Sumários

HIB 12

21 Outubro 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

A transição para a Idade Média: (breve resumo); Aurelius Augustinus Hiponensis (Santo Agostinho, Bispo de Hipona) – principais obras; De Civitate Dei (A Cidade de Deus) e a conciliação entre o cristianismo e a Filosofia grega, em particular a de Aristóteles; a relação entre a fé e a razão; o papel do cristianismo na preservação da cultura e das obras da Antiguidade, e na transição para a Idade Média.

Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)

Início, fim e subdivisões da Idade Média.

A Alta Idade Média: As invasões bárbaras, a queda do Império Romano do Ocidente, a reorganização política e social que se sucederam e o estabelecimento do sistema feudal; a decadência cultural.

O feudalismo europeu: características do sistema económico, político e social; o papel do cristianismo; o ensino e a cultura, uma prerrogativa do clero; características do ensino na Idade Média feudal.

O conhecimento: os copistas e o scriptorium, as escolas e as bibliotecas monásticas.

A medicina: as enfermarias e as farmácias; o desígnio divino na doença e na cura.

A situação do clero nas sociedades medievais.

A Biologia na Alta Idade Média: a procura de conhecimento para justificar os dogmas religiosos e para suportar a religião e a moral pregada; o trabalho conciliador de Santo Agostinho ao equiparar fé e razão; características do conhecimento de ciências naturais durante a Alta Idade Média.

Isidoro de Sevilha e as suas Etymologiae: principais características da obra e a sua importância durante o período medieval; composição da obra, em especial no que se refere aos volumes I e II (trivium), III (quadrivium), IV (medicina), XII (os animais) e XVII (agricultura).

As sete artes liberais: agrupamento em trivium e quadrivium; Quintus Tertulianus e o trivium como representação do escudo da Trindade.

Objectivos dos herbários, bestiários e lapidários: principais características e obras que serviram de base.

A expansão dos Muçulmanos: Maomé e o seu tempo; unificação das tribos e domínio da península arábica; o tempo dos quatro califas e a expansão para fora da península arábica; os califados Omíada e Abássida e a expansão árabe.

O que trouxe a expansão árabe: contacto com as obras da Antiguidade e absorção dos conhecimentos nelas contidos, a aquisição de novos conhecimentos e a devolução desses conhecimentos, com valor acrescentado, aos locais de origem.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 11

15 Outubro 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

Os médicos e a Medicina romana: Principais características da prática médica em Roma:

Aulus Cornelius Celsus (uma das principais fontes do conhecimento médico romano) e De Medicina.

Aelius Galenus (Galeno, o médico): vida e obra; influências e áreas que desenvolveu; personalidade e posição no que se refere às correntes médicas e religiosas; a adopção de Galeno por parte da Igreja; noção de saúde e doença com base no equilíbrio de quatro humores, quatro elementos e três pneuma (espíritos).

A Botânica e a farmacologia em Roma: da farmacologia à botânica em Roma.

Antonius Castor (botânico a farmacologista): interesses e actividade; pioneiro na criação de um jardim botânico e no cultivo de plantas para fins medicinais.

Pedanius Dioscorides: vida e obra; De Materia Medica, composição e principais características.

A História Natural em Roma: os compiladores do conhecimento vertido em obras da Antiguidade:

Gaius Plinius Secundus (Plínio-o-Velho): vida e obra; Naturalis Historiae, composição e principais características; a ausência de discernimento ou espírito critico, a não verificação de fontes e a persistência de falsas ideias em Naturalis Historiae, alguns exemplos ilustrativos.

Claudius Aelianus e De Natura Animalium (17 livros com breves histórias sobre animais).

A transição para a Idade Média: A partir do século III: A expansão dos Hunos, surgimento e aumento progressivo dos conflitos fronteiriços; transferência da capital para Constantinopla; o crescimento, a legalização, o concílio de Niceia e a hegemonia absoluta do cristianismo; a divisão do Império Romano e a queda do Império do Ocidente.

Fortes e fracos do conhecimento científico e técnico em Roma. O contributo dos romanos para o conhecimento da Biologia.

Depois da queda do Império: A sobrevivência da língua e da religião; a estrutura, o espólio e a cultura da Igreja.

Do politeísmo ao monoteísmo: o politeísmo na Antiguidade e a aquisição de conhecimento; o monoteísmo herdado do Império e o conhecimento “pré-fabricado”.

