Sumários
BTM_Aula T15 NGS e metagenómica
15 Novembro 2023, 13:00 • Mónica Vieira Cunha
Metagenómica e sequenciação genómica de nova geração. Microbial profiling por recurso a marcadores filogenéticos e amplicon sequencing. Aplicações e fluxos experimentais.
PL7
15 Novembro 2023, 08:00 • Margarida Maria Lucas de Almeida Souto Themudo Barata
Biotransformação de esteroides
4.2. Adição dos substratos (cortexelona e progesterona) ao meio de transformação (T) e posterior inoculação dos fungos filamentosos (Alternaria sp., Cladosporium sp. e Penicillium sp.).
Análise bacteriológica de diferentes águas
5.2. Filtração de amostras de água (superficial e subterrânea) e inoculação das membranas em meios de cultura selectivos e diferenciais (CCA, SBA e VFA).
AVALIAÇÃO DA INATIVAÇÃO MICROBIANA POR RADIAÇÃO GAMA EM SOLUÇÕES DE TRIPTOFANO E SEUS COMPLEXOS METÁLICOS, COMO NOVOS POSSÍVEIS FÁRMACOS NO TRATAMENTO DO CANCRO COLORRETAL E NA REGULAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL HUMANA
10 Novembro 2023, 15:00 • Sandra Isabel Silva Cabo Verde
- Avaliação da inativação por radiação gama (0,2 kGy; 0,4 kGy e 0,6 kGy) de Escherichia coli em quatro substratos diferentes: soro fisiológico, ácido 8-hidroxiquinolina-2-carboxílico (8-HQA), complexo metálico di-8-hidroxiquinolina-2-carboxílico-ferro(III) [Fe(8-HQA)3], e cloreto de ferro (III) [FeCl3].
BTM_Aula T14 Epidemiologia de águas residuais (parte II)
10 Novembro 2023, 14:00 • Mónica Vieira Cunha
Métodos analíticos na epidemiologia de águas residuais especificamente vocacionados para a deteção, quantificação e sequenciação de SARS-CoV-2. Desenho experimental das abordagens de enriquecimento taxonómico e sequenciação do genoma de SARS-CoV-2 em matrizes de águas residuais e amostras clínicas. Protocolo ARTIC. Parâmetros de controlo de qualidade na análise de dados de sequenciação (abordagem sumária). Fatores de variabilidade na modelação dos dados de quantificação do genoma viral. Vantagens e limitações das abordagens baseadas em águas residuais e complementaridades com a vigilância clínica.
AVALIAÇÃO DA INATIVAÇÃO MICROBIANA POR RADIAÇÃO GAMA EM SOLUÇÕES DE TRIPTOFANO E SEUS COMPLEXOS METÁLICOS, COMO NOVOS POSSÍVEIS FÁRMACOS NO TRATAMENTO DO CANCRO COLORRETAL E NA REGULAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL HUMANA
8 Novembro 2023, 14:00 • Sandra Isabel Silva Cabo Verde
- Avaliação da inativação por radiação gama (0,2 kGy; 0,4 kGy e 0,6 kGy) de Pseudomonas putida em quatro substratos diferentes: soro fisiológico, ácido 8-hidroxiquinolina-2-carboxílico (8-HQA), complexo metálico di-8-hidroxiquinolina-2-carboxílico-ferro(III) [Fe(8-HQA)3], e cloreto de ferro (III) [FeCl3].