Sumários
HIB 13
29 Outubro 2019, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
A Baixa Idade Média – O ressurgimento da cultura: características do clima político, social económico e cultural no final da Alta Idade Média.
De finais do século XI a finais do século XIII: a expansão dos turcos e as suas consequências religiosas e comerciais; a pressão sobre o Império Bizantino; as cruzadas sob a perspectiva dos interesses comerciais, papais e da nobreza europeia; consequências positivas das cruzadas; principais alterações políticas, económicas, sociais, sanitárias e demográficas conducentes ao progresso entre os séculos XI e XIII; o surgimento da burguesia; a perseguição da heresia por parte da Igreja.
A criação das Universidades: crescimento do interesse pela educação e necessidade de novas instituições d ensino; as primeiras universidades europeias; percurso da Universidade de Lisboa/Coimbra entre 1288 e 1537; características das universidades e do ensino medieval; expansão da classe intelectual; o latim como língua franca; S. Tomás de Aquino e Roger Bacon e a conciliação da filosofia grega com os ensinamentos da Igreja; a “ditadura” de Aristóteles e Galeno; o ensino escolástico.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.HIB 12
24 Outubro 2019, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
A medicina bizantina: Oribásio de Pérgamo; Alexandre de Tralles; Aécius de Amida e Paulo de Egina.
A “Casa da Sabedoria”: propósito, criação, desenvolvimento, auge e destruição; actividades e contribuições para o conhecimento.
Os mais ilustres sábios árabes com contribuições na área da Biologia: vida e obras de Al-Jahiz (Zoologia, O livro dos animais), Al-Dinawari (Botânica, O livro das Plantas), Al-Razis (Medicina, Enciclopédia de Medicina), e Avicena (Medicina, O Cânone de Medicina), entre outros (Abulcassis, Al-Biruni, Avenzoar, Averróis, Al-Baitar e Al-Nafis).
As principais contribuições do Islão para o conhecimento em Biologia.
A decadência da ciência árabe a partir do século XII.
Os conhecimentos biológicos dos Judeus: O talmude e Moisés Maimónides.HIB 11
22 Outubro 2019, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 4 – A Idade Média (uma pausa na Ciência?)
Início, fim e subdivisões da Idade Média.
A Alta Idade Média: As invasões bárbaras, a queda do Império Romano do Ocidente, a reorganização política e social que se sucederam e o estabelecimento do sistema feudal; a decadência cultural.
O feudalismo europeu: características do sistema económico, político e social; o papel do cristianismo; o ensino e a cultura, uma prerrogativa do clero; características do ensino na Idade Média feudal.
O conhecimento: os copistas e o scriptorium, as escolas e as bibliotecas monásticas.
A medicina: as enfermarias e as farmácias; o desígnio divino na doença e na cura.
A situação do clero nas sociedades medievais.
A Biologia na Alta Idade Média: a procura de conhecimento para justificar os dogmas religiosos e para suportar a religião e a moral pregada; o trabalho conciliador de Santo Agostinho ao equiparar fé e razão; características do conhecimento de ciências naturais durante a Alta Idade Média.
Isidoro de Sevilha e as suas Etymologiae: principais características da obra e a sua importância durante o período medieval; composição da obra, em especial no que se refere aos volumes I e II (trivium), III (quadrivium), IV (medicina), XII (os animais) e XVII (agricultura).
As sete artes liberais: agrupamento em trivium e quadrivium; o trivium como representação do escudo da Trindade.
Objectivos dos herbários, bestiários e lapidários: principais características e obras que serviram de base.
A expansão dos Muçulmanos: Maomé e o seu tempo; unificação das tribos e domínio da península arábica; o tempo dos quatro califas e a expansão para fora da península arábica; os califados Omíada e Abássida e a expansão árabe.
O que trouxe a expansão árabe: contacto com as obras da Antiguidade e absorção dos conhecimentos nelas contidos, a aquisição de novos conhecimentos e a devolução desses conhecimentos, com valor acrescentado, aos locais de origem.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.HIB 10
17 Outubro 2019, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
Os médicos e a Medicina romana: Principais características da prática médica em Roma:
Aulus Cornelius Celsus (uma das principais fontes do conhecimento médico romano) e De Medicina.
