Sumários

HIB 2

16 Setembro 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Unidade 1 – Introdução

Períodos da História – da história do mundo ocidental

Períodos considerados, respectiva delimitação e principais características.

A construção do conhecimento científico – o despertar do Homem para a ciência

Como teve origem a ciência: da observação dos fenómenos naturais à mitologia e desta à separação dos ramos filosofia e religião; como o ramo da filosofia resulta na ciência e como esta se relaciona com a religião; ciência e religião, duas áreas com objectivos idênticos, mas com caminhos diferentes para os atingir; as convicções do Homem e a “invenção” dos deuses, exemplos retirados de “A Epopeia da Criação” (Enuma Elish), “Génesis” e “Corão”.

Como se constrói o conhecimento científico: dos objectivos da ciência ao ciclo de aquisição de conhecimentos, passando pela observação e pela experimentação.

Características essenciais do procedimento científico: manutenção de um espírito crítico, desconfiança e questionamento permanente, etc.

A aquisição de conhecimentos científicos e a técnica de construção de puzzles – uma analogia.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


HIB 1

10 Setembro 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Apresentação da Unidade Curricular

Desejos de boas-vindas aos alunos de Biologia em geral, e de HIB em particular.

Apresentação do docente, do âmbito, das características e dos objectivos da unidade curricular.

Justificação do interesse de uma UC dedicada à História da Biologia.

Apresentação dos objectivos, dos conteúdos programáticos, da principal bibliografia e das formas de apoio aos alunos.

Descrição sumária da programação e da calendarização das actividades a desenvolver ao longo do semestre.

Explicação detalhada do modelo de avaliação adoptado.

Conselhos aos alunos acerca da melhor forma de seguirem a UC.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.