Sumários
L1 - Preparação e propriedades de soluções tampão
11 Março 2026, 15:00 • Filipa Pedro Costa Santos
Formação dos grupos, breve explicação do trabalho laboratorial e realização do mesmo.
Soluções tampão
11 Março 2026, 15:00 • Ana Isabel Abrantes Coutinho
Preparação de soluções tampão de fosfatos usando diferentes métodos.
Teste da influência do valor de pH e molaridade na capacidade tampão de uma solução.
Proteínas globulares
11 Março 2026, 11:30 • Cláudio Emanuel Moreira Gomes
Proteínas globulares - Características e funções. A topologia proteica. Introdução aos métodos de determinação de estrutura. Visualização de estruturas 3D de proteínas.
Proteínas: estrutura secundária
10 Março 2026, 10:00 • Cláudio Emanuel Moreira Gomes
Proteínas: estrutura secundária. A ligação peptídica e ângulos diedrais. O Gráfico de Ramachandran. Tipos de estrutura secundária e suas características: hélice alfa, folhas beta e voltas beta.
Aula da Teórica Prática TP2 - PL22 – Tratamento de resultados
6 Março 2026, 14:00 • Celia Maria Valente Romao
Esta aula teórica prática teve como objectivo introduzir os estudantes à utilização da folha de cálculo EXCEL. Desta forma, espera-se que os alunos adquiram as competências das funções básicas de cálculo, envolvendo a ulização de formulas de cálculo, assim como da representação gráfica de dados científicos. Os dados de trabalho, foram os dados experimentais obtidos na aula laboratorial anterior – L1.