Sumários

BAC 12

29 Março 2023, 15:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 25 de Março, da Hora do Planeta

Origem e evolução histórica da iniciativa, data, objectivos e meios.

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

A enorme complexidade do ambiente: os elementos do ambiente – espaço físico, os parâmetros físico-químicos e o clima, e os sistemas vivos; as relações de influência e de retro-influência entre todos os elementos; a influência recíproca entre os vários sistemas vivos; as diferentes combinações dos elementos do ambiente e a geração de diversidade, as diferentes relações estabelecidas entre eles e a geração de complexidade; a diversidade e a complexidade dos sistemas vivos, adicionada à sua tendência para expansão e à sua capacidade de adaptação como geradoras de dinamismo, equilíbrio e resiliência; a capacidade do ambiente para recuperar de alterações profundas pontuais, em confronto com a dificuldade em recuperar de alterações leves e múltiplas quando cumulativas e continuadas.

A análise do funcionamento de sistemas complexos através da integração do estudo independente dos respectivos elementos (bióticos e abióticos) e processos (transferência de matéria e energia, associações bióticas, sucessão ecológica e evolução, etc.) dos sistemas vivos.

Quanto vale o ambiente? Nas sociedades actuais o Homem intervém sobre o ambiente natural adaptando-o às suas necessidades (Humanização do Ambiente) e as decisões tomadas são sempre perspectivadas de acordo com a relação de custo/benefício a curto, médio e longo prazo; intervenção nos elementos do ambiente no sentido da sua humanização; dificuldade em atribuir um valor ao ambiente, aos seus elementos e às alterações sobre todos eles impostas; a consequente dificuldade em equacionar o valor do ambiente num dos pratos de uma balança ao planear e decidir sobre o valor social de intervenções humanas; as razões dessa dificuldade.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 11

24 Março 2023, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 24 de Março, do Dia Nacional do Estudante

Origem, regulamentação e simbolismo; objectivos e responsabilidade da organização; marcos históricos antecedentes e sucedentes; o papel desempenhado pelos estudantes na sociedade.

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

Garrett Hardin, as suas ideias sobre os perigos da sobrepopulação, a 1.ª lei de Hardin sobre Ecologia Humana e The Tragedy of the Commons; O Clube de Roma, fundação, composição, actividade e o Relatório Meadows (The Limits to Growth); principais conclusões do relatório Meadows; a Conferência de Estocolmo, motivação, organização, participantes e a divergência de opiniões, responsável pela impossibilidade de atingir um acordo com metas concretas, a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano e a importância social e política dessa declaração, como o primeiro documento do direito internacional a reconhecer a importância do ambiente humano.

Os próximos episódios I: The World Conservation Startegy (produzida pela IUCN em 1980, com a colaboração da UNEP, da WWF, Da FAO e da UNESCO), o primeiro documento internacional sobre a conservação dos recursos vivos envolvendo governos, ONG e peritos, que inspirou o “Relatório Brundtland” e lançou as bases para a definição de desenvolvimento sustentável.

Os próximos episódios II: Our Common Future, 1987, o Relatório Brundtland, as suas conclusões e a constatação de que os problemas ambientais globais residem no contraste entre a enorme pobreza dos países do “terceiro mundo” (terminologia da época) e os padrões insustentáveis de consumo e produção dos países mais desenvolvidos; definição do conceito de desenvolvimento sustentável, apenas atingível através de uma estratégia conciliadora entre desenvolvimento e ambiente, ujma estratégia definida como “Desenvolvimento Sustentável”.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 10

22 Março 2023, 15:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 21 de Março, do Dia Mundial das Florestas (ou da árvore)

Origem no Arbor Day, promovido por Julius Sterling Morton, em 1872, no Nebraska; a primeira comemoração da Festa da Árvore em Portugal, em 1913, e o primeiro Dia Mundial da Árvore em 1972; o apadrinhamento pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012 e a conversão em Dia Mundial das Florestas; o logotipo e o tema para 2023, e os objectivos de desenvolvimento sustentável relacionados; a página oficial do Dia mundial das árvores e das Florestas; objectivos da comemoração, e alguns factos sobre as árvores e as florestas ao nível global.

Referência à comemoração, no dia 22 de Março, do Dia Mundial da Água

Origem na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Ambiente, no Rio de Janeiro, em 1992 e a primeira celebração em 1993; objectivos da criação do dia, e outras celebrações da ONU associadas, um testemunho da importância que a água tem como recurso e da necessidade em a conservar; o cartaz, o tema para 2023, e a página oficial do Dia Mundial da Água; Os objectivos do desenvolvimento sustentável para 2030 relacionados com a água (12 de 17); a UN 2023 Water Conference, em Nova York em 22-24 de Março; alguns factos sobre a disponibilidade da água potável ao nível global; a Década Internacional para Acção: “Água para o Desenvolvimento Sustentável”.

