Sumários
BAC 12
29 Março 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 25 de Março, da Hora do Planeta
Origem e
evolução histórica da iniciativa, data, objectivos e meios.
Tema 3 – O funcionamento do ambiente
A enorme complexidade do ambiente: os
elementos do ambiente – espaço físico, os parâmetros físico-químicos e o clima,
e os sistemas vivos; as relações de influência e de retro-influência entre
todos os elementos; a influência recíproca entre os vários sistemas vivos; as
diferentes combinações dos elementos do ambiente e a geração de diversidade, as
diferentes relações estabelecidas entre eles e a geração de complexidade; a
diversidade e a complexidade dos sistemas vivos, adicionada à sua tendência
para expansão e à sua capacidade de adaptação como geradoras de dinamismo,
equilíbrio e resiliência; a capacidade do ambiente para recuperar de alterações
profundas pontuais, em confronto com a dificuldade em recuperar de alterações
leves e múltiplas quando cumulativas e continuadas.
A análise do funcionamento de sistemas
complexos através da integração do estudo independente dos respectivos
elementos (bióticos e abióticos) e processos (transferência de matéria e
energia, associações bióticas, sucessão ecológica e evolução, etc.) dos
sistemas vivos.
Quanto vale o ambiente? Nas sociedades
actuais o Homem intervém sobre o ambiente natural adaptando-o às suas
necessidades (Humanização do Ambiente) e as decisões tomadas são sempre perspectivadas
de acordo com a relação de custo/benefício a curto, médio e longo prazo;
intervenção nos elementos do ambiente no sentido da sua humanização;
dificuldade em atribuir um valor ao ambiente, aos seus elementos e às
alterações sobre todos eles impostas; a consequente dificuldade em equacionar o
valor do ambiente num dos pratos de uma balança ao planear e decidir sobre o
valor social de intervenções humanas; as razões dessa dificuldade.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 11
24 Março 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 24 de Março, do Dia Nacional do Estudante
Origem,
regulamentação e simbolismo; objectivos e responsabilidade da organização;
marcos históricos antecedentes e sucedentes; o papel desempenhado pelos
estudantes na sociedade.
Tema 2 – A origem da problemática ambiental
Garrett Hardin, as suas ideias sobre
os perigos da sobrepopulação, a 1.ª lei de Hardin sobre Ecologia Humana e The Tragedy of the Commons; O Clube de
Roma, fundação, composição, actividade e o Relatório Meadows (The Limits to Growth); principais conclusões do relatório Meadows; a Conferência
de Estocolmo, motivação, organização, participantes e a divergência de
opiniões, responsável pela impossibilidade de atingir um acordo com metas
concretas, a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente
Humano e a importância social e política dessa declaração, como o primeiro
documento do direito internacional a reconhecer a importância do ambiente
humano.
Os próximos episódios I: The World
Conservation Startegy (produzida pela IUCN em 1980, com a colaboração da
UNEP, da WWF, Da FAO e da UNESCO), o primeiro documento internacional sobre a
conservação dos recursos vivos envolvendo governos, ONG e peritos, que inspirou
o “Relatório Brundtland” e lançou as bases para a definição de desenvolvimento
sustentável.
Os próximos episódios II: Our
Common Future, 1987, o Relatório Brundtland, as suas conclusões e a
constatação de que os problemas ambientais globais residem no contraste entre a
enorme pobreza dos países do “terceiro mundo” (terminologia da época) e os
padrões insustentáveis de consumo e produção dos países mais desenvolvidos;
definição do conceito de desenvolvimento sustentável, apenas atingível através
de uma estratégia conciliadora entre desenvolvimento e ambiente, ujma
estratégia definida como “Desenvolvimento Sustentável”.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 10
22 Março 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 21 de Março, do Dia Mundial das Florestas
(ou da árvore)
Origem no Arbor
Day, promovido por Julius Sterling Morton, em 1872, no Nebraska; a primeira
comemoração da Festa da Árvore em Portugal, em 1913, e o primeiro Dia Mundial
da Árvore em 1972; o apadrinhamento pela Assembleia Geral das Nações Unidas em
2012 e a conversão em Dia Mundial das Florestas; o logotipo e o tema para 2023,
e os objectivos de desenvolvimento sustentável relacionados; a página oficial
do Dia mundial das árvores e das Florestas; objectivos da comemoração, e alguns
factos sobre as árvores e as florestas ao nível global.
Referência à comemoração, no dia 22 de Março, do Dia Mundial da Água
Origem na
Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Ambiente, no Rio de
Janeiro, em 1992 e a primeira celebração em 1993; objectivos da criação do dia,
e outras celebrações da ONU associadas, um testemunho da importância que a água
tem como recurso e da necessidade em a conservar; o cartaz, o tema para 2023, e
a página oficial do Dia Mundial da Água; Os objectivos do desenvolvimento
sustentável para 2030 relacionados com a água (12 de 17); a UN 2023 Water
Conference, em Nova York em 22-24 de Março; alguns factos sobre a
disponibilidade da água potável ao nível global; a Década Internacional para
Acção: “Água para o Desenvolvimento Sustentável”.