A Biologia na Antiguidade: das justificações fantásticas para as racionais; características do conhecimento biológico na Antiguidade (Medicina, Botânica, História Natural) e a forma como o conhecimento evoluiu ao longo desse período.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 10

14 Outubro 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

Alexandre Magno, ascendência, ascensão e conquistas; o império de Alexandre e a sua desintegração; papel na disseminação da cultura e do conhecimento grego.

Ptolemeu I e o início da dinastia Ptolemaica; transformação de Alexandria num centro de saber, a Biblioteca de Alexandria. A Biblioteca e o Museu de Alexandria: da origem à destruição.

A escola médica de Alexandria: a primeira grande escola de medicina científica: Herófilo de Calcedónia e Erasístrato de Chios a respectiva obra; o papel de cada um no conhecimento da anatomia e do funcionamento do organismo humano.

Roma: a primeira grande potência Ocidental.

O conhecimento grego e a transição para Roma: características da procura de conhecimento por parte dos gregos; o registo do conhecimento adquirido; a expansão grega no séc. IV a. C. (Alexandre III “O Grande”); Alexandria e a sua biblioteca; o impulso cultural de Ptolomeu; Alexandria como centro de comércio, de técnica e de ciência; a escola médica de Alexandria; medicina e filosofia (a evolução de uma aliança); a ocupação romana; o peso da cultura grega na civilização romana.

As três fases pelas quais passou Roma, desde a fundação à queda (monarquia, república e império).

Extensão geográfica do Império romano no seu auge.

A origem, ascensão, legalização e conversão do cristianismo em religião oficial no Império Romano.

A queda do Império Romano do Ocidente: As invasões dos povos bárbaros, o saque de Roma e a deposição de Rómulo Augusto.

A natureza e a História Natural: características gerais das obras nesta área.

Titus Lucretius Carus (Lucrécio, o poeta filósofo) e De Rerum Natura.

Gratius Faliscus e Cynegeticon Liber (um poema sobre a caça).

Halieuticon (um poema sobre a pesca, atribuído a Ovídio).

Oppianus de Anazarbus e De venatione e De Piscatu (livros sobre a caça e a pesca)

O gosto pela agricultura: características gerais das obras nesta área.

Marcus Porcius Cato (Catão-o-Velho): vida e obra; oposição à influência grega; De Agri Cultura.

Marcus Terentius Varro (Varrão): vida e obra; Rerum Rusticarum Libri III; Antecipação da microbiologia e da epidemiologia.

Lucius Moderatus Columella: vida e obra; De Re Rustica, em 12 volumes temáticos, e De Arboribus.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 9

8 Outubro 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

A Idade dos Filósofos – Os filósofos socráticos: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Aristóteles, o “Pai da Biologia” (continuação): concepção da natureza, conceito de Enteléquia; os quatro tipos de factores causais que explicam a existência – causa material, causa formal, causa eficiente e causa final; a obra relacionada com Biologia, os tratados e os pequenos ensaios; o que se sabe sobre a obra perdida; áreas do domínio da Biologia que Aristóteles abordou; a classificação de Aristóteles e os conceitos de Genus e Eidos. O genus e o eidos e as diferenças entre as partes dos organismos. Exemplos de observações de Aristóteles que demonstram a sua perspicácia científica; testemunhos de Buffon e Darwin sobre Aristóteles.

Teofrasto, o sucessor de Aristóteles e “pai da Botânica”: a obra de Teofrasto.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 8

7 Outubro 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)

A Idade dos Filósofos – Os filósofos socráticos: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Sócrates: naturalidade, trabalhos conhecidos (nenhum), testemunhos indirectos sobre as suas ideias e personalidade; principais áreas de interesse; o seu método dialético de inquérito na aquisição de conhecimento; a morte de Sócrates.

Platão: naturalidade, influências e principais áreas de interesse; principais obras.

Aristóteles, o “Pai da Biologia”: naturalidade, percurso de vida, ameaça de morte e fuga; o eclectismo de Aristóteles e as suas principais áreas de interesse; os trabalhos de lógica – organon, e o estabelecimento do raciocínio dedutivo como instrumento de aquisição de conhecimento; concepção da vida, o princípio que anima a matéria – alma ou psyche, as almas dos animais de acordo com o respectivo grau de perfeição; o conceito de Scala Naturae, características e princípios em que se baseia; as bases para o fixismo e para o essencialismo

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.