Sumários
BAC 17
21 Abril 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Partilha,
com os alunos, dos resultados dos inquéritos intercalares referentes à UC de
Biologia Ambiental e Conservação: importância para os alunos da resposta
honesta aos inquéritos pedagógicos; caracterização da amostra; número de
respostas com a identificação de aspectos positivos e negativos, com sugestões
e com comentários; divulgação pelos alunos e análise dos aspectos negativos,
das sugestões e dos comentários apontados pelos colegas.
Tema 4 – Impacto da actividade humana
Impacto humano sobre os ecossistemas
terrestres: a relação humana com os biomas continentais e a humanização do
ambiente; distribuição do espaço humanizado pelos continentes; extensão ocupada
por cada bioma e respectivo grau de humanização; características dos biomas que
os tornam mais vulneráveis à actividade humana; apropriação humana directa de
40% da produtividade do planeta (consumo, intervenção na produção ou uso,
alteração da composição específica e alteração nos processos físicos naturais).
A conversão do habitat natural para uso humano como a mais importante causa única
de perda de biodiversidade.
Impacto humano sobre os sistemas
aquáticos: descrição dos efeitos directos e indirectos dos principais tipos de
impactos humanos sobre os ecossistemas aquáticos: poluição, exploração de
recursos, sobrepesca, destruição de habitat,
“pesca fantasma”, drenagem de terrenos alagados, barreiras e aquecimento
global; exemplos visuais de alguns desses efeitos no ambiente.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 16
19 Abril 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 18 de Abril, do Dia Internacional dos Monumentos
e Sítios (DIMS)
A origem, em
1982, promovida pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), e
a adopção oficial, em 1983, durante a 22.ª Conferência Geral da UNESCO. Objectivos
da comemoração do DIMS. O tema para 2023: “Património e Mudança”, o objectivo
geral e os objectivos específicos ao tema associados. Objectivos de sustentabilidade
associados à comemoração do DIMS.
Tema 3 – O funcionamento do ambiente
Os conceitos de biodiversidade e de
extinção e a relação com as actividades antropogénicas, tal como descritos no
livro “O Poema Imperfeito – Crónicas de Biologia, Conservação da Natureza e
seus Heróis”, de Fernando Fernandez (2005). Curta descrição do historial
académico de Zulmira Coimbra, autora de um documentário baseado na obra acima
referida e vencedor do prémio de “Melhor Média Metragem” no Festival Internacional
de Cinema Socioambiental, realizado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, em 1918. Apresentação
do documentário “O Poema Imperfeito”, de Zulmira Coimbra, baseado na obra
homónima de Fernando Fernandez (2005).
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 15
14 Abril 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 7 de Abril, do Dia Internacional do Castor
A Beavers
Wetlands & Wildlife e a origem da iniciativa; a data, uma homenagem a
Dorothy Richards, a Beaver Woman, na data do seu aniversário; os objectivos
do evento; alguns dados sobre a importância ecológica dos castores; os livros Beaversprite
– My Years Building an Animal Sanctuary, por Dorothy Richards, e Pilgrims
of the Wild, por Grey Owl, o livro que inspirou Dorothy Richards na sua
iniciativa.
Tema 3 – O funcionamento do ambiente
O conceito de Biodiversidade e
conceitos associados: conceitos de abundância, riqueza específica,
equitabilidade e complexidade ambiental; conceito de nicho ecológico, tal como
definido por Joseph Grinnell (1917) e segundo C. S. Elton (1927) e G. E.
Hutchinson (1937); relação entre todos os conceitos anteriormente enunciados e
o de biodiversidade.
As regiões biogeográficas (biomas):
definição de bioma/região biogeográfica; tipos de regiões biogeográficas
(biomas terrestres e ecossistemas marinhos, dulçaquícolas e de transição); a
produtividade e a resiliência dos biomas e respectiva relação com o uso humano.
