Sumários
BAC 7
10 Março 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 2 – A origem da problemática ambiental
A relação do Homem com o ambiente:
características gerais da população mundial, dimensão actual, crescimento e
projecções; distribuição mundial do território humanizado e do não humanizado e
relação destes com a distribuição da densidade populacional humana; crescimento
da população humana em regiões mais e menos desenvolvidas, entre 1750 e a
actualidade, e projectada até 2100.
As condições ambientais na actualidade:
a água (possivelmente o recurso mais crítico), a produção de alimento e o
desperdício alimentar em Portugal, a obtenção e uso da energia, a emissão de
gases com efeito de estufa e fenómenos relacionados (nomeadamente o aquecimento
global, as alterações climáticas e a ocorrência de eventos extremos, a fusão
das calotes polares e o descongelamento do permafrost),
a qualidade do ar e a perda de biodiversidade (relacionada com a destruição de habitat,
a sobre exploração, a eliminação de espécies e a introdução de organismos
exóticos).
A necessidade de gerir e conservar os
recursos: a constatação da necessidade de quebrar o ciclo de crescente
degradação ambiental e o surgimento dos conceitos/disciplinas de Conservação,
Avaliação de Impacto, Gestão, Ordenamento e Monitorização do Ambiente e dos
Recursos Naturais.
Um exemplo de informação falsificada
disponível na internet.
H. sapiens não está sozinho
na tendência de expansão: parasitas e doença, alelopatia e fermentações;
alteração das condições ambientais ao ponto de tornar o ambiente resultante
inabitável.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 6
8 Março 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 2 – A origem da problemática ambiental
Alguns
factos sobre a demografia humana: O World Population Prospects 2022”, um relatório da ONU
sobre o crescimento populacional; contagem do dia sobre a população mundial e o
crescimento estimado num período de 5 minutos; variação da dimensão, da taxa
anual de variação, da natalidade e da mortalidade e da esperança média de vida
à nascença, por sexo, em relação à população humana, desde 1950 até à actualidade,
e projectada até 2100; variação da dimensão total e por classes de idade, em
relação à população da Europa, de Portugal e de África, desde 1950 até à actualidade,
e projectada até 2100.
H. sapiens é finalmente
apenas mais uma espécie: posição de H.
sapiens na classificação da 1.ª edição de Systema Naturae, de Lineu (1735); análise das ideias de Thomas
Malthus expressas em “Essay on the
Principle of Population” (1798) e sua relação com o modelo de crescimento
populacional; aspectos não previstos na teoria de Malthus; Darwin e “On the Origin of Species” (1859) e “The
descent of man, and selection in relation to sex” (1871); a visão actual da
humanidade sobre si própria; relação entre a variação das taxas de natalidade e
de mortalidade, e crescimento populacional em diferentes fases de
desenvolvimento; distribuição do crescimento populacional por região
geográfica.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 5
3 Março 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 3 de Março, do Dia Mundial da Vida
Selvagem
Relação da
data da comemoração com a da assinatura da Convenção Internacional sobre o
Comércio da Fauna e Flora Selvagens em Perigo de Extinção – CITES, em 1973.
Origem do dia, na 68.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, no ano do quadragésimo
aniversário da assinatura da Convenção. Objectivos da comemoração: uma chamada
de atenção para a fauna e a flora do planeta, e um alerta para os perigos do
tráfico de espécies animais selvagens. Tema e subtemas para o ano em que se
comemora o cinquentenário da assinatura da CITES. O poster oficial do Dia
Mundial da Vida Selvagem.
Tema 2 – A origem da problemática ambiental
“Sede fecundos e multiplicai-vos”:
tendência para o crescimento exponencial das populações de todas as espécies
(curva em “J”) na ausência de restrições ambientais; restrições ambientais ao
crescimento exponencial das populações e respectivo nível de actuação; balanço
entre os factores relacionados com o aumento populacional (natalidade e
imigração) e com a redução populacional (mortalidade e emigração); a curva
logística de crescimento populacional (curva em “S”) e a capacidade de carga,
ou de sustento, do meio; efeito da variação da capacidade de carga do meio em
relação a uma população; formas directas e indirectas de actuação de H. sapiens sobre as populações naturais;
ameaça comercial e ameaça biológica; um exemplo: evolução e colapso da pesca de
bacalhau na Terra Nova.
