Sumários

BAC 7

10 Março 2023, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 2 – A origem da problemática ambiental

A relação do Homem com o ambiente: características gerais da população mundial, dimensão actual, crescimento e projecções; distribuição mundial do território humanizado e do não humanizado e relação destes com a distribuição da densidade populacional humana; crescimento da população humana em regiões mais e menos desenvolvidas, entre 1750 e a actualidade, e projectada até 2100.

As condições ambientais na actualidade: a água (possivelmente o recurso mais crítico), a produção de alimento e o desperdício alimentar em Portugal, a obtenção e uso da energia, a emissão de gases com efeito de estufa e fenómenos relacionados (nomeadamente o aquecimento global, as alterações climáticas e a ocorrência de eventos extremos, a fusão das calotes polares e o descongelamento do permafrost), a qualidade do ar e a perda de biodiversidade (relacionada com a destruição de habitat, a sobre exploração, a eliminação de espécies e a introdução de organismos exóticos).

A necessidade de gerir e conservar os recursos: a constatação da necessidade de quebrar o ciclo de crescente degradação ambiental e o surgimento dos conceitos/disciplinas de Conservação, Avaliação de Impacto, Gestão, Ordenamento e Monitorização do Ambiente e dos Recursos Naturais.

Um exemplo de informação falsificada disponível na internet.

H. sapiens não está sozinho na tendência de expansão: parasitas e doença, alelopatia e fermentações; alteração das condições ambientais ao ponto de tornar o ambiente resultante inabitável.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 6

8 Março 2023, 15:00 Carlos António da Silva Assis


Tema 2 – A origem da problemática ambiental

Alguns factos sobre a demografia humana: O World Population Prospects 2022”, um relatório da ONU sobre o crescimento populacional; contagem do dia sobre a população mundial e o crescimento estimado num período de 5 minutos; variação da dimensão, da taxa anual de variação, da natalidade e da mortalidade e da esperança média de vida à nascença, por sexo, em relação à população humana, desde 1950 até à actualidade, e projectada até 2100; variação da dimensão total e por classes de idade, em relação à população da Europa, de Portugal e de África, desde 1950 até à actualidade, e projectada até 2100.

H. sapiens é finalmente apenas mais uma espécie: posição de H. sapiens na classificação da 1.ª edição de Systema Naturae, de Lineu (1735); análise das ideias de Thomas Malthus expressas em “Essay on the Principle of Population” (1798) e sua relação com o modelo de crescimento populacional; aspectos não previstos na teoria de Malthus; Darwin e “On the Origin of Species” (1859) e “The descent of man, and selection in relation to sex” (1871); a visão actual da humanidade sobre si própria; relação entre a variação das taxas de natalidade e de mortalidade, e crescimento populacional em diferentes fases de desenvolvimento; distribuição do crescimento populacional por região geográfica.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 5

3 Março 2023, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 3 de Março, do Dia Mundial da Vida Selvagem

Relação da data da comemoração com a da assinatura da Convenção Internacional sobre o Comércio da Fauna e Flora Selvagens em Perigo de Extinção – CITES, em 1973. Origem do dia, na 68.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, no ano do quadragésimo aniversário da assinatura da Convenção. Objectivos da comemoração: uma chamada de atenção para a fauna e a flora do planeta, e um alerta para os perigos do tráfico de espécies animais selvagens. Tema e subtemas para o ano em que se comemora o cinquentenário da assinatura da CITES. O poster oficial do Dia Mundial da Vida Selvagem.

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

“Sede fecundos e multiplicai-vos”: tendência para o crescimento exponencial das populações de todas as espécies (curva em “J”) na ausência de restrições ambientais; restrições ambientais ao crescimento exponencial das populações e respectivo nível de actuação; balanço entre os factores relacionados com o aumento populacional (natalidade e imigração) e com a redução populacional (mortalidade e emigração); a curva logística de crescimento populacional (curva em “S”) e a capacidade de carga, ou de sustento, do meio; efeito da variação da capacidade de carga do meio em relação a uma população; formas directas e indirectas de actuação de H. sapiens sobre as populações naturais; ameaça comercial e ameaça biológica; um exemplo: evolução e colapso da pesca de bacalhau na Terra Nova.