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

Como evoluiu a preocupação com o ambiente: surgimento das modernas ideias sobre ambiente e recursos nos últimos 150 anos; a primeira lei com objectivos conservacionistas (1805); Alexander Gibson e o primeiro programa de conservação da floresta com base em princípios científicos (1842); Yellowstone, o primeiro Parque Natural de âmbito nacional; lista dos parques nacionais criados a um ritmo crescente entre o final do século XVIII e o século XIX; a escalada do interesse internacional pelo ambientalismo do final do século XIX ao final do século XX; o Sierra Club, fundação, missão, modo de actuação e actividades; o 8.º Congresso Internacional de Zoologia e a proposta de criação de uma comissão internacional para a conservação da natureza (1905); reuniões internacionais relacionadas com a protecção da natureza entre 1910 e 1970; reuniões da ONU sobre ambiente e desenvolvimento sustentável desde a primeira, em 1972, e a actualidade; conferências das UN sobre o habitat e os estabelecimentos humanos, entre 1976 e a actualidade, incluindo a que se realizará em 2023; a International Union for Conservation of Nature (IUCN), fundação, autoridade, missão, actividades dos anos 1960 até à actualidade, papel na criação das convenções internacionais e composição actual; o World Wildlife Fund (WWF), o “Manifesto de Morges”, a fundação e a missão; Rachel Carson, formação e actividade, a trilogia sobre a vida nos oceanos; Paul H. Müller e o DDT: a encomenda, o prémio Nobel e o uso massivo do DDT; benefícios (aparentes) e consequências para o ambiente do uso do DDT; Silent Spring (1962), um dos livros de divulgação mais importantes de todos os tempos.

A edição em português de Primavera Silenciosa de Rachel Carson, publicada em 2023 pela Imprensa da Universidade de Lisboa.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 9

17 Março 2023, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 2 – A origem da problemática ambiental

Como nasceu a preocupação com o ambiente: acções humanas de natureza diversa ao longo da história que, não sendo especificamente destinadas a conseguir a preservação ou a conservação de recursos, acabaram por ter esse efeito como resultado colateral, sendo em alguns casos tomadas como aparentes actos de conservação; alterações climáticas e ambientais naturais e associadas a acções humanas; os efeitos da colonização internacional e a perspicácia de alguns Governadores, que constataram que a conservação da floresta garantia um nível estável de precipitação, indispensável para a prosperidade da agricultura; por que motivos não foram devidamente tomados em conta ou abordados com seriedade os assuntos relacionados com a acção antropogénica sobre o ambiente que constam de escritos com alguns séculos; Platão e a degradação dos terrenos desflorestados; Aristóteles e os cuidados com os bens comuns; John Evelyn e o seu tratado de silvicultura e gestão florestal - Sylva, onde expõe a ideia da necessidade de gestão das florestas; cuidados e práticas dos administradores coloniais do século XVIII, que verificaram a existência de uma relação estreita entre a desflorestação, a erosão do solo e a alteração do clima ao nível local; os exemplos das ilhas de Tobago e Maurício; Stephen Hales e a relação entre vegetação e precipitação.

Exemplos de extinções ocorridas nos últimos séculos: o auroque, Bos primigenius, em 1627; o dodó, Raphus cucullatus, c. 1693; o dugongo-de-Steller, Hydrodamalis gigas, em finais do século XVIII, e o Arau-gigante, Pinguinus impennis, em 1852.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 8

15 Março 2023, 15:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 14 de Março, do Dia Internacional de Acção pelos Rios

Origem no primeiro Encontro Internacional de Pessoas Afectadas pelas Barragens, no Brasil, objectivos da criação do dia, e meios para cumprir os objectivos propostos; a página oficial da International Rivers.

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

Fases da relação Homem/Natureza: 1) a vida em equilíbrio com a natureza e a natureza como um organismo vivo, durante a fase de caça/recolecção; 2) a natureza como uma fonte de recursos, do Neolítico, com o início das práticas agrícolas e pecuárias, até meados do século XIX, numa altura em que algumas preocupações e práticas conservacionistas já se começavam a fazer sentir; 3) a industrialização, da revolução industrial até meados do séc. XX, quando a visão conservadorista dá lugar à visão ambientalista; 4) fase de transição, até há poucas décadas, quando surge o conceito de sustentabilidade, como objectivo desejável na relação do Homem com a natureza; 5) fase pós-industrial, associada à perspectiva da necessidade de uma alteração de paradigmas (sustentabilidade na exploração da natureza ou inacção e degradação completa; características particulares de cada uma das fases; a questão é: qual das vias será objecto da nossa escolha.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.