Sumários
HIB 12
21 Outubro 2025, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
A transição para a Idade Média: (breve resumo); Aurelius Augustinus Hiponensis
(Santo Agostinho, Bispo de Hipona) – principais obras; De Civitate Dei
(A Cidade de Deus) e a conciliação entre o cristianismo e a Filosofia grega, em
particular a de Aristóteles; a relação entre a fé e a razão; o papel do
cristianismo na preservação da cultura e das obras da Antiguidade, e na
transição para a Idade Média.
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Início, fim e subdivisões da Idade
Média.
A Alta Idade Média: As invasões
bárbaras, a queda do Império Romano do Ocidente, a reorganização política e
social que se sucederam e o estabelecimento do sistema feudal; a decadência
cultural.
O feudalismo europeu: características
do sistema económico, político e social; o papel do cristianismo; o ensino e a
cultura, uma prerrogativa do clero; características do ensino na Idade Média
feudal.
O conhecimento: os copistas e o scriptorium, as escolas e as bibliotecas
monásticas.
A medicina: as enfermarias e as
farmácias; o desígnio divino na doença e na cura.
A situação do clero nas sociedades
medievais.
A Biologia na Alta Idade Média: a
procura de conhecimento para justificar os dogmas religiosos e para suportar a
religião e a moral pregada; o trabalho conciliador de Santo Agostinho ao
equiparar fé e razão; características do conhecimento de ciências naturais
durante a Alta Idade Média.
Isidoro de Sevilha e as suas Etymologiae: principais características
da obra e a sua importância durante o período medieval; composição da obra, em
especial no que se refere aos volumes I e II (trivium), III (quadrivium),
IV (medicina), XII (os animais) e XVII (agricultura).
As sete artes liberais: agrupamento em
trivium e quadrivium; Quintus Tertulianus e o trivium como representação do escudo da Trindade.
Objectivos dos herbários, bestiários e
lapidários: principais características e obras que serviram de base.
A expansão dos Muçulmanos: Maomé e o
seu tempo; unificação das tribos e domínio da península arábica; o tempo dos
quatro califas e a expansão para fora da península arábica; os califados Omíada
e Abássida e a expansão árabe.
O que trouxe a expansão árabe:
contacto com as obras da Antiguidade e absorção dos conhecimentos nelas
contidos, a aquisição de novos conhecimentos e a devolução desses
conhecimentos, com valor acrescentado, aos locais de origem.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 11
15 Outubro 2025, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
Os médicos e a Medicina romana: Principais características da prática médica em Roma:
Aulus Cornelius Celsus (uma das
principais fontes do conhecimento médico romano) e De Medicina.
Aelius Galenus (Galeno, o médico):
vida e obra; influências e áreas que desenvolveu; personalidade e posição no
que se refere às correntes médicas e religiosas; a adopção de Galeno por parte
da Igreja; noção de saúde e doença com base no equilíbrio de quatro humores,
quatro elementos e três pneuma (espíritos).
A Botânica e a farmacologia em Roma: da farmacologia à botânica em Roma.
Antonius Castor (botânico a
farmacologista): interesses e actividade; pioneiro na criação de um jardim
botânico e no cultivo de plantas para fins medicinais.
Pedanius Dioscorides: vida e obra; De Materia Medica, composição e
principais características.
A História Natural em Roma:
os compiladores do conhecimento vertido em obras da Antiguidade:
Gaius Plinius Secundus
(Plínio-o-Velho): vida e obra; Naturalis
Historiae, composição e principais características; a ausência de
discernimento ou espírito critico, a não verificação de fontes e a persistência
de falsas ideias em Naturalis Historiae,
alguns exemplos ilustrativos.
Claudius Aelianus e De Natura Animalium (17 livros com
breves histórias sobre animais).
A transição para a Idade Média: A partir do século III: A expansão dos Hunos,
surgimento e aumento progressivo dos conflitos fronteiriços; transferência da
capital para Constantinopla; o crescimento, a legalização, o concílio de Niceia
e a hegemonia absoluta do cristianismo; a divisão do Império Romano e a queda
do Império do Ocidente.
Fortes e fracos do conhecimento
científico e técnico em Roma. O contributo dos romanos para o conhecimento da
Biologia.
Depois da queda do Império: A
sobrevivência da língua e da religião; a estrutura, o espólio e a cultura da
Igreja.
Do politeísmo ao monoteísmo: o
politeísmo na Antiguidade e a aquisição de conhecimento; o monoteísmo herdado
do Império e o conhecimento “pré-fabricado”.