Principais biomas continentais: temperatura
e precipitação como factores determinantes da distribuição dos biomas, tanto em
latitude, como em altitude; distribuição geográfica dos biomas continentais; diferenças
na composição das comunidades, razões dessas diferenças e a respectiva
importância para o estudo da Biologia Ambiental; relação latitudinal e
altitudinal entre as características das regiões biogeográficas terrestres; o
conceito de enclave. A bidimensionalidade dos ecossistemas continentais.
Ecossistemas aquáticos: os
ecossistemas aquáticos e a sua aparente homogeneidade; principais tipos de
ecossistemas aquáticos (marinhos e dulciaquícolas) e respectivas subdivisões.
Ecossistemas aquáticos marinhos: características
gerais, subdivisão e principais tipos de ecossistemas marinhos; factores
determinantes da diversidade e distribuição dos ecossistemas marinhos. Porque
não biomas marinhos? Distribuição das ecorregiões pelágicas, batimétricas,
hidrotermais, abissais e hadais. A tridimensionalidade dos ecossistemas
marinhos. A definição de domínios marinhos.
Ecossistemas aquáticos dulçaquícolas
(fluviais e lacustres): características gerais, subdivisão e principais tipos
de ecossistemas dulçaquícolas. Factores determinantes da distribuição dos
ecossistemas dulçaquícolas. A sobreposição entre o espaço ocupado pelas regiões
biogeográficas continentais e os sistemas dulçaquícolas.
Ecossistemas de transição (ecótonos):
principais tipos de ecótonos (estuários, sapais, mangais e praias)
Enclaves: enclaves continentais e
enclaves oceânicos.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 14
5 Abril 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Por sugestão
de um aluno da FCUL, Referência à comemoração, no dia 2 de Abril, do
Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo
Os autistas:
mitos vs. realidades sobre os autistas; a dificuldade em tipificar os
autistas tendo em conta o vasto espectro de manifestação do autismo. “Nada
sobre nós, sem nós”, uma chamada de atenção para o facto de as discussões sobre
o autismo ocorrerem entre não-autistas, na ausência de autistas; convite à
consulta de páginas (algumas institucionais) sobre autismo.
Referência à comemoração, no dia 4 de Abril, do Dia Mundial do Rato
Origem, promotores, razão da data e objectivos da comemoração do Dia Mundial do Rato; Lista dos ratos famosos que acompanharam o crescimento de muitas gerações de humanos, e respectivas características (comparação do número de “ratos bons e fofinhos” e de “ratos malvados”); características gerais dos ratos, como animais domésticos e selvagens.
Tema 3 – O funcionamento do ambiente
O conceito de biodiversidade no senso
comum, normalmente associado ao número de espécies; definição de biodiversidade
segundo o Dicionário da Língua Portuguesa; e de Diversidade Biológica segundo a
Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica; a primeira
utilização do conceito de diversidade biológica, em 1916, definido por Arthur
Harris; a queda no esquecimento; o estabelecimento e popularização, em 1980, em
primeiro lugar por Thomas Lovejoy, mas também por Edward Wilson e Elliot Norse
e a definição de diversidade biológica no sentido moderno, por Bruce Wilcox, em
1984; a contracção para Biodiversidade por Walter Rosen, em 1986, no tema do National Forum on BioDiversity, em
Washington D. C., e a publicação das actas Biodiversity,
por Edward Wilson, em 1988.
As quatro dimensões do conceito de
biodiversidade (genética, específica, ecológica e funcional) e a relatividade
do conceito: o exemplo da diversidade genética.
Diversidade específica: definição; a
diversidade específica e as suas duas dimensões, riqueza específica e
equitabilidade; avaliação da diversidade específica através de índices de
diversidade, o exemplo do índice de Shannon-Wiener (1948); variações da diversidade
por alteração da abundância (relacionadas com equitabilidade) ou por alteração
da composição específica (relacionadas com riqueza específica), tanto uma como
a outra motivadas por causas naturais e/ou antropogénicas.
O conceito de extinção: definição;
causas de extinção (naturais e antropogénicas); características do processo de
extinção por causas naturais e por causas antropogénicas; variação da
biodiversidade genérica ao longo do Fanerozóico; os cinco grandes episódios de
extinção em massa e a proporção de espécies extintas; o papel da actividade
humana nos episódios de extinção recentes; perspectivas de futuro para a
diversidade específica num futuro próximo.