Aelius Galenus (Galeno, o médico): vida e obra; influências e áreas que desenvolveu; personalidade e posição no que se refere às correntes médicas e religiosas; a adopção de Galeno por parte da Igreja; noção de saúde e doença com base no equilíbrio de quatro humores, quatro elementos e três pneuma (espíritos).
Botânica e farmacologia em Roma: da farmacologia à botânica em Roma.
Antonius Castor (botânico a farmacologista): interesses e actividade; pioneiro na criação de um jardim botânico e no cultivo de plantas para fins medicinais.
Pedanius Dioscorides: vida e obra; De Materia Medica, composição e principais características.
A História Natural em Roma: os compiladores do conhecimento vertido em obras da Antiguidade:
Gaius Plinius Secundus (Plínio-o-Velho): vida e obra; Naturalis Historiae, composição e principais características; a ausência de discernimento ou espírito critico, a não verificação de fontes e a persistência de falsas ideias em Naturalis Historiae, alguns exemplos ilustrativos.
Claudius Aelianus e De Natura Animalium (17 livros com breves histórias sobre animais).
A partir do século III: A expansão dos Hunos, surgimento e aumento progressivo dos conflitos fronteiriços; transferência da capital para Constantinopla; o crescimento, a legalização, o concílio de Niceia e a hegemonia absoluta do cristianismo; a divisão do Império Romano e a queda do Império do Ocidente.
Fortes e fracos do conhecimento científico e técnico em Roma. O contributo dos romanos para o conhecimento da Biologia.
Depois da queda do Império: A sobrevivência da língua e da religião; a estrutura, o espólio e a cultura da Igreja.
Do politeísmo ao monoteísmo: o politeísmo na Antiguidade e a aquisição de conhecimento; o monoteísmo herdado do Império e o conhecimento “pré-fabricado”.
A Biologia na Antiguidade: das justificações fantásticas para as racionais; características do conhecimento biológico na Antiguidade (Medicina, Botânica, História Natural).
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.HIB 9
15 Outubro 2019, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Unidade 3 – A Antiguidade (O dealbar da civilização)
Alexandre Magno, ascendência, ascensão e conquistas; o império de Alexandre e a sua desintegração; papel na disseminação da cultura e do conhecimento grego.
Ptolemeu I e o início da dinastia Ptolemaica; transformação de Alexandria num centro de saber, a Biblioteca de Alexandria. A Biblioteca e o Museu de Alexandria: da origem à destruição.
A escola médica de Alexandria: a primeira grande escola de medicina científica: Herófilo de Calcedónia e Erasístrato de Chios a respectiva obra; o papel de cada um no conhecimento da anatomia e do funcionamento do organismo humano.
Roma: a primeira grande potência Ocidental.
O conhecimento grego e a transição para Roma: características da procura de conhecimento por parte dos gregos; o registo do conhecimento adquirido; a expansão grega no séc. IV a. C. (Alexandre III “O Grande”); Alexandria e a sua biblioteca; o impulso cultural de Ptolomeu; Alexandria como centro de comércio, de técnica e de ciência; a escola médica de Alexandria; medicina e filosofia (a evolução de uma aliança); a ocupação romana; o peso da cultura grega na civilização romana.
As três fases pelas quais passou Roma, desde a fundação à queda (monarquia, república e império).
Extensão geográfica do Império romano no seu auge.
A origem, ascensão, legalização e conversão do cristianismo em religião oficial no Império Romano.
A queda do Império Romano do Ocidente: As invasões dos povos bárbaros, o saque de Roma e a deposição de Rómulo Augusto.
A natureza e a História Natural: características gerais das obras nesta área.
Titus Lucretius Carus (Lucrécio, o poeta filósofo) e De Rerum Natura.
Gratius Faliscus e Cynegeticon Liber (um poema sobre a caça).
Halieuticon (um poema sobre a pesca, atribuído a Ovídio).
Oppianus de Anazarbus e De venatione e De Piscatu (livros sobre a caça e a pesca)
O gosto pela agricultura: características gerais das obras nesta área.
Marcus Porcius Cato (Catão-o-Velho): vida e obra; oposição à influência grega; De Agri Cultura.
Marcus Terentius Varro (Varrão): vida e obra; Rerum Rusticarum Libri III; Antecipação da microbiologia e da epidemiologia.
Lucius Moderatus Columella: vida e obra; De Re Rustica, em 12 volumes temáticos, e De Arboribus.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.