A Biologia na Antiguidade: das
justificações fantásticas para as racionais; características do conhecimento
biológico na Antiguidade (Medicina, Botânica, História Natural) e a forma como
o conhecimento evoluiu ao longo desse período.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 10
14 Outubro 2025, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
Alexandre Magno, ascendência, ascensão
e conquistas; o império de Alexandre e a sua desintegração; papel na
disseminação da cultura e do conhecimento grego.
Ptolemeu I e o início da dinastia
Ptolemaica; transformação de Alexandria num centro de saber, a Biblioteca de
Alexandria. A Biblioteca e o Museu de Alexandria: da origem à destruição.
A escola médica de Alexandria: a primeira grande escola de medicina científica: Herófilo de Calcedónia e
Erasístrato de Chios a respectiva obra; o papel de cada um no conhecimento da
anatomia e do funcionamento do organismo humano.
Roma: a primeira grande potência Ocidental.
O conhecimento grego e a transição
para Roma: características da procura de conhecimento por parte dos gregos; o
registo do conhecimento adquirido; a expansão grega no séc. IV a. C. (Alexandre
III “O Grande”); Alexandria e a sua biblioteca; o impulso cultural de Ptolomeu;
Alexandria como centro de comércio, de técnica e de ciência; a escola médica de
Alexandria; medicina e filosofia (a evolução de uma aliança); a ocupação
romana; o peso da cultura grega na civilização romana.
As três fases pelas quais passou Roma,
desde a fundação à queda (monarquia, república e império).
Extensão geográfica do Império romano
no seu auge.
A origem, ascensão, legalização e
conversão do cristianismo em religião oficial no Império Romano.
A queda do Império Romano do Ocidente:
As invasões dos povos bárbaros, o saque de Roma e a deposição de Rómulo
Augusto.
A natureza e a História Natural: características gerais das obras nesta área.
Titus Lucretius Carus (Lucrécio, o poeta filósofo) e De Rerum Natura.
Gratius Faliscus e Cynegeticon
Liber (um poema sobre a caça).
Halieuticon (um poema sobre a pesca, atribuído a Ovídio).
Oppianus de Anazarbus e De venatione e De Piscatu (livros sobre a caça e a pesca)
O gosto pela agricultura:
características gerais das obras nesta área.
Marcus Porcius Cato (Catão-o-Velho): vida e obra; oposição à
influência grega; De Agri Cultura.
Marcus Terentius Varro (Varrão): vida e obra; Rerum Rusticarum Libri III; Antecipação da microbiologia e da
epidemiologia.
Lucius Moderatus Columella: vida e obra; De
Re Rustica, em 12 volumes temáticos, e De
Arboribus.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 9
8 Outubro 2025, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
A Idade dos Filósofos – Os filósofos socráticos: Sócrates, Platão e
Aristóteles.
Aristóteles, o “Pai da Biologia” (continuação): concepção da natureza, conceito de Enteléquia;
os quatro tipos de factores causais que explicam a existência – causa material,
causa formal, causa eficiente e causa final; a obra relacionada com Biologia,
os tratados e os pequenos ensaios; o que se sabe sobre a obra perdida; áreas do
domínio da Biologia que Aristóteles abordou; a classificação de Aristóteles e
os conceitos de Genus e Eidos. O genus e o eidos e as diferenças
entre as partes dos organismos. Exemplos de observações de Aristóteles que
demonstram a sua perspicácia científica; testemunhos de Buffon e Darwin sobre
Aristóteles.
Teofrasto, o sucessor de Aristóteles e “pai da Botânica”: a obra de Teofrasto.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
HIB 8
7 Outubro 2025, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
A Idade dos Filósofos – Os filósofos socráticos: Sócrates, Platão e
Aristóteles.
Sócrates: naturalidade,
trabalhos conhecidos (nenhum), testemunhos indirectos sobre as suas ideias e
personalidade; principais áreas de interesse; o seu método dialético de
inquérito na aquisição de conhecimento; a morte de Sócrates.
Platão: naturalidade,
influências e principais áreas de interesse; principais obras.
Aristóteles, o “Pai da Biologia”: naturalidade, percurso de vida, ameaça de morte e fuga; o eclectismo de
Aristóteles e as suas principais áreas de interesse; os trabalhos de lógica –
organon, e o estabelecimento do raciocínio dedutivo como instrumento de
aquisição de conhecimento; concepção da vida, o princípio que anima a matéria –
alma ou psyche, as almas dos animais de acordo com o respectivo grau de
perfeição; o conceito de Scala Naturae,
características e princípios em que se baseia; as bases para o fixismo e para o
essencialismo
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.