“Dominai a Terra e todas as suas
criaturas”: evolução do crescimento da população humana até à actualidade; efeito
da peste negra (bubónica) no séc. XV, da revolução industrial e dos avanços
tecnológicos do século XX; contagem actual do número de indivíduos da população
humana; desenvolvimento da tecnologia e necessidade crescente de recursos.
H. sapiens de novo: evolução
da relação do Homem com as restrições ambientais ao crescimento populacional,
desde a origem da espécie, durante o Paleolítico e a partir do Neolítico; libertação
sucessiva em relação às restrições impostas pelos factores abióticos,
topográficos e bióticos do meio; papel do desenvolvimento tecnológico no
aumento da capacidade de carga do meio para a espécie humana e entrada numa
espiral de aumento da dimensão da população e do concomitante aumento da necessidade
de exploração de recursos.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
BAC 4
1 Março 2023, 15:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, no dia 27 de Fevereiro, do Dia Internacional do
Urso Polar
O urso polar:
distribuição geográfica, características morfológicas e ecológicas mais relevantes,
ameaças a que está sujeito e estatuto de conservação; história da origem do Dia
Internacional do Urso Polar e objectivos a atingir. Problemas actuais
enfrentados pelas populações de urso polar, com especial destaque para a perda
de habitat e para a aproximação a localidades habitadas por humanos.
Tema 2 – A origem da problemática ambiental
Homo sapiens: características
ecológicas da espécie; expansão em área colonizada, em densidade, em número de
indivíduos e em esperança de vida; desenvolvimento de tecnologia para explorar
os recursos necessários; introdução de alterações significativas no ambiente;
consequências das acções humanas para o ambiente natural em termos da
humanização de habitats, das várias formas de domínio sobre os seres
vivos, e inclusivamente da sua erradicação, do aumento da poluição, da
alteração dos ciclos naturais e da aceleração das alterações climáticas.
Como H. sapiens foi capaz de dominar o ambiente: vantagens de H. sapiens em relação às outras espécies
animais, que lhe permitiram aumentar a abundância, a esperança de vida e o
aumento do impacto sobre os sistemas naturais; convicção da posso de
capacidades superiores às dos outros animais e crença num “mandato divino para
dominar a Terra”, uma crença enraizada nos mais remotos mitos da criação, e até
na filosofia precoce (os exemplos de Platão, Aristóteles e das principais
religiões com origem na Antiguidade, com referência à Tora, à Bíblia e ao Corão);
a origem e o destino da Humanidade segundo o Genesis e a ênfase nele contida através
da repetição insistente de algumas “ordens divinas”, tais como “crescei e
multiplicai-vos” e “dominai a Terra e todas as suas criaturas”..
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.
BAC 3
24 Fevereiro 2023, 14:00 • Carlos António da Silva Assis
Referência à comemoração, em 21 de Fevereiro, do Dia Internacional da Língua
Materna
A origem da
comemoração do Dia Internacional da Língua Materna (DILM), com o patrocínio da
UNESCO e, mais tarde, da Assembleia Geral da ONU, que a incluiu numa iniciativa
mais ampla, relacionada com a preservação e protecção de todas as línguas
usadas pelos povos do mundo; objectivos da comemoração do DILM; o tema para
2023 (Educação Multilingue – uma necessidade para transformar a educação).
Tema 1 – Introdução
Conceitos e definições: a) definição e
âmbito das áreas de Biologia Ambiental e de Biologia da Conservação,
com conteúdos que se interceptam; a Biologia Ambiental como uma área altamente
interdisciplinar, que fornece uma visão holística do mundo à nossa volta; a
Biologia da Conservação e os seus objectivos; b) definição dos conceitos de Conservação
e “Preservação”, de Ambientalista e Ecologista, diferenças
entre respectivos significados linguístico e técnico; c) definição dos
conceitos de Recursos Naturais, Recursos Renováveis e Não-renováveis,
como extremos de uma gradação dependente da relação entre a taxa de exploração
e a taxa de renovação, e de Sustentabilidade, Exploração Sustentável
e Desenvolvimento Sustentável.
A relação do Homem com o ambiente: da
vida em equilíbrio com a Natureza, passando pela Natureza como um organismo
vivo, até à Natureza como uma fonte de recursos; exemplos de práticas que,
embora mantidos com outras intenções ao longo do tempo, acabaram por promover a
conservação de espécies e de habitats; a expansão ultramarina, a
colonização e a globalização do uso da Natureza como fonte de recursos.
Esclarecimento das dúvidas dos
alunos.