Sumários
BAC 27
26 Maio 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 31 de Maio, do Dia Mundial da Lontra (apresentação feita pela
aluna Maria Ferreira de Andrade)
Origem, em 2009, consolidação em 2014
e estabelecimento em 2016, calendarização e organização mentora; objectivos da
comemoração; rábula humorística referente à lontra num filme português – A
Canção de Lisboa (1933); classificação da lontra; características, diversidade
e estatuto de conservação das treze espécies de lontra; a simbologia da lontra na
antiguidade egípcia; endereço de locais na net com informação adicional sobre
as lontras.
Tema 8 – Conclusão da Unidade Curricular de BAC
Os grandes desafios da Biologia Ambiental e da
Conservação no século XXI: a Biologia como a ciência do século XXI; as áreas da
moda (Biologia Molecular e Microbiologia), mais importantes para os humanos, e
as outras (aplicações de áreas mais tradicionais, tais como a Biologia
Ambiental, a Conservação, o Ordenamento e a Gestão do Ambiente), importantes
para a humanidade.
Importância de BAC para a formação dos alunos no
contexto da Licenciatura, para elementos da sociedade com formação em Biologia,
independentemente das aspirações em termos de área profissional.
Apoio aos alunos na época de avaliação: formas de
apoio disponíveis para os alunos; modos de contacto com o docente.
Características do processo de avaliação: datas dos
exames; características da avaliação, e regras relacionadas com a realização
dos exames; os exames e as suas características; exemplos comentados de alguns
tipos de perguntas de exame; cuidados que os alunos devem ter anteriormente à
data do exame, durante o exame e depois do exame; sugestões de estudo.
Balanço das aulas da BAC ao longo do semestre:
aulas previstas e leccionadas; quantidade e distribuição da referência a datas
comemorativas relacionadas com a Natureza e a sua conservação ao longo do
semestre; referência a datas comemorativas que constituem excepção à regra; assuntos
relacionados com o tema da UC que não foram aflorados por ser necessário estabelecer
prioridades e fazer escolhas em função do tempo disponível e do número de aulas
leccionadas; as diferentes origens dos alunos de BAC.
Conclusão da Unidade Curricular: sugestões de
estudo.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 26
24 Maio 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 23 de Maio, do Dia Mundial da Tartaruga
Origem, em 2000, calendarização e
organização mentora; as tartarugas e os cágados, como objecto da comemoração e
as respectivas características; objectivos da comemoração.
Referência à comemoração, no dia 24 de Maio, do Dia Europeu dos Parques
Naturais
Origem, em 1999, calendarização, justificação
da data e da celebração, e organização mentora; o mote para 2023 – “Construindo
sobre as nossas raízes”, e os objectivos da comemoração e a justificação dos
objectivos. Referência à coincidência se comemorar também o 50.º aniversário da
“Europarc Federation”.
Tema 8 – Conclusão da Unidade Curricular de BAC
O conceito de “Pegada Ecológica”: definição, história
do conceito e unidades de medida; a obra “Our
Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth”, de Mathis
Wackernagel & Williams Rees (1996).
Exemplo da pegada ecológica mundial em função do modo
de vida de vários países; listagem da pegada ecológica em função do modo de
vida de alguns países em 2016, 2018 e 2021; variação da pegada ecológica ao
longo do intervalo de 2016 a 2021.
O conceito de “Pegada de Carbono”: definição e
unidades de medida; componentes primária e secundária da pegada de carbono.
O conceito de “Pegada Hídrica”: definição e
unidades de medida; parâmetros de avaliação da pegada hídrica: quantificação e
mapeamento dos “tipos de água” (verde, azul e cinzenta), avaliação da
sustentabilidade, eficiência e equitabilidade do uso de água e identificação de
acções estratégicas para atingir a sustentabilidade da pegada hídrica;
caracterização e origem dos três “tipos de água”; consumo directo e indirecto
da água; consumos de água envolvidos na contabilização da pegada hídrica;
alguns exemplos da pegada hídrica associada à produção de alguns alimentos e a
alguns países e regiões.
O “Earth Overshoot Day”: definição e
significado, países incluídos em 2022; variação da data de “Earth Overshoot Day”
entre 1971 e 2022; exemplo da data do “Earth Overshoot Day” em função do
modo de vida de vários países, desde aqueles em que o dia é mais precoce
àqueles em que o dia é mais atrasado, passando por Portugal e por outros países
europeus; distribuição por continente dos países cujo modo de vida, se adoptado
globalmente, levaria a que não se atingisse o “Earth Overshoot Day”; análise
dessa distribuição e discussão das relações com o conflito sustentabilidade/desenvolvimento.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
Aula 25
19 Maio 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 20 de Maio, do Dia Mundial da Abelha
Origem, em 2017, calendarização e
organizações mentoras; as abelhas como representantes do grupo dos insectos
polinizadores; objectivos da comemoração; os principais insectos polinizadores;
factos sobre a importância dos insectos polinizadores para a subsistência
humana.
