entre 1971 e 2022; exemplo da data do “Earth Overshoot Day” em função do modo de vida de vários países, desde aqueles em que o dia é mais precoce àqueles em que o dia é mais atrasado, passando por Portugal e por outros países europeus; distribuição por continente dos países cujo modo de vida, se adoptado globalmente, levaria a que não se atingisse o “Earth Overshoot Day”; análise dessa distribuição e discussão das relações com o conflito sustentabilidade/desenvolvimento.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Aula 25

19 Maio 2023, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 20 de Maio, do Dia Mundial da Abelha

Origem, em 2017, calendarização e organizações mentoras; as abelhas como representantes do grupo dos insectos polinizadores; objectivos da comemoração; os principais insectos polinizadores; factos sobre a importância dos insectos polinizadores para a subsistência humana.

Referência à comemoração, no dia 22 de Maio, do Dia Internacional da Biodiversidade

Origem, em 1993, na sequência da “Cimeira da Terra”, ocorrida no Rio de Janeiro, no ano anterior; datas antiga e actual, e justificação para cada uma; organização mentora; objectivos da comemoração; mote para a comemoração do corrente ano: “Do Acordo à Acção: Reconstruir a Biodiversidade”; 22 acções para a biodiversidade: listas de atitudes a assumir na sequência da comemoração (gerais, para todos e para as cidades); resultados da Década das Nações Unidas para a Biodiversidade e avaliação do cumprimento do Plano Estratégico para a Biodiversidade 20101-2020 e dos objectivos para a biodiversidade de Aichi; o Acordo-quadro de Kunming-Montreal sobre a biodiversidade global, elaborado na COP-15, em Dezembro de 2022 e os seus quatro objectivos (com prazo de cumprimento até 2050) e 23 metas (com prazo de cumprimento até 2030); a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas 2021-2030 e o impacto que pode ter na biodiversidade.

Tema 7 – Principais convenções internacionais relacionadas com ambiente e conservação da Natureza

Principais convenções internacionais relacionadas com o ambiente e conservação: breve caracterização de cada uma, nomeadamente no que se refere à entidade promotora, ao local e data de aprovação, à data de entrada em vigor, ao número de nações contratantes, à data de ratificação por Portugal, aos mais importantes objectivos e à entidade gestora (conclusão):

g) Convenção sobre a Diversidade Biológica (Rio de Janeiro, 1992) e acordos suplementares associados à convenção: Protocolo de Cartagena sobre biossegurança (Cartagena, 2000) e Protocolo de Nagoya sobre o acesso e partilha de benefícios (Nagoya, 2010); o plano estratégico 2011-2020 para a biodiversidade, seu objectivo e composição; a década da biodiversidade e as metas de Aichi (5 objectivos e 20 proposições);o Quadro pós-2020 para a Biodiversidade Global, materializado na COP-15, realizada em Dezembro de 2022, em Montreal; o acordo-quadro de Kunming-Montreal e suas principais características.

h) Acordo Internacional sobre Recursos Genéticos Vegetais para a Alimentação e a Agricultura (Roma, 2001);

i) Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (Montego Bay, 1982), a sua importância como instrumento regulador da utilização dos oceanos;

j) Convenção sobre a Avaliação dos Impactes Ambientais Num Contexto Transfronteiras (Espoo, 1991);

k) Convenção-Quadro sobre Alterações Climáticas, a “Cimeira da Terra” (Rio de Janeiro, 1992) e acordos suplementares associados à convenção: Protocolo de Kyoto (Kyoto, 1997) e Acordo de Paris (Paris, 2015);

l) Convenção Relativa à Conservação da Vida Selvagem e dos «Habitats» Naturais da Europa (Berna, 1979).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Aula 24

17 Maio 2023, 15:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no 2.º Sábado de Maio, do Dia Mundial das Aves Migradoras

Origem, em 2016, calendarização bienal e razões de tal opção, e organizações mentoras; objectivos da comemoração; o tema para 2023: “Water: sustaining bird life”; alguns factos relativos à importância da água para as aves migradoras; as oito rotas migratórias mais importantes e mais longas; cartaz oficial do Dia Mundial das Aves Migratórias.

Tema 7 – Principais convenções internacionais relacionadas com ambiente e conservação da Natureza

Definição de convenção, especificamente de convenção internacional.

Identificação das doze principais convenções internacionais relacionadas com ambiente e conservação da Natureza.

Linha cronológica de aprovação das convenções e constatação de que as três décadas finais do século XX foram as que mais convenções produziram; razões para tal, em função do contexto social, económico e político, e do conhecimento científico adquirido.

O grupo de ligação das oito convenções relacionadas com biodiversidade: composição e razões da associação.

Principais convenções internacionais relacionadas com o ambiente e com conservação: breve caracterização de cada uma, nomeadamente no que se refere à entidade promotora, ao local e data de aprovação, à data de entrada em vigor, ao número de nações contratantes, à data de ratificação por Portugal, aos mais importantes objectivos e à entidade gestora:

a) Convenção Internacional para a Regulação da Actividade Baleeira (Washington, 1946);

b) Convenção para o Estabelecimento da Organização Europeia para a Protecção das Plantas (Paris, 1951);

c) Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, Particularmente como Habitats de Aves Aquáticas (Ramsar, 1971);

d) Convenção sobre a Protecção do Património Mundial Cultural e Natural (Paris, 1972);

e) Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies em Perigo da Fauna e Flora Selvagem (Washington, 1973);

f) Convenção sobre a Conservação de Espécies Migradoras da Fauna Selvagem (Bona, 1983);

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 23

12 Maio 2023, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 6 – Conservação da Natureza em Portugal

Rede Nacional de Áreas Protegidas (segundo o Decreto-Lei n.º 142/2008, e 24 de Julho, revisto pelo Decreto-Lei n.º 242/2015, de 15 de Outubro): que áreas são classificadas como áreas protegidas; estatutos (Público – nacional, regional ou local; ou privado) e tipologias (Parque Nacional, Parque Natural, Reserva Natural, Paisagem Protegida ou Monumento Natural) e características possíveis das áreas protegidas em Portugal; delimitações especiais (zonas de protecção integral e zonas de protecção dirigida) e áreas sujeitas e regimes de protecção (áreas de protecção total e áreas de protecção parcial) em áreas protegidas.

Áreas Protegidas Portuguesas por tipologia, no continente e nas regiões autónomas da Madeira e Açores: número, listagem e distribuição geográfica por região e por tipo.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.