Sumários

Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"

9 Outubro 2020, 09:30 Andreia da Silva Santos

Exploração individual das abordagens adotadas na resolução de problemas.

Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.

Realização de um exercício prático em grupo, em que cada grupo elegia um problema identificado como comum e aplicava a abordagem de resolução de problemas desenvolvida na primeira parte da aula.


Aula 4 Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"

7 Outubro 2020, 09:00 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Desenvolvimento do módulo "Tomada de decisão e Resolução de problemas"

Exploração individual das abordagens adotadas na resolução de problemas.

Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.

Realização de um exercício prático em grupo, em que cada grupo elegia um problema identificado como comum e aplicava a abordagem de resolução de problemas desenvolvida na primeira parte da aula.


Apresentação da disciplina

6 Outubro 2020, 12:30 Andreia da Silva Santos

·        - Apresentação dos conteúdos programáticos da cadeira.

·        - Apresentação do método de avaliação.

·        - Apresentação do modelo pedagógico subjacente ao funcionamento da cadeira e explicitação da dinâmica das aulas.

·        - O modelo de aprendizagem emocional.

·        - Introdução a conceitos de base da área da psicologia e apresentação de modelos explicativos com relevância para o âmbito da cadeira:

·             Necessidades psicológicas.

·             Aceitação da experiência.

·             Conflitos internos.

·             Crenças.

·             Esquema de regulação na interação com o mundo.

·        - Exercícios iniciais de exploração emocional: Focagem e Pegada Existencial.


Aula 1- Apresentação da unidade curricular e de conteúdos de base da área da psicologia. Realização de exercícios de auto-exploração.

6 Outubro 2020, 12:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

1- Aspectos de funcionamento geral da unidade curricular

- Apresentação dos conteúdos programáticos da unidade curricular.

- Apresentação da metodologia de avaliação.

- Apresentação do modelo pedagógico subjacente ao funcionamento da unidade curricular e explicitação da dinâmica das aulas.

- O modelo de aprendizagem emocional.

 

2- Apresentação de conteúdos de base da área da psicologia

- Introdução a conceitos de base da área da psicologia e apresentação de modelos explicativos com relevância para o âmbito da cadeira:

·Necessidades psicológicas.

·Aceitação da experiência.

·Conflitos internos.

·Crenças.

·Esquema de regulação na interação com o mundo.

 

 3- Desenvolvimento do módulo "Objectivos de vida"

Realização dos exercícios:

- A Pegada Existencial

- Locus de controle.

- O Jarro da vida.


Desenvolvimento do módulo "Objetivos de vida"

2 Outubro 2020, 09:30 Andreia da Silva Santos

Realização dos exercícios:

- Identificação dos “eus” possíveis.

- Inventário de consciência sensorial.

- Os meus medos (exercício de focagem).

Após a conclusão dos exercícios de exploração, procedeu-se a um momento de trabalho individualizado, em que cada aluno foi convidado a fazer uma síntese da informação acedida através de cada exercício, procurando identificar os aspetos mais centrais ao nível do que parece ser mais relevante em termos de atenção e auto-cuidado. 

Posteriormente, cada aluno elaborou um plano pessoal de auto-cuidado e gestão de objetivos, tendo em atenção a perspetiva a longo prazo (o que quero alcançar) e a curto prazo (o que vou operacionalizar esta semana no sentido de me aproximar dos objetivos distais).

Foram igualmente identificados possíveis obstáculos à prossecução dos objetivos constantes do plano e discutidas abordagens reparadoras dos obstáculos,