Referência à comemoração, no dia 22 de Maio, do Dia Internacional da
Biodiversidade
Origem, em 1993, na sequência da “Cimeira
da Terra”, ocorrida no Rio de Janeiro, no ano anterior; datas antiga e actual,
e justificação para cada uma; organização mentora; objectivos da comemoração;
mote para a comemoração do corrente ano: “Do Acordo à Acção: Reconstruir a
Biodiversidade”; 22 acções para a biodiversidade: listas de atitudes a assumir
na sequência da comemoração (gerais, para todos e para as cidades); resultados
da Década das Nações Unidas para a Biodiversidade e avaliação do cumprimento do
Plano Estratégico para a Biodiversidade 20101-2020 e dos objectivos para a
biodiversidade de Aichi; o Acordo-quadro de Kunming-Montreal sobre a biodiversidade
global, elaborado na COP-15, em Dezembro de 2022 e os seus quatro objectivos
(com prazo de cumprimento até 2050) e 23 metas (com prazo de cumprimento até 2030);
a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas 2021-2030 e o
impacto que pode ter na biodiversidade.
Tema 7 – Principais convenções internacionais relacionadas com ambiente e
conservação da Natureza
Principais convenções internacionais relacionadas
com o ambiente e conservação: breve caracterização de cada uma, nomeadamente no
que se refere à entidade promotora, ao local e data de aprovação, à data de
entrada em vigor, ao número de nações contratantes, à data de ratificação por
Portugal, aos mais importantes objectivos e à entidade gestora (conclusão):
g) Convenção sobre a Diversidade Biológica (Rio de
Janeiro, 1992) e acordos suplementares associados à convenção: Protocolo de
Cartagena sobre biossegurança (Cartagena, 2000) e Protocolo de Nagoya sobre o
acesso e partilha de benefícios (Nagoya, 2010); o plano estratégico 2011-2020
para a biodiversidade, seu objectivo e composição; a década da biodiversidade e
as metas de Aichi (5 objectivos e 20 proposições);o Quadro pós-2020 para a Biodiversidade
Global, materializado na COP-15, realizada em Dezembro de 2022, em Montreal; o
acordo-quadro de Kunming-Montreal e suas principais características.
h) Acordo Internacional sobre Recursos Genéticos
Vegetais para a Alimentação e a Agricultura (Roma, 2001);
i) Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do
Mar (Montego Bay, 1982), a sua importância como instrumento regulador da
utilização dos oceanos;
j) Convenção sobre a Avaliação dos Impactes
Ambientais Num Contexto Transfronteiras (Espoo, 1991);
k) Convenção-Quadro sobre Alterações Climáticas, a
“Cimeira da Terra” (Rio de Janeiro, 1992) e acordos suplementares associados à
convenção: Protocolo de Kyoto (Kyoto, 1997) e Acordo de Paris (Paris, 2015);
l) Convenção Relativa à Conservação da Vida
Selvagem e dos «Habitats» Naturais da Europa (Berna, 1979).
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
Aula 24
17 Maio 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no 2.º Sábado de Maio, do Dia Mundial das Aves
Migradoras
Origem, em 2016, calendarização bienal e razões de tal opção,
e organizações mentoras; objectivos da comemoração; o tema para 2023: “Water:
sustaining bird life”; alguns factos relativos à importância da água para
as aves migradoras; as oito rotas migratórias mais importantes e mais longas; cartaz
oficial do Dia Mundial das Aves Migratórias.
Tema 7 – Principais convenções internacionais relacionadas com ambiente e
conservação da Natureza
Definição de convenção, especificamente de
convenção internacional.
Identificação das doze principais convenções
internacionais relacionadas com ambiente e conservação da Natureza.
Linha cronológica de aprovação das convenções e
constatação de que as três décadas finais do século XX foram as que mais
convenções produziram; razões para tal, em função do contexto social, económico
e político, e do conhecimento científico adquirido.
O grupo de ligação das oito convenções
relacionadas com biodiversidade: composição e razões da associação.
Principais convenções internacionais relacionadas
com o ambiente e com conservação: breve caracterização de cada uma,
nomeadamente no que se refere à entidade promotora, ao local e data de
aprovação, à data de entrada em vigor, ao número de nações contratantes, à data
de ratificação por Portugal, aos mais importantes objectivos e à entidade
gestora:
a) Convenção Internacional para a Regulação da
Actividade Baleeira (Washington, 1946);
b) Convenção para o Estabelecimento da Organização
Europeia para a Protecção das Plantas (Paris, 1951);
c) Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância
Internacional, Particularmente como Habitats de Aves Aquáticas (Ramsar,
1971);
d) Convenção sobre a Protecção do Património
Mundial Cultural e Natural (Paris, 1972);
e) Convenção sobre o Comércio Internacional de
Espécies em Perigo da Fauna e Flora Selvagem (Washington, 1973);
f) Convenção sobre a Conservação de Espécies
Migradoras da Fauna Selvagem (Bona, 1983);
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 23
12 Maio 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 6 – Conservação da Natureza em Portugal
Rede Nacional de Áreas Protegidas
(segundo o Decreto-Lei n.º 142/2008, e 24 de Julho, revisto pelo Decreto-Lei
n.º 242/2015, de 15 de Outubro): que áreas são classificadas como áreas
protegidas; estatutos (Público – nacional, regional ou local; ou privado) e
tipologias (Parque Nacional, Parque Natural, Reserva Natural, Paisagem
Protegida ou Monumento Natural) e características possíveis das áreas
protegidas em Portugal; delimitações especiais (zonas de protecção integral e
zonas de protecção dirigida) e áreas sujeitas e regimes de protecção (áreas de
protecção total e áreas de protecção parcial) em áreas protegidas.
Áreas Protegidas Portuguesas por
tipologia, no continente e nas regiões autónomas da Madeira e Açores: número,
listagem e distribuição geográfica por região e por tipo.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.