Sumários
BAC 2
17 Fevereiro 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 1 – Introdução
Apresentação do Dia Mundial do Hipopótamo
O hipopótamo:
principais características ecológicas e estatuto de conservação; história da origem
do Dia Mundial do Hipopótamo.
Biologia Ambiental e Conservação na ordem do dia
A Biologia Ambiental e a Conservação
na ordem do dia: A maioria dos problemas que preocupam actualmente a nossa
sociedade está directa ou indirectamente relacionada com questões ambientais. Breve
listagem dos principais tipos de problemas ambientais (eventos extremos e
catástrofes naturais, alterações climáticas, sobreexploração de recursos, eliminação
de resíduos e poluição, desflorestação, escassez de água potável, redução da diversidade
biológica, etc.).
Entre a negação e o fundamentalismo
Entre as atitudes assumidas, desde a negação
e a total indiferença até ao fundamentalismo, onde está a virtude?
E nós? Somos inocentes?
E cada um de nós, é inocente? Que
atitude assume cada um de nós, entre a completa negação e o activismo
exacerbado? Reflictamos sobre o assunto (uma provocação aos alunos, com base
nas necessidades crescentes de uma população em franco crescimento) alguns
exemplos: a exploração de recursos, a eliminação de resíduos, a poluição, a
escassez de água potável, e a desflorestação.
Um exemplo recente e paradigmático: a
exploração de lítio em Portugal.
Sondagem entre os alunos sobre o que
pensam da exploração de lítio em Portugal.
Até que ponto cada um de nós estaria
disposto a prescindir das comodidades que já considera como adquiridas.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 1
15 Fevereiro 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 0 - Apresentação
Apresentação da Unidade Curricular
Desejos de boas-vindas à UC de
Biologia Ambiental e Conservação.
Apresentação do docente.
Apresentação do âmbito, dos objectivos
e das características da UC.
Justificação do interesse de uma UC
dedicada à Biologia Ambiental e à Biologia da Conservação.
Apresentação do conteúdo programático
e das intersecções entre este e o de outras unidades curriculares, das
características curriculares e da forma de organização do tempo presencial e de
estudo autónomo, da calendarização das actividades a desenvolver ao longo do
semestre e do horário, da organização do tempo em cada aula, da principal
bibliografia e das formas de apoio aos alunos.
Explicação detalhada do modelo de
avaliação adoptado.
Conselhos aos alunos acerca da melhor
forma de acompanharem as aulas.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.