Tema 2 – A origem da problemática ambiental
Como evoluiu a preocupação com o
ambiente: surgimento das modernas ideias sobre ambiente e recursos nos últimos
150 anos; a primeira lei com objectivos conservacionistas (1805); Alexander Gibson
e o primeiro programa de conservação da floresta com base em princípios
científicos (1842); Yellowstone, o primeiro Parque Natural de âmbito nacional; lista
dos parques nacionais criados a um ritmo crescente entre o final do século
XVIII e o século XIX; a escalada do interesse internacional pelo ambientalismo
do final do século XIX ao final do século XX; o Sierra Club, fundação, missão,
modo de actuação e actividades; o 8.º Congresso Internacional de Zoologia e a
proposta de criação de uma comissão internacional para a conservação da
natureza (1905); reuniões internacionais relacionadas com a protecção da
natureza entre 1910 e 1970; reuniões da ONU sobre ambiente e desenvolvimento
sustentável desde a primeira, em 1972, e a actualidade; conferências das UN
sobre o habitat e os estabelecimentos humanos, entre 1976 e a
actualidade, incluindo a que se realizará em 2023; a International Union for Conservation of Nature (IUCN), fundação,
autoridade, missão, actividades dos anos 1960 até à actualidade, papel na
criação das convenções internacionais e composição actual; o World Wildlife Fund (WWF), o “Manifesto
de Morges”, a fundação e a missão; Rachel Carson, formação e actividade, a
trilogia sobre a vida nos oceanos; Paul H. Müller e o DDT: a encomenda, o prémio Nobel e o uso
massivo do DDT; benefícios (aparentes) e consequências para o ambiente do uso
do DDT; Silent Spring (1962), um dos
livros de divulgação mais importantes de todos os tempos.
A edição em português de Primavera
Silenciosa de Rachel Carson, publicada em 2023 pela Imprensa da Universidade de Lisboa.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 9
17 Março 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 2 – A origem da problemática ambiental
Como nasceu a preocupação com o
ambiente: acções humanas de natureza diversa ao longo da história que, não
sendo especificamente destinadas a conseguir a preservação ou a conservação de
recursos, acabaram por ter esse efeito como resultado colateral, sendo em
alguns casos tomadas como aparentes actos de conservação; alterações climáticas
e ambientais naturais e associadas a acções humanas; os efeitos da colonização
internacional e a perspicácia de alguns Governadores, que constataram que a
conservação da floresta garantia um nível estável de precipitação,
indispensável para a prosperidade da agricultura; por que motivos não foram
devidamente tomados em conta ou abordados com seriedade os assuntos
relacionados com a acção antropogénica sobre o ambiente que constam de escritos
com alguns séculos; Platão e a degradação dos terrenos desflorestados; Aristóteles
e os cuidados com os bens comuns; John Evelyn e o seu tratado de silvicultura e
gestão florestal - Sylva, onde expõe a ideia da necessidade de gestão
das florestas; cuidados e práticas dos administradores coloniais do século
XVIII, que verificaram a existência de uma relação estreita entre a
desflorestação, a erosão do solo e a alteração do clima ao nível local; os
exemplos das ilhas de Tobago e Maurício; Stephen Hales e a relação entre
vegetação e precipitação.
Exemplos de extinções ocorridas nos
últimos séculos: o auroque, Bos primigenius, em 1627; o dodó, Raphus
cucullatus, c. 1693; o dugongo-de-Steller, Hydrodamalis gigas, em
finais do século XVIII, e o Arau-gigante, Pinguinus impennis, em 1852.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 8
15 Março 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 14 de Março, do Dia Internacional de Acção
pelos Rios
Origem no
primeiro Encontro Internacional de Pessoas Afectadas pelas Barragens, no
Brasil, objectivos da criação do dia, e meios para cumprir os objectivos
propostos; a página oficial da International Rivers.
Tema 2 – A origem da problemática ambiental
Fases da relação Homem/Natureza: 1) a
vida em equilíbrio com a natureza e a natureza como um organismo vivo, durante
a fase de caça/recolecção; 2) a natureza como uma fonte de recursos, do
Neolítico, com o início das práticas agrícolas e pecuárias, até meados do
século XIX, numa altura em que algumas preocupações e práticas
conservacionistas já se começavam a fazer sentir; 3) a industrialização, da
revolução industrial até meados do séc. XX, quando a visão conservadorista dá
lugar à visão ambientalista; 4) fase de transição, até há poucas décadas,
quando surge o conceito de sustentabilidade, como objectivo desejável na
relação do Homem com a natureza; 5) fase pós-industrial, associada à
perspectiva da necessidade de uma alteração de paradigmas (sustentabilidade na
exploração da natureza ou inacção e degradação completa; características
particulares de cada uma das fases; a questão é: qual das vias será objecto da
nossa escolha.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.