“Dominai a Terra e todas as suas criaturas”: evolução do crescimento da população humana até à actualidade; efeito da peste negra (bubónica) no séc. XV, da revolução industrial e dos avanços tecnológicos do século XX; contagem actual do número de indivíduos da população humana; desenvolvimento da tecnologia e necessidade crescente de recursos.

H. sapiens de novo: evolução da relação do Homem com as restrições ambientais ao crescimento populacional, desde a origem da espécie, durante o Paleolítico e a partir do Neolítico; libertação sucessiva em relação às restrições impostas pelos factores abióticos, topográficos e bióticos do meio; papel do desenvolvimento tecnológico no aumento da capacidade de carga do meio para a espécie humana e entrada numa espiral de aumento da dimensão da população e do concomitante aumento da necessidade de exploração de recursos.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 4

1 Março 2023, 15:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, no dia 27 de Fevereiro, do Dia Internacional do Urso Polar

O urso polar: distribuição geográfica, características morfológicas e ecológicas mais relevantes, ameaças a que está sujeito e estatuto de conservação; história da origem do Dia Internacional do Urso Polar e objectivos a atingir. Problemas actuais enfrentados pelas populações de urso polar, com especial destaque para a perda de habitat e para a aproximação a localidades habitadas por humanos.

Tema 2 – A origem da problemática ambiental

Homo sapiens: características ecológicas da espécie; expansão em área colonizada, em densidade, em número de indivíduos e em esperança de vida; desenvolvimento de tecnologia para explorar os recursos necessários; introdução de alterações significativas no ambiente; consequências das acções humanas para o ambiente natural em termos da humanização de habitats, das várias formas de domínio sobre os seres vivos, e inclusivamente da sua erradicação, do aumento da poluição, da alteração dos ciclos naturais e da aceleração das alterações climáticas.

Como H. sapiens foi capaz de dominar o ambiente: vantagens de H. sapiens em relação às outras espécies animais, que lhe permitiram aumentar a abundância, a esperança de vida e o aumento do impacto sobre os sistemas naturais; convicção da posso de capacidades superiores às dos outros animais e crença num “mandato divino para dominar a Terra”, uma crença enraizada nos mais remotos mitos da criação, e até na filosofia precoce (os exemplos de Platão, Aristóteles e das principais religiões com origem na Antiguidade, com referência à Tora, à Bíblia e ao Corão); a origem e o destino da Humanidade segundo o Genesis e a ênfase nele contida através da repetição insistente de algumas “ordens divinas”, tais como “crescei e multiplicai-vos” e “dominai a Terra e todas as suas criaturas”..

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

BAC 3

24 Fevereiro 2023, 14:00 Carlos António da Silva Assis


Referência à comemoração, em 21 de Fevereiro, do Dia Internacional da Língua Materna

A origem da comemoração do Dia Internacional da Língua Materna (DILM), com o patrocínio da UNESCO e, mais tarde, da Assembleia Geral da ONU, que a incluiu numa iniciativa mais ampla, relacionada com a preservação e protecção de todas as línguas usadas pelos povos do mundo; objectivos da comemoração do DILM; o tema para 2023 (Educação Multilingue – uma necessidade para transformar a educação).

Tema 1 – Introdução

Conceitos e definições: a) definição e âmbito das áreas de Biologia Ambiental e de Biologia da Conservação, com conteúdos que se interceptam; a Biologia Ambiental como uma área altamente interdisciplinar, que fornece uma visão holística do mundo à nossa volta; a Biologia da Conservação e os seus objectivos; b) definição dos conceitos de Conservação e “Preservação”, de Ambientalista e Ecologista, diferenças entre respectivos significados linguístico e técnico; c) definição dos conceitos de Recursos Naturais, Recursos Renováveis e Não-renováveis, como extremos de uma gradação dependente da relação entre a taxa de exploração e a taxa de renovação, e de Sustentabilidade, Exploração Sustentável e Desenvolvimento Sustentável.

A relação do Homem com o ambiente: da vida em equilíbrio com a Natureza, passando pela Natureza como um organismo vivo, até à Natureza como uma fonte de recursos; exemplos de práticas que, embora mantidos com outras intenções ao longo do tempo, acabaram por promover a conservação de espécies e de habitats; a expansão ultramarina, a colonização e a globalização do uso da Natureza como fonte de recursos.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.