Ameaças de natureza antropogénica
sobre a biodiversidade: Destruição de habitat
por área insuficiente ou por fragmentação, por exploração directa da
diversidade como recurso, por poluição, pela introdução de espécies invasoras e
pela promoção de alterações climáticas; estimativas do número de espécies
ameaçadas de extinção por grupo taxonómico.
Hotspots de biodiversidade:
definição, quantidade e distribuição geográfica.
Diversidade genética: definição; a
diversidade genética e o papel da mutação, da reprodução sexuada, da selecção
natural e da distribuição geográfica/capacidade de dispersão na diversidade
genética de uma espécie.
Diversidade funcional: definição;
funções fundamentais num ecossistema (produção, consumo e decomposição) e
exemplos de outras funções desempenhadas pelos organismos; o conceito de complexidade
de um ecossistema e a relação com a diversidade de funções diferentes que os
seus elementos desempenham; o conceito de espécie-chave (keystone species) e a importância como elemento regulador do
equilíbrio das comunidades.
O conceito de Biodiversidade e
conceitos associados: conceitos de abundância, riqueza específica,
equitabilidade e complexidade ambiental; conceitos de variedade e variabilidade
e o seu valor relativo; conceito de nicho ecológico, tal como definido por
Joseph Grinnell (1917) e segundo C. S. Elton (1927) e G. E. Hutchinson (1937);
relação entre todos os conceitos anteriormente enunciados e o de
biodiversidade.
O conceito de Biodiversidade:
declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Dezembro de 2010,
instituindo a década de 2011-2020 como “Década da Biodiversidade das Nações
Unidas”, como incentivo para a implementação do Plano Estratégico para a
Biodiversidade e para serem atingidos os Alvos da Biodiversidade, de Aichi.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 13
31 Março 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 3 – O funcionamento do ambiente
A ocorrência de eventos extremos: a
contabilização dos prejuízos feita a
posteriori: imagens ilustrativas de eventos extremos, relacionados com
tempestades atmosféricas, hidrodinamismo costeiro, inundações, fogos florestais
descontrolados, seca, tornados e furacões, e degelo nas calotas polares; número
de desastres, perda de vidas e dispêndio de verbas em consequência de eventos
extremos ao nível global entre 1970 e 2019 e tendências de evolução por tipo e
década, segundo o relatório da World
Metheorological Organization (WMO) “Atlas of mortality and economic
losses from weather, climate and water extremes (1970-2019)”; imagens
ilustrativas da distribuição mundial de eventos extremos, por tipo, em 2016,
segundo a WMO e da “Semana da Meteorologia Extrema”, entre 25 e 30 de Junho de
1012, segundo a ONG Greenpeace.
O aumento significativo da frequência
de eventos extremos a partir das duas guerras mundiais do século XX; evolução
da frequência de eventos extremos de 1980 a 2014 e tendência desde 2014 até à
actualidade (dados da WMO).
A dificuldade em estabelecer um nexo
de causa directo entre as intervenções no ambiente e a ocorrência de eventos
extremos; razões naturais, técnicas, humanas e de comunicação responsáveis pelo
atraso no estabelecimento de associações.
Agora o Clima: os relatórios anuais da
World Meteorological Organization; o conteúdo do relatório de 2021 e do
relatório provisório de 2022 no que se refere à variação da concentração de
gases com efeito de estufa, da variação da temperatura média anual global com
referência à temperatura média entre 1850 e 1900 (período pré-industrial), da
diferença de temperatura média global à superfície, referente aos períodos de
Janeiro a Setembro de 2021 e de 2022 (análise comparativa), do conteúdo térmico
global do oceano a diferentes profundidades, da variação do nível médio global da
variação da extensão do gelo marinho no Árctico entre 1981 e 2010, e do pH
médio superficial do oceano, desde as últimas décadas do